Muito se fala em SEO para blogueiros que pretendem realmente ter seus artigos visitados e conhecidos.

E o artigo de hoje vai abordar uma nova grande mudança que está para acontecer no Google Search, noticiado pelo Wall Street Journal (na sua versão online).

De acordo com a matéria intitulada “Google Gives Search a Refresh” o Google está testando novidades e nos próximos meses grandes mudanças irão acontecer no mecanismo de busca.

A reportagem do WSJ diz ainda que

“As mudanças para pesquisa estão entre as maiores da história da empresa e pode afetar milhões de sites que dependem do Google.”

mudanças no google

O que o Google pretende fazer não é mudar a maneira como suas buscas funcionam hoje, através de palavras-chave e vários outros elementos, para definir a importância de um artigo no resultado de pesquisa. O que o Google está pretendendo é implementar a “busca semântica”, processo pelo qual o software pode entender, realmente, o significado das palavras procuradas.

Em entrevista recente Amit Singhal, executivo do Google, disse que as buscas do Google vão parecer mais com o jeito com que os “humanos entendem o mundo”. Segundo o executivo, em algumas pesquisas atuais a equipe do site “cruza os dedos e espera que uma página da web tenha a resposta procurada”. Com a busca semântica outros componentes entram em jogo, como por exemplo, seu pesquisar por Google pode ser interessante também aparecerem resultados com os fundadores da empresa, como Larry Page e Sergey Brin.

Seu blog está preparado?

As mudanças, segundo alguns especialistas pode afetar de 10 a 20% de todas os resultados de pesquisa. Elas podem ser lançadas ainda esse ano (especulações a esse respeito) ou em alguns anos (segundo algumas declarações do Google).

A pergunta agora é, “seu blog está preparado para essas mudanças”? Acredito que a resposta seja não, já que tudo isso é muito novo. Acredito que nenhum site, portal ou blog está preparado para essa grande mudança no mecanismo de pesquisa número 1 no mundo.

O que fazer então?

A experiência que tive com o Google Panda em 2011 me mostra claramente que se fazemos nosso trabalho da maneira correta, a grande maioria das mudanças que acontecerem irão nos beneficiar, para isso, muitas vezes, teremos que mudar algumas pequenas coisas no SEO do blog, mas nada que nos prejudique a ponto de ter que começar do zero.

Por isso o que temos que fazer nesse momento é continuar com nosso trabalho, se estiver correto, ficar atento as novidades e ir alterando alguns pontos que se façam necessários durante a implementação dessa nova mudança no Search do Google.

Alguns artigos que podem ser úteis nesse momento

Conclusão

E você, o que pensa sobre essa notícia? Está preparado ou vai se preparar para essa possível nova mudança no Google? Acredita que ela seja válida? Deixe um comentário e vamos debater sobre o assunto.

crédito da imagem: Revista Blogosfera

Atualização em 21 de março de 2012

Confira o artigo “Google vai punir sites e blogs que estão abusando de técnicas de SEO, cuidado!“.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

19 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Estamos todos os dias a ser bombardeados com estratégias novas do Google, a solução é ler muito e estar bem actualizados na matéria. Eu sou nova nos blogs e tenho dificuldade em acompanhar o google.
    Graças a artigos como este posso raciocinar um pouquinho mais. Bom artigo Gustavo. Um abraço

    1. Gregória,
      obrigado pelo comentário.
      Você está pensando certo, a saída é ler, se informar, aprender técnicas de SEO, mesmo que simples e colocar em prática e, claro, sempre produzir conteúdo de qualidade.
      abraço.

  2. Olá, Gustavo!

    As mudanças nos algoritmos do Google costumam causar grande expectativa, como ocorreu no caso do Panda. Mas, eu concordo com o seu ponto de vista: salvo raríssimos casos, dificilmente quem trabalha de forma consciente e sem “forçar a barra”, é prejudicado.

    A busca semântica é um sonho de muitos e já vem há algum tempo sendo chamada de Web 3.0. Se há uma empresa capaz de transformar esse sonho em realidade, essa empresa é justamente o Google.

    Vamos aguardar e ver!

    Um abraço!

  3. Olá Gustavo

    Não entendi bem o que eles querem dizer com busca semântica, mas tentar fazer um software tentar pensar como os seres humanos é um pouco perigoso, não acha?

    Qualquer mudança feita para melhorar é um avanço mas, será que em alguma hora eles não acabarão errando?

    Abraços!!

    1. Geovane,
      empresas do porte do Google tem sempre que buscar inovação e isso pode sim dar errado, por isso mesmo eles ficam trabalhando, em alguns casos, por anos antes de colocar em prática.
      abraço.

  4. Grande artigo!
    Realmente temos que estar preparados para cada atualização dos mecanismos de buscas da google.
    Depois do ‘panda’, muitos blogueiros sentiram seus projetos abalados, mas muitos também se mantiveram nas primeiras posições. É como você falou Gustavo, temos que continuar com nosso trabalho e fazer de tudo para continuar antenado nas atualizações do google.
    Abraço!

  5. Gustavo,

    Acredito totalmente nisso, não dá pra entrar em paranoia cada vez que o Google anuncia uma atualização.

    Acho que os pontos básicos mudarão pouco, principalmente conteúdo de qualidade e atualizações constantes.

    1. Roberto, os impactos previstos estão no artigo, mas é muito cedo pra se afirmar qualquer coisa com absoluta certeza. É esperar e, ao mesmo tempo, se preparar para as mudanças.
      abraço.

  6. Oi Gustavo, senti algumas variações nas visitas de um dos meus blogs. Foi bem sensível, principalmente há 15 dias atrás quando durante uma semana completa ele recebeu exatamente a metade das visitas, que em seguida retornaram. Foi algo bem significativo naquele momento porque antes nunca tinha contecido nada nesse sentido.

    A minha primeira reação naquele momento foi procurar algum motivo pelo qual eu poderia ter sido punido. Mas não encontrei nada e resolvi esperar. Na semana seguinte tudo voltou ao normal. O estranho é que a mesma coisa aconteceu tempos antes de o Google lançar a nova versão de sua política de privacidade.

    Abraço,
    Anderson Chipak

    1. Anderson,
      se voltar a acontecer é melhor procurar motivos no Google Webmasters Tools (palavras-chave) e no Analytics. Sempre devemos estar atentos a esse tipo de situação.
      abraço.

  7. Gustavo, eu confesso que sei muito pouco sobre SEO e esse ano esta nos meus planos aprender mais sobre essas estratégias que quando utilizadas da maneira correta só tendem a nos beneficiar.

    Eu realmente fico feliz quando o Google resolve fazer esse tipo de mudança, isso mostra que a cada dia aqueles blogs que mal possuem relevancia dentro de uma pesquisa perdem as chances de assumirem o topo dando espaço para aqules que realmente merecem.

    Obrigado por compartilhar esta informação conosco e nos dar a oportunidade de melhorarmos alguns pontos importantes dentro de nossos blogs.

    Abraços, Arlindo Armando

    1. Arlindo,
      aconselho que faça isso mesmo, invista em um pouco de conhecimento na área de SEO. Também não sou nenhum especialista em SEO, longe disso, mas precisamos saber pelo menos o mínimo.
      Eu procuro sempre pensar assim também, que as mudanças no Google irão beneficiar os melhores conteúdos.
      abraço.