Encurtadores de URLs são ferramentas bastante utilizadas na Internet e nas redes sociais. Esses serviços são boas opções para serem usados nos blogs, principalmente para divulgar algum link que possua URL grande ou complexa.

URL encurtadores

Alguns Encurtadores

Bit.ly
É o serviço que nós do Link usamos, no nosso Twitter. Após um cadastro, você tem acesso ao número de cliques que seu link recebeu e até mesmo de que local do mundo eles vieram. Há como saber também quem mais encurtou o mesmo link que você. O site ainda oferece aplicativos para o Firefox e para celulares.

Migre.me
O mais popular site de compressão brasileiro. Permite que você consulte links suspeitos, para não cair na armadilha dos crackers. A única desvantagem é que você não pode acompanhar os cliques de todos os seus posts. Apenas os tweets mais populares têm esse privilégio, em um ranking na página principal.

TinyURL
Pioneiro, hoje o TinyUrl perdeu espaço. Além de comprimir seu link, você pode personalizá-lo. Possui bookmarklet, para você guardar seus endereços favoritos.

Notlong
No Notlong, você pode acompanhar as estatísticas do seu Twitter e criar URLs personalizadas. Os serviços não diferem muito dos outros sites já apresentados.

Fonte: Os 5 melhores encurtadores de URL

Para seu blog recomendo o goo.gl, o serviço de encurtamento de URLs oficial do Google. Com ele você poderá diminuir o tamanho de seus links e deixa-los mais amigáveis. Podendo também acompanhar o numero de cliques nos links, para isso basta está conectado com uma conta do Google (por exemplo o Gmail) assim poderá usufluir de todo o serviço.

Na prática veja como esse serviço pode lhe ajudar:

Recentemente entrei na disputa do TOP BLOG 2012 com o blog Panelas Pernambuco, na categoria Notícias e cotidiano. Para o participante é criado uma área (página para os internautas votarem no seu blog) cuja a qual você pode divulgar e compartilhar com os amigos pela Internet.

Link original da área de votaçãohttp://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=1197831 – convenhamos que não é personalizado ou pequeno, ou ainda interessante para ser compartilhado nas redes sociais como o facebook.

Link encurtadogoo.gl/OZ2pT – Agora sim está interessante para ser divulgado nas redes sociais e isso pode fazer diferença no sucesso da sua divulgação.

Estatisticas Cliques URL encurtadaNos detalhes do seu link encurtado com o serviço do Google, você poderá conferir as estatísticas: Total de cliques efetuados, origem ou referência (de onde vieram os cliques), um QR Code e até os navegadores que foram usados para clicar no link encurtado. Bem, caso queira ajudar o Panelas Pernambuco e fazer o Quero Criar um Blog  aparecer nas referências de cliques, clique neste link: goo.gl/OZ2pT.  Agradeço desde já sua colaboração.

Esses serviços de encurtamento de URLs são interessantes para usar nos blogs e também nas redes sociais, pois oferecem uma aparência mais amigável e com menos caracteres, logo usam menos espaço, ideal para redes sociais como o Twitter que permitem apenas 140 caracteres por twittada. O facebook também usa encurtador para links. Na plataforma de blogs WordPress você tem a opção de adicionar o plugin Link Shortcut.

E você, usa algum encurtador de URLs em seu blog, já usou ou possui seu próprio?

Guilherme Amarino

Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, formado em Técnico de Informática. Atualmente conteudista e desenvolvimento web de templates para a plataforma do blogspot. Conheça o www.amarinoblogger.com

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Oie galera.. Vcs falam sempre do Migre-me, mas alguma ves experimentou o http://www.viu.so ?
    esse ai é mais curto, simples e tem mais funcões como personalizar nome, proteger com senha e tb conta os visitantes.

    Vlw.

  2. Como o amigo Dermerval Junior disse, eu também uso muito o encurtador de links da Google, justamente pelo acompanhamento de cliques que ele oferece.
    É uma ótima ferramenta, parabéns pelo seu ótimo post.

  3. Olá Guilherme!

    Um encurtador de links facilita muito a vida de quem está constantemente compartilhando conteúdo nas redes sociais. Principalmente no Twitter, onde um link muito extenso pode ocupar todos os 140 caracteres.

    Uso diariamente no meu blog, através do Feedburner, quando envia a atualização de novo post para o Twitter. Ele encurta o link usando o goo.gl automaticamente.

    Também uso a extensão para o goo.gl para o Google Chrome. Com ela é possível, encurtar e enviar diretamente o link para o Twitter, Facebook, Google+ e LinkeIn. E claro a função de copiar para o a área de transferência.

    Ver imagem.

    Abraço!

    1. Olá Edigley,

      Eu uso o do Google nas redes sociais, principalmente no facebook, pois oferecem uma aparência mais amigável e com menos caracteres.

      Se bem que nos últimos meses é possível colocar o link em um post no facebook e dá um [enter] que a rede social criar uma espécie de feedlink para o link trazendo o título da matéria e uma miniatura a imagem associada a mesma, ou até criando uma funcionalidade onde podemos carregar uma imagem do computador e associa-la ao feedlink criado. Após isso, podemos excluir o link do corpo do post e deixar apenas o criado pelo facebook. Isso deixa a postagem na rede social mais amigável e menos poluída caso use o link completo sem um encurtador.

      Talvez aborde isso com mais detalhes em alguma futura postagem por aqui ou no AmarinoBlogger.com

      Abraço!

    1. Com certeza Dermeval Junior! As vezes links são gerados pela programação e não tem um aspecto muito organizado. Encurtar-los é uma boa alternativa pelo menos para diminuir o tamanho e assim ainda dar para acompanha os cliques 🙂