Técnicas de On Page SEO para artigos

Esse artigo é um Guest Post escrito por Klaylton Fernando. Você pode conhecer mais do seu trabalho acessando o Criar Site WordPress.

Escrever um artigo na web visando conseguir as melhores posições no Google e em outros mecanismos de busca e, consequentemente, angariar visitas para o seu blog ou site, basicamente, não significa somente entender sobre o assunto e desenvolver seu conteúdo, pois somente a qualidade do artigo não influenciará precisamente nos Rankings do Google se você apenas se preocupar em criar o conteúdo e não se preocupar em otimizá-lo utilizando alguns fatores on page e off page que o Google destaca em suas diretrizes.

É necessário que no decorrer do desenvolvimento de seu artigo você conheça alguns fatores on page que venham dar maior peso no SEO de seu artigo. Como já destacamos as técnicas de SEO mais comuns na otimização de um artigo para SEO, neste artigo iremos dar algumas dicas de On Page SEO avançada para lhe auxiliar em criar um artigo pensando em SEO.

Invista primeiramente na qualidade

É importante ressaltar que antes de aplicar qualquer técnica de SEO em seu blog é necessário, primeiramente, pensar no conteúdo de qualidade, uma vez que, as diretrizes do Google estão voltadas para uma boa experiência do usuário. Busque sempre aprimorar seus conhecimentos sobre o tema abordado. Preze por mostrar qualidade ao usuário, tendo em vista que, ao visitar seu blog o usuário venha satisfazer-se com o conteúdo apresentado e seja instigado a voltar frequentemente ao seu blog.

Veja algumas dicas de como você deve estruturar seu conteúdo de forma organizada tanto para os mecanismos de busca como para o usuário.

  • Crie títulos curtos e objetivos;
  • Utilize as Heading Tags para a estruturação dos tópicos e sub-tópicos;
  • Faça linkagem interna de forma que venha complementar o artigo em questão;
  • Adicione imagens ao seu conteúdo.
Obviamente estes fatores On Page SEO citados acima são poucos, se relacionarmos com todos os fatores de rankeamento dos mecanismos de busca, contudo, eles fazem grande diferença na otimização e organização se usados de forma adequada.
dicas de seo

Seguir semântica das palavras-chave

O Google vem passando por mudanças periodicamente ao longo do tempo e no decorrer dessas mudanças um dos fatores que o Google desenvolveu bastante foi a Semântica das keywords, por isso é importante que no decorrer do desenvolvimento do seu conteúdo você busque referi-se as principais palavras-chave de seu artigo com os seus sinônimos. Dessa forma, seu conteúdo ganhará mais autoridade, uma vez que, o mesmo enfatiza todos os termos correlacionados com as principais keywords em questão. Vejamos um exemplo:

Ao criar um artigo com o título “Como indexar um artigo no Google” podemos destacar os termos mais relevantes no títulos. Para entendermos melhor, iremos nos desfazer das Stop Words, pois as mesmas não apresentam nenhum valor frente aos mecanismos de busca. Destacamos então as Keywords Indexar e Artigo. Se fôssemos procurar por sinônimos dessas palavras poderíamos destacar as seguintes palavras:

  • Indexar – inserir, adicionar, posicionar
  • Página – artigo, conteúdo, matéria, postagem
Desse modo, todos esses sinônimos possibilitariam diversas combinações que resultariam em rankear melhor frente as pesquisas:
  • Como adicionar uma página no Google
  • Como posicionar uma página no Google
  • Como adicionar um artigo no Google
  • Como  adicionar uma postagem no Google

Levando em consideração tais critérios, podemos chegar a conclusão que é necessário criar seu conteúdo sempre buscando adaptar pelos menos dois ou três sinônimos da keyword em questão.

Conclusão

O processo de otimização de um blog é constante, tendo em vista que os motores de busca estão em constante aprimoramento, visando sempre  busca acabar com blogs e sites de baixa qualidade, no entanto, vejo que o fator primordial é investir em conteúdo de qualidade, focando sempre a usabilidade. O conteúdo é SEO por si só.

Crédito da imagem: Stock.xchng

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Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Website: http://querocriarumblog.com.br

10 Comentários

  1. Acho que poderia ser um pouco mais claro nas dicas como, por exemplo, explicar o que são as Heading Tags. Eu que sou da área entendi, mas será que todos os leitores entederam?

  2. Olá!

    Muito interessante as suas dicas. Realmente temos de pensar o SEO com bastante inteligência.

    A questão da semântica, sem dúvidas, promete alavancar em muito o tráfego obtido por meio dos nossos artigos.

    Abraços!

  3. Excelentes dicas, existem pequenos detalhes d seo que fazem uma grande diferença no fim das contas :o)

  4. Acho que o grande diferencial está em produzir o bom conteúdo obedecendo os fatores de On Page SEO. Uma vez feita sua otimização, preocupe-se em criar conteúdo para seus leitores, seguindo os padrões de On Page, pois é isso que eles esperam. A semântica é bastante interessante, inclusive quando se trata de Link Building.

  5. Todos os dias eu corro para conseguir tráfego alvejado e ganhar dinheiro. Quanto mais alvejado o tráfego mais eu vou ganhar.

    Cuidado para não pirar com isso ou ficar dependente do Google e achar que só existe o tráfego deles. Se você acha que SEO não é importante, então você pode sentar e esperar para ver o que vai acontecer.

  6. Eu estudo muito sobre o assunto e hoje me deparei com esse artigo que simplesmente esta ótimo.
    Essa questão da semântica e de muita importância na composição dos textos.
    Parabéns pelo ótimo artigo

    Abraços…

  7. Minha opinião pessoal eu parei de perder tanto tempo com SEO e criei mais conteúdo e com isso comecei a receber mais tráfego sem depender do Google.

  8. Eu venho buscando mesmo maneiras de usar mais eficientemente as técnicas de SEO On Page nos meus posts e gostei bastante da dica de usar sinônimo pois isso tende a deixar o texto mais natural sem parecer tanto uma intenção muito artificial de otimização; o que não é bom para a reputação do blog junto ao Google.

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