Recentemente o Jair Rebello escreveu aqui no QCB sobre como melhorar a página 404 do seu blog. Como conhecia um plugin ótimo para isso resolvi falar um pouco sobre ele.

O nome do plugin é Smart 404, e serve para WordPress.org. Basicamente ele melhora a sua página 404. Mas como ele funciona?

O Smart 404 têm duas funções. A primeira é que na página 404 do seu blog, juntamente com a informação de que não foi encontrada a página, também apareceram sugestões de outras páginas que tenham algo a ver com a url pesquisa.

Erro 404

A outra função é redirecionar páginas que tenham a url semelhante. Por exemplo, a página que foi digitada no navegador foi https://querocriarumblog.com.br/2012/04como-melhorar-a-pagina-404-de-meu-blog/, mas na verdade a página é https://querocriarumblog.com.br/como-melhorar-a-pagina-404-de-meu-blog/.

O plugin automaticamente redireciona para a página correta, isso também funciona em casos do leitor esquecer de digitar uma letra a mais ou a menos, ou até mesmo uma palavra, e também casos de você ter alterado a url da página para uma bem parecida.

É um ótimo plugin para instalar juntamente com as dicas do Jair. Então vamos dizer como você instalar o plugin.

O plugin está disponível aqui, basta fazer o download e depois instalar, ou mesmo procurar normalmente na parte de pesquisa do seu WordPress pelo plugin Smart 404 e depois instalar ele.

Depois basta ir ao editor do WordPress e editar a página 404.php. É só ir em Aparência > Editor e escolher 404.php. Depois é só colocar o seguinte código onde você quer que apareça o plugin:

<? Php if (smart404_has_suggestions ()):>
Tente um desses links:
<Smart404_suggestions php ();?>
<Php endif;?>

Em alguns casos essa linha é adicionada automaticamente na sua página ao instalar o plugin, e não é necessário adicionar esse código manualmente. Por isso de uma olhada na página 404.php antes de colocar o código.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

7 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Somente para informar que na página de download do plugin informa que o mesmo não é mais atualizado.

    This plugin hasn’t been updated in over 2 years. It may no longer be maintained or supported and may have compatibility issues when used with more recent versions of WordPress.

  2. O meu esta da seguinte forma:

    Error 404 – Not Found

    Porém ainda aparece como resultado:

    Not Found

    Sorry, but you are looking for something that isn’t here. You can search again by using this form…