Pode parecer insensato dizer isto, mas seu blog se parece muito com uma árvore. Parece ou parecerá. As árvores dão sementes, que por sua vez são plantadas e germinam. Após isso começam a crescer rapidamente. Algumas alcançam 2 metros em pouco tempo. “Mas o que isso tem a ver com meu blog?”
   Vamos considerar a seguinte ordem: plantar, germinar, crescer.

Plantar

   Quando você vai plantar uma semente tem que arrumar uma boa terra, um vaso, água etc. Após ter arrumado tudo coloca a semente no vaso e rega. Depois é só esperar para ele germinar. Num blog esse momento é aquele que você pensa/pensou em criar um blog. É onde entra o planejamento, layout, domínio, etc. É como se você estivesse preparando a terra no vaso para sua semente. É uma base para seu blog. Se você pular essa parte seu blog não vai nascer, ele vai ficar inútil como uma semente fora da terra.

Germinar

   É o período mais difícil da semente. Ela tem que rasgar a terra, mesmo sendo frágil, até alcançar a superfície para ser banhada pelos raios de sol. Se erros acontecerem ao plantar a semente talvez ela não tenha forças para nascer. Este período pode ser considerado os primeiros 90 dias de um blog. É o período que deve produzir-se o máximo de conteúdo e inovar para conseguir algum destaque dentro do seu nicho. Neste momento a divulgação é muito importante, assim como a máxima qualidade nos artigos, procurando sempre melhorar.

Crescer

   É o momento em que a planta cresce até se tornar em uma bela árvore. Em um blog é como se tivesse passado os 90 dias. Você já tem certa quantidade de artigos, leitores fidelizados, comentários, backlinks e começa a se destacar no seu nicho. Já não é tão desconhecido. Consegue também ganhar seus primeiros dólares ou reais. É o momento de glória de um blogueiro. Tudo se torna mais fácil. É um pouco difícil chegar até aqui, mas é recompensador.
Árvore na praça

Conclusão

   Podemos notar que uma planta tem muito em comum com nossos blogs. Se for plantada e cuidada corretamente pode se tornar uma grande árvore. E é assim com nossos blogs. Se nosso planejamento estiver correto, se nosso layout for qualificado, se nosso conteúdo for bom, porque não vai crescer? Um blog contendo essas qualidades cresce rapidamente. Só nunca desista. Você já viu alguma árvore germinar e parar de crescer, mesmo recebendo bons cuidados? Não. Então seja com uma árvore. Não desista!

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom artigo, gostei muito Isac, estou vendo muitos artigos de comparação entre blogs e outras coisas do nosso dia-a-dia, como eu escrevi, o que podemos aprender ao visitar alguém….. Abraço.

  2. Gostei do artigo porque é algo simples de comparação. Uma arvorá tem que ser cuidada senão ela acaba por morrer cedo. Os blogs não estão fora do contexto. Bom artigo Isac.

  3. Olá Isac.

    Gostei muito da analogia.

    Um blog realmente parece muito com uma árvore, principalmente por ambos necessitarem um bom tempo para crescer e mais tempo ainda para gerar frutos ( resultados ).

    Abraços!