Se tem algo que eu gosto é de escrever artigos. Talvez por isso tenha ultrapassado com certa facilidade os 6 mil artigos publicados na internet. E não tenho dificuldades em ter ideias para artigos ou em produzir muito conteúdo de qualidade.

E isso desde 2008 quando criei meu primeiro blog, o GF Soluções.

Durante todos esses anos sempre abordei em alguns de meus blogs o tema de produção de conteúdo de qualidade, mesmo antes de surgir esse termo que hoje é tão batido e alardeado por muitos como se fosse algo do outro mundo.

Antes de falar sobre o conteúdo de qualidade e te mostrar como consigo produzir tanto conteúdo, preciso de falar sobre o título desse artigo.

Se você não consegue escrever artigos de qualidade, é claro que a culpa é da sua Olivetti 98

Você conhece a Olivetti 98? Se não é da sua época, veja uma foto dela abaixo.

maquina de escrever olivetti linea 98

A Olivetti é uma empresa italiana, fabricante de computadores, impressoras e outros equipamentos empresariais que foi fundada em 1908, na cidadade de Ivrea, na província de Turim, região do Piemonte.

A empresa é atualmente de propriedade da Telecom Itália. No passado também era uma das empresas italianas mais importantes no mundo, especialmente no campo das máquinas de escrever e calculadoras, antes do desenvolvimento e da popularização dos computadores portáteis. (Wikipedia)

Esse era o “computador que aprendi a trabalhar em 1994”, para fazer a prova de digitação para assumir o cargo de Auxiliar Administrativo no Governo do Estado do Espírito Santo.

Qual a relação entre escrever artigos de qualidade e uma Olivetti 98?

Nessa época já existiam máquinas de escrever “modernas” onde era possível visualizar o texto antes de realmente passar a digitação para o papel. Se você digitasse algo errado, era só corrigir antes de digitar no papel. Mas órgão público, no interior, não tem esse tipo de recurso avançado.

Então não importava muito a qualidade do texto, se algo dava errado, a culpa era sempre jogada na Olivetti 98 surrada que tínhamos no setor. Se atrasava o relatório, a mesma coisa. E por que? Nas máquinas de escrever antigas, se você errasse a digitação, não tinha jeito, era rasgar a página e começar do zero, ou entregar rasurado… então de qualquer maneira a culpa era da Olivetti 98 😉

E nesse momento, de quem é a culpa por não conseguir produzir conteúdo de qualidade para seu negócio online?

Se você não consegue escrever artigos de qualidade, é claro que a culpa é da sua Olivetti 98

Primeiro quero te passar o meu entendimento de conteúdo de qualidade.

Eu sempre trabalhei com o compartilhamento de conhecimento com meu público alvo. Na verdade, quem conhece minha história, sabe que foi por isso que acabei criando meu primeiro blog. Compartilhar conhecimento.

Então muito antes de se falar nessa necessidade de conteúdo de qualidade, eu já o fazia, mesmo sem saber e essa certamente é uma das razões do meu sucesso com blogs.

Mas voltando ao conteúdo de qualidade. O que é, na minha concepção, um conteúdo de qualidade?

Já fui professor universitário e tive a felicidade de ministrar uma disciplina de Qualidade de Software para o curso de Sistemas de Informação. E sei muito bem que a qualidade é subjetiva.

O que é qualidade para mim pode não o ser para você e é preciso levar isso em conta na hora de pensar em criar conteúdo de qualidade. Então vamos lá.

O conteúdo de qualidade é aquele conteúdo (em texto, áudio, vídeo) que resolve o problema do seu público alvo. Um exemplo é esse artigo. Se você estava procurando saber o que é conteúdo de qualidade ou como produzir conteúdo de qualidade e chegou até aqui, se esse artigo resolve esse seu problema, se responde a essa sua dúvida, você vai considerá-lo como um conteúdo de qualidade. Se não resolve, não será considerado, por você, de qualidade.

Então quem define se o conteúdo é de qualidade não é o autor, nem tão pouco outras pessoas ao redor dele, ou concorrentes, que não estão precisando daquele conteúdo. É o seu visitante, seu público alvo.

Então, na minha opinião, conteúdo de qualidade é o conteúdo que é focado na resolução de problemas. Que entrega solução e compartilha conhecimento útil.

Se o seu conteúdo não faz isso, se você está preocupado apenas em conseguir visitas e gerar cliques no Google Adsense ou vender infoprodutos, sinto te dar essa triste notícia, mas seu conteúdo não está resolvendo o problema do seu público alvo e consequentemente, não está sendo um conteúdo de qualidade.

Isso não quer dizer que não possa ganhar dinheiro escrevendo conteúdo de qualidade, pelo contrário. Eu ganho +5 dígitos por mês justamente por produzir conteúdo de qualidade, por compartilhar meu conhecimento e resolver os problemas do meu público alvo.

Não sei produzir conteúdo de qualidade, o que fazer?

Agora que você já sabe o que é conteúdo de qualidade, pode afirmar que sabe produzir esse tipo de conteúdo? Se a resposta for sim, parabéns!

Se a resposta for não, fique tranquilo, vou te ajudar a resolver esse problema.

Vou compartilhar com você, gratuitamente, o que utilizo para elaborar e criar meus artigos focados no conteúdo de qualidade.

Técnica FSP

Técnica FSP significa Foco na Solução do Problema. Crio artigos focados em resolver o problema do meu público alvo.

Por exemplo, aqui no Quero Criar um Blog, um dos grandes problemas sempre foi o “Como criar um blog”. Esse blog surgiu para resolver esse problema macro e depois foi evoluindo junto com os blogueiros aqui no Brasil.

Então já escrevi aqui um artigo ensinando justamente a fazer isso, a criar um blog. E o artigo tem o Foco em realmente resolver esse problema.

No final, mesmo já tendo ensinando a resolver o problema, dou uma dica extra, que geralmente está relacionada com algum infoproduto que ajuda ainda mais.

No caso de um artigo ensinando como criar um blog, no final posso indicar o Clube do Marketing Digital, que ensina isso e MUITO mais.

Esse artigo mesmo foi focado na solução de um problema. Criar conteúdo de qualidade é uma dor imensa que nós, profissionais de marketing e blogueiros, temos no dia a dia.

Então, para te mostrar na prática, vou te dar uma dica extra. Na verdade, uma super dica.

Estou liberando inscrições gratuitas para meu treinamento Você no Próximo Nível. Uma das aulas ensina, em detalhes, sobre a Técnica FSP.

Esse treinamento é baseado no meu treinamento presencial Vá para o Próximo Nível, inclusive o conteúdo é baseado no que foi ensinado na 8última edição (3ª edição).

Basta clicar no botão abaixo e fazer sua inscrição gratuita.

Vá para o Próximo Nível – 4ª edição

Se quiser conhecer o Vá para o Próximo Nível, basta acessar o botão ao final da página e conferir os professores dessa edição.

O evento acontece em São Paulo, nos dias 23 e 24 de maio de 2019.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo Freitas

    O erro da maioria das pessoas é colocar a necessidade de ganhar dinheiro antes de aprender a escrever. Assim, conteúdo de qualidade é aquele que você ensina como ganhar dinheiro na internet. Ou seja, a dor é ganhar dinheiro rápido. Substituir o emprego. Isso e muito mais.

    Tantos blogs que conheci que já desapareceram na rede. Isso mostra como desistir é fácil.