Uma maneira de marcar seu blog na mente de seus leitores é ter um bom Logo e um bom Slogan. Mas não basta apenas fazer um desenho no Paint Brush e criar uma frase que você acha bonita. Existem alguns fatores à serem considerados na hora de criar o logo do seu blog. É sobre isso que vou falar hoje.

Logo Quero Criar um Blog

André Gomes do Super Empreendedores, afirma que o logo exerce uma função fundamental nas relações humanas, sobretudo as de consumo. Neste ponto, se ele for devidamente planejado, estudado e projetado para promover as reações conscientes e incosnciêntes naquele que “paga a conta” no final do mês, ou seja, no seu cliente, no seu público alvo, certamente criará a expectativa correta neste usuário, sendo simpático à ele que por consequência se sentirá próximo, íntimo da “marca” mesmo sem a conhecer.

Por exemplo, se você tem um restaurante e quer criar um blog para ele, a expectativa que você quer criar em sue leitor pode ser algo do tipo “sempre que eu quiser comer uma boa comida, irei ao restauratne x”.

Com um pequeno estudo sobre os impactos e reações que as cores provocam no ser humano, você vai optar em ter um logo vermelho e amarelo (cores vibrantes que estimulam a fome, fazendo com que o cliente tenha apetite) do que um logo púrpura e ouro (cores representativas do valor e dignidade, normalmente aplicadas à artigos de alta categoria e luxo). Para entender melhor sobre cores na criação de um logo, leia o artigo ‘Psciologia das cores em design de logo’, do Domenico Justo, do Design On The Rocks. É um artigo voltado para designers, mas você entenderá muito bem o significado de cada cor.

Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. No caso de um restaurante, um slogan que gosto muito é o do China in Box – “É assim que se chama a melhor comida chinesa”. A escolha certa do slogan de seu blog, ajuda a guardar sua marca na mente de seus usuários

Entendidos os conceitos de logo e slogan, vamos partir para a criação de ambos.

Peraí! Criar o slogan é mais fácil, só preciso de lápis, caneta e conhecer bem os serviços que meu blog oferece, mas e o logo?

Esta é uma pergunta mais complicada. Existem alguns caminhos para criar seu logo.

O melhor e mais caro, é contratar uma agência de publicidade ou um designer para fazer isso. Mas é claro, existem outras alternativas.

Procure amigos que estudem publicidade e propaganda, propaganda e marketing ou design gráfico. Se você tem amigos assim, eles podem dar uma mão.

Se aventure a mecher nos programas você mesmo, se você já tiver algum conhecimento, melhor ainda. Os melhores programas para criação de logos são o Corel Draw e o Illustrator. Para aprender a criar um logo no Corel, acesse esse pdf do site do programa, em português. Para aprender a criar um log no Illustrator, acesse este link do Grupo Photopho.

Rodrigo, não tenho nenhum conhecimento nesses programas e preciso urgente de um logo pro meu blog, pra ontem!

Beleza, então uma ótima solução free pra você é usar os serviços do Logo Ease, site que achei no artigo do Diego, do Tudo Para Sites – ‘Logoease, criação de logotipos online‘.

O Logo Ease é uma plataforma online onde você pode desenvolver seu logotipo seguindo passos bem simples e rápidos. A primeira coisa a fazer, é se cadastrar no site clicando aqui. Depois de cadastrado, é só clicar em star logo, no menu superior, e começar a criação do seu logo. Você escolhe a categoria que seu blog se encaixa e escolhe um icone. Na próxima etapa, escolhe e edita as fontes, arrastando para onde quiser, mudando tamanho e cores. Clica em Save, e depois faz o download. Porém, devo dizer que os recursos da plataforma são bem simples.

Criado o Logo e o Slogan da sua marca, parta para a criação da identidade visual. Procure usar sempre a mesma fonte para os posts, fontes e cores padronizadas para todos os títulos, etc…

Outro serviço utilizado para criação gratuíta de logos, é o Logomaker. Você pode saber mais sobre ele no blog da Cilena Bonfim.

Para referência na hora de criar seu logo, seguem abaixo cinco dicas para um logo criar um logo eficaz:

      • Simples: Um logo simples, é mais fácil de ser lembrado. Muitos detalhes levam as pessoas a esquecer qualquer coisa facilmente, e com um logo não seria diferente.
        Logo da Nike
        UNDERGROUND Logo

 

    • Memorável: Segundo o colunista Canha, do Design.Blog, para um logo ser memorável ele deve ser simples e adequado ao que representa. Faça o seguinte teste, com o logo do seu blog (extraido do artigo ‘Cinco dicas para um logo eficaz, do Canha): mostre seu logo a algum amigo, por mais ou menos 5 segundos. Algumas horas mais tarde, peça para o amigo descrever o logo (ou até rascunhar). Se chegar perto o suficiente, perfeito. Caso detalhes essenciais sejam esquecidos, está na hora de voltar ao início do desenvolvimento.
      Malboro Logo
      McDonald's Logo

 

    • Atemporal: Um bom logo, deve com certeza se manter por muito tempo, 10, 15, 20 anos. Da mesma maneira que você não muda o nome do seu blog, não deve mudar o logo, a não ser que você deseje fazer um redesign no blog. Sobre isso acesse meu artigo ‘Seu site precisa de um redesign?’no ZanTutos.
      Coca Cola Logo
      Histórico de logos Coca e Pepsi

 

    • Versátil: Um bom logo deve ser aplicável a uma variedade de meios e deve ser funcional. Para testar a versatilidade do seu logo, veja se você consegue com que ele: seja impresso em uma cor; impresso em tamanhos exageradamente diferentes, como um favicon (imagem que fica ao lado do titulo do blog nas abas do navegador) e um outdoor; impresso em fundos de cores diferentes (preto e branco). Se o logo atende a isso, legal, ele é versátil.
      WWF LOGO

 

    • Adequado: Um logo adequado, se encaixa nos aspectos do segmento para o qual está direcionado. Não fica legal, por exemplo, um logo de um blog voltado para artigos sobre advogacia com letras infantis, ou vice-verso.Paul Randdá uma visão interessante sobre este tópico:Um logo precisa ser auto-explicativo? É apenas através da associação com um produto, serviço, negócio ou corporação que um logo possui algum significado. Um logotipo deriva seu significado e utilidade da qualidade daquilo que ela simboliza. Se uma empresa é de baixa qualidade, o logo eventualmente será percebido como algo de baixa qualidade. É imprudente acreditar que um logo terá um resultado imediato, antes que um público alvo seja efetivamente criado.
      toysruslogo

 

Espero que tenham gostado do artigo. Já tinha pensado antes em criar uma identidade visual para sua marca? Não acha isso importante? Comente abaixo.

Abraços, e até a próxima.

Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo...

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu criei a identidade visual do meu blog.

    Paguei um ilustrador para fazê-lo e teve um bom resultado. No primeiro dia em que a identidade esteve no ar, pessoas já até solicitaram camisetas com ele.

    Veja e se possível me diga o que achou. Por favor!

    1. Olá Mia

      Vi seu blog, e gostei muito. Desde a escolha do logo, a tipografia e as cores. Tudo muito bem planejado. Seu blog apenas confirma que investir em bons profissionais sempre é recompensador.

      Parabéns pelo blog,

      Abraços.

      1. Obrigada Rodrigo!

        Posso dizer que valeu cada centavo.

        Sei a importância da identidade visual como um todo. O que foi discutido com o profissional contratado.

        Novamente obrigada

        Abs

  2. Depois dessa preciso fazer um logo urgente para o meu blog estou evitando isso mais de 1 ano.

    Obrigado pelas dicas dos sites free e vou testar (aventurar) a criar um logo.