Esse artigo é um Guest Post escrito por Adelson Smania. Ele é autor do Gerenciando Blog, onde publica dicas para quem tem um blog, incluindo orientações de SEO, integração com redes sociais e sugestões de ferramentas para apoiar e facilitar o trabalho dos autores. Quer publicar um Guest Post no Quero Criar um Blog? Entre em contato pelo nosso formulário.

Nos últimos meses, houve um aumento espantoso dos usuários de redes sociais, especialmente do Facebook e Google+. Em vez de temer que os visitantes do seu blog migrem para lá, é mais positivo utilizar as redes sociais de forma integrada a ele, construindo uma comunidade em torno de seu blog. Aprenda como fazer isso utilizando apenas ferramentas grátis.

Introdução

As redes sociais conseguem prender a atenção de seus usuários durante horas. Seu conteúdo variado e dinâmico as tornam interessantes não apenas para o uso como lazer, mas também para o uso profissional.

Uma ótima ideia é você tirar proveito das redes sociais para gerar fluxo para o seu blog e engajamento dos seus visitantes. Isso pode ser obtido com uma estratégia de duas vias: você deve divulgar seus perfis sociais em seu blog, e divulgar o seu blog nas redes sociais onde você participa. O resultado, especialmente no médio/longo prazo é compensador!

Dicas para integrar seu blog às redes sociais

dicas redes sociais blog

Para que você faça isso de maneira efetiva, há algumas dicas que podem guiá-lo:

1. Crie nas redes sociais (principalmente no Facebook, Twitter e Google+, que são as mais populares hoje) perfis específicos para o seu blog, diferentes do seu perfil pessoal. Dessa forma, você poderá utilizá-lo especificamente para divulgar o seu blog e interagir com seus visitantes.

2. Coloque em destaque em seu blog botões para que seus visitantes possam segui-lo com facilidade nas redes sociais. Há gadgets prontos que mostram inclusive seu número de seguidores em cada uma delas.

3. Disponibilize botões em seu blog para que seus visitantes possam compartilhar o seu conteúdo nas redes sociais. É uma forma simples e eficiente para permitir que seu conteúdo alcance mais pessoas.

4. Faça a divulgação do conteúdo do seu blog nas redes sociais. Uma ferramenta que facilita esse trabalho é o Timely. Com ele, você pode criar uma fila de artigos para divulgação, que serão disparados no momento de maior tráfego nas redes.

5. Acompanhe de perto as suas redes sociais e Interaja com seus usuários, respondendo às suas dúvidas e comentários. O engajamento é maior quando os usuários percebem que realmente há uma pessoa por trás do perfil, e não apenas ferramentas automáticas de divulgação.

6. Crie também páginas referentes ao seu blog nas redes sociais que tiverem esse recurso, como o Facebook e o Google+. Elas são mais eficientes para a divulgação de marcas e empresas do que os perfis.

7. Se estiver disposto a realizar investimentos financeiros, considere anunciar no Facebook. Você pode controlar o valor a investir e o público que deseja atingir, tornando o anúncio mais eficiente.

Conclusão

As redes sociais oferecem um potencial incrivelmente alto para a divulgação do seu blog. Embora seja necessária dedicação, os resultados são garantidos: você sentirá benefícios gradativos com o aumento das visitas que seu blog recebe e maior interação com seus usuários.

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, como vai?

    Gostei muito das dicas do Adelson sobre como incrementar a divulgação de nossos espaços com a redes sociais. Tanto para blogs novos quanto para os que já estão no ar a mais tempo, é importantíssimo o uso destas ferramentas. No meu caso por exemplo, que não recebo muitas visitas dos motores de busca porque demoro a atualizar o blog, o apoio do fluxo vindo das redes me ajuda muito 🙂
    Um erro que cometi no início foi demorar a criar uma página do blog nas redes, mantinha só o perfil pessoal… Mas devagarinho estou convidando os amigos a participar, assim fica mais direcionado e eficiente 🙂

    Adelson, parabéns pelo artigo, como sempre compartilhando conosco dicas importantes e úteis para todos nós que estamos neste meio independente do nicho em que atuamos 😉

    Grande abraço! e boa semana!

    1. Olá, Sam!

      Obrigado por vir prestigiar meu artigo aqui!

      Eu também demorei a dar a devida importância às redes sociais para apoiar meus blogs. Hoje, as visitas que elas me trazem são muito importantes e já se transformaram em uma das principais fontes de tráfego.

      Vale mesmo a pena investir nelas!

      Um abraço!