Quando publicar o conteúdo do seu blog nas redes sociais?

Olá blogosfera! Tenho a honra de iniciar meu primeiro post aqui no Quero Criar um Blog, falando de um assunto muito discutido pelos blogueiros, em fóruns e blogs. Qual é o melhor horário para compartilhar conteúdo do seu blog no Twitter e no Facebook?

Todos os blogueiros, iniciantes ou velhos de estrada, têm um objetivo em comum: queremos que nossos artigos sejam lidos, pelo maior número de pessoas possível. Uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso é postando conteúdo nas redes sociais. Então basta ter uma pagina no facebook e uma conta no twitter que vou conseguir leitores para meu blog? Não, não é bem por aí. Existem vários passos para seguir, antes de conseguir fidelizar um público para nosso blog. Não basta apenas divulgar conteúdo, é importante saber qual o melhor horário para fazer isso.

Facebook, Passarinho do Twitter, Twitter

Uma estratégia inteligente é observar estudos que indicam o melhor horário para se publicar conteúdo nas redes sociais. Existem vários estudos voltados para o assunto, e aqui nesse artigo abordarei alguns que achei mais interessantes.

O melhor horário para compartilhar conteúdo no Facebook

Segundo o colunista Bruno de Souza, do blog www.brunodesouza.com, a empresa Vitrue postou um estudo de três anos em que os pesquisadores apontam qual é o melhor momento para inserir conteúdo no Facebook, e como o comportamento do usuário varia entre os dias da semana.

O estudo aponta que as publicações feitas na parte da manhã, geram maior feedback e interação. A porcentagem de interação do conteúdo postado na parte da manhã é 39,7% maior que o conteúdo postado à tarde. Isso se explica pelo fato da parte da manhã, ter menos conteúdo publicado, o que faz com que sua publicação tenha mais visibilidade.

Agora, se você quer publicar conteúdo em horários que tenham maior tráfego de informação, os três horários de picos de atividades são às 11h, às 15h e às 20h.

O período com menor fluxo de atividade é aos domingos, no horário das 14h às 18h. Se quiser  escolher os dias de maior interação, são quartas, terças e quintas, respectivamente.

O estudo pode ser baixado em inglês, nesse link – http://www.vitrue.com/wp-content/themes/Vitrue-3.0/white-papers/managing_communities.pdf.

Se seu objetivo é apresentar conteúdo para o público executivo, leve em consideração publicar conteúdo no horário comercial, mas não leve isso como regra. Muitas páginas de empresas estão vinculadas ao perfil pessoal dos usuários, e muitos são os que passam quase 24h navegando na rede social.

É interessante observar, que as respostas no Facebook muitas vezes não são imediatas, pois existem pessoas que passam o horário em que trabalham sem estarem conectadas à rede social, e podem interagir com sua publicação bem depois do horário que você publicou.

O melhor horário para compartilhar conteúdo no Twitter

O microblog tem um sistema um pouco diferente do Facebook. As maiores interações são feitas no horário em que o conteúdo é publicado. Porém, você pode contar com os retweets. Uma técnica legal, é adicionar depois de seu tweets – por favor, dê RT. Pode parecer simples, mas a educação existe também no mundo virtual, e pode conseguir mais visitas para seu conteúdo.

Segundo o estudo “Os horários nobres do Twitter no Brasil”do Instituto Scup – www.scup.com.br, o maior número tweets para cada hora de cada dia, fica assim:

Dia da semana Horários de maior número de tweets
Domingo das 20h às 22h
Segunda das 14h às 17h
Terça das 14h às 17h
Quarta das 15h às 17h
Quinta das 14h às 17h
Sexta das 14h às 16h
Sábado das 14h às 15h e das 18h às 21h

Segundo o monitoramento do Scup, a quantidade de tweets  por dia é:

Dia da semana Quantidade de tweets
Domingo 3.911.460
Segunda 5.471.843
Terça 5.676.382
Quarta 5.808.547
Quinta 5.887.662
Sexta 5.401.309
Sábado 3.935.428

Este estudo foi feito durante os 12 meses do ano de 2011. Segundo ele, o dia de maior movimento no microblog é quinta-feira com o total de 5.887.662 tweets, onde o maior tráfego é das 14h às 17h.

Segundo o colunista Rodrigo Ribeiro, do blog www.oficinadanet.com.br, outro estudo de nível mundial revela que “o twitter tem o maior número de mensagens enviadas são s terças e quartas-feiras. Os dados podem ter uma explicação, que está fora do ambiente virtual e dentro dos ambientes de trabalho das pessoas. Sim, porque o estudo comprova que grande parte das pessoas twittam durante o horário comercial. Como segundas e quintas-feiras são tradicionalmente os dias mais ‘corridos’ no trabalho, as pessoas concentram suas atenções nas redes sociais nas terças e quartas-feiras. Outro dado interessante em relação ao twitter é a baixa de audiência nas sextas-feiras e aos domingos, dois dias tradicionais como sendo “dias nobres” da internet de um modo geral, o que reforça a presença do twitter nos ambientes de trabalho”. Rodrigo ressalta que o maior volume de mensagens distribuídas durante o dia, é no horário das 14h às 16h. O segundo horário de maior tráfego no twitter é das 20h ás 22h. O colunista ressalta que, são postados mais de 50 milhões de tweets no mundo todo diariamente.

A que conclusões chegamos?

Com base nesses dados, podemos ter uma noção de como planejar nossas estratégias de conteúdo nas mídias sociais. Vale cada blogueiro acompanhar estas estatísticas e estudar qual delas se encaixa melhor ao seu público. Um abraço pessoal, até a próxima. As informações deste artigo ajudaram você?

Você discorda de algo, ou tem mais informações para acrescentar? Comente abaixo.

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Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo Fantástico. Gosto de ler, navegar na internet e passear com minha esposa. Amo a Deus, e busco viver sua vontade pra mim.

Website: http://aprendablogando.com

5 Comentários

  1. quero colocar no face mas só lá pede caotcha não suporto compartilhar assim e acredito que ninguem vai compartilhar se tiver a verificação, e é s ono meu blog nos outros notei que nao…

  2. Nossa, muito obrigada pelo gráfico e o artigo. Fazer essa analise sozinha é complicado.
    Alguns podem acreditar que não faz diferença. mas eu sei o quanto o retorno das redes sociais tem poder sobre o blog, e o horário em que terá maior visualização é importante sim.

    Eu adoraria ser mais estável, e mas não adianta ter conhecimento e nenhuma força de vontade, assim, já me peguei divulgando post nas redes sociais as 4 da madrugada. Definitivamente, o resultado vai ser próximo de zero!!!

    Fica a dica.

    • Obrigado pelo comentário Luciana.

      Concordo totalmente com você, conhecimento sem disciplina e força de vontade acaba não trazendo resultados.

      Até mais.

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