Prepare seu blog para dispositivos móveis

Hoje em dia é impossível pensar em um projeto web e não dedicar parte do planejamento para dispositivos móveis. Isso deixou de ser uma opção. É obrigatório.

Para blogs não é diferente. Precisamos oferecer versões adequadas de nossos blogs para celulares e tablets.

Seu blog está pronto para os despositivos móveis?

site responsivo

Existem sites que oferecem ferramentas para criar uma versão mobile para o seu blog, como o Mobify e o Mofuse. Para plugins, podemos contar com o WPTouch, que transforma seu blog em uma versão mobile, quando visto de aparelhos como   iPhoneTM, iPod touchTM, AndroidTM, ou BlackBerry StormTM sensível ao toque.

Confira outras dicas interessantes no artigo ‘10 Formas de criar uma versão mobile do seu site WordPress‘, do Paulo Faustino no Imasters.

Cada blogueiro deve avaliar a melhor forma de oferecer esse recurso para seus leitores, mas o importante é que o recurso seja oferecido. Pessoalmente, acho interessante pensar em templates adaptados para versões mobile.

A procura de um bom template para o blog é na minha opinião, uma das características que o tornam único. Um bom template deve refletir para o leitor os ideais do blog, através do layout e dos recursos oferecidos.

Porém achar um bom template não é fácil. Aqui no Quero Criar um blog, oferemos algumas dicas de buscadores de temas, como o Free WordPress e o Quali Theme. Você encontra também, vários templates analisados pelos autores do Quero Criar um Blog na nossa página de templates.

Usando templates WordPress responsivos

Como falei, usar um template adaptado para dispositivos móveis é, na minha opinião, a melhor forma de oferecer versões mobile do seu blog. Mais fácil de editar e muito melhor para SEO, não tendo conteúdo duplicado do seu blog.

Chamamos os sites que se ajustam automaticamente ao tamanho da tela de sites responsivos. Então, para wordpress, uma ótima solução é procurar por templates responsivos.

Um bom template responsivo para seu blog WordPress é o  Responsive. Ele é totalmente customizável, então você pode adaptá-lo e deixá-lo com a sua cara. Confira também outros temas responsivos nesse artigo do Marcos Lemos, do Ferramentas Blog.

Você pode também, criar seu próprio tema responsivo wordpress. Para isso, indico o artigo ‘Como criar (desenvolver) temas para o WordPress‘ do Gustavo Freitas, onde ele dá ‘o caminho das Índias’ para quem quer começar no desenvolvimento de temas. Confira também a série ‘Como criar um WordPress Theme‘, do WP Total.

Depois que estiver familiarizado com a metodologia de desenvolvimento de temas, leia o artigo ‘Como criar um template responsivo para WordPress‘ do Paulo Faustino.

Espero que essas dicas ajudem você a adaptar seu blog para essa tendência, que  são os dispositivos móbile.

Crédito da imagem: WP Mídia

O que achou do artigo? Usa outras soluções interessantes para oferecer versões móveis do seu blog?

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo Fantástico. Gosto de ler, navegar na internet e passear com minha esposa. Amo a Deus, e busco viver sua vontade pra mim.

Website: http://aprendablogando.com

Deixe uma resposta