Os comentários de um post, nos dizem o quanto aquele artigo foi útil, para mim, eles são o primeiro sinal que esperamos de que nosso trabalho é reconhecido. Não adianta receber milhares de visitas em um único dia, se nenhuma destas irá querer voltar de novo ao blog, quando uma delas comenta, motiva outras a comentarem e esta teia nos traz leitores fieis, mais membros via Google Friend Connect, feed e redes sociais. Então, é notório a importância que tem um comentário em um blog, e muito se fala nos benefícios deles.
Hoje não quero adentrar (ainda mais) nesta área, que tanto me empolga, que é dissertar sobre a interação “autor-leitor”, mas sim voltar-me para algumas dicas que já foram abordadas aqui no QCB, que podem ser úteis para você e seu blog.

Usar um sistema de comentários alternativo
Muitas pessoas não gostam muito do sistema de comentários do Blogger, e por isso acabam utilizando um que melhor lhe atende em todas necessidades. Um deles é o Intense Debate, que como já foi dito por nosso colega Laurentino Mello, é bastante útil.

Veja mais :Dicas para usar o intense debate no Blogger

 

Comentários ajudam nosso blogInserir uma mensagem antes dos comentários
Esse método facilita a vida de quem modera comentários, ou quer evitar comentários indesejados, pode ser uma alerta, pedido, agradecimento, ou o que lhe apetecer. Mas não escreva uma mensagem longa, nem tão “arrogante” já que isto faz o visitante se sentir receio ao comentar.

Veja mais: Como colocar uma mensagem antes da caixa de comentários

Destacar os comentários do autor do Blog
Você é o autor de seu blog, logo tem todo direito de ter seus comentários destacados dos demais, com estilos diferenciados, e como já foi referido pelo Gustavo, é bem interessante.

Veja mais: Como destacar os comentários do autor do Blog

Comentar em outros blogs
Você é um blogueiro, mas também deve ser um leitor, ter seus blog prediletos, visitá-los, e comentar neles. Com isso você não só aumentar sua interação com a blogosfera, mas também receber até visitas a partir destes comentários, como já foi dito pelo Junior Silva.

Veja mais: A importância de se comentar em outros blogs

Responder Comentários de seus leitores
Ninguém deixa um comentário, para que não seja respondido, ou ao menos lido. Se você escrever seus artigos esperando que ninguém vá ler, então vá em frente e não responda seus comentários, e poderá ver que aqueles leitores que comentaram não tornarão a fazê-lo.

Outras práticas

Há outras práticas que recomendo, entre as quais estão: deixar os comentários na postagem abaixo incorporado (se não estiver basta configurar no painel do Blogger), e deixar visível o número de comentários de um post (que por padrão fica abaixo do título do post) não recomendo omitir este número, pois quando seu blog crescer e receber muitos comentários, esse número pode ser um indicador de popularidade. E você, o que prática recomenda aos demais para comentários no Blogger? Abraços!

Neemias Martins

Estudante de Iniciação Científica em Matemática, músico tecladista, e blogueiro que tem se dedicado à partilhar seus conhecimentos. Gosta muito de tecnologia e design. Você me encontra também no...

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Neemias,
    muito bem abordado, os comentários devem sempre ter uma atenção especial por parte do blogueiro.
    Uma dica que dou é sempre moderar seus comentários. Afinal quem lê seus artigos e quer comentar, não tem a obrigação de ficar lendo spam e ofensas nos comentários, então se preocupe com isso. Publique apenas o que estiver de acordo com seu artigo e assim preserve seus leitores.
    abraço.