Muitos ao criar um blog esquecem-se das principais obrigações que devem ser feitas. Uma delas é a criação de metas. Esse item parece insignificante mas pode ser categorizado como as 10 principais obrigações que seu blog tem que ter. 
A principal pergunta de todos ao ouvir falar de metas é: por que criar metas? 
A criação de metas para seu blog é importante por um simples motivo. Você vai criar as metas então… Vai se esforçar para cumpri-las. Pode parecer óbvio mas é isso que acontece. Por isso a criar metas é importante, pois elas vão te ajudar a fazer seu blog crescer por que você correrá atrás para cumpri-las. 
alvo
Criar metas te ajuda a alcançar seus objetivos (Foto: Antimidia)

Como criar metas para seu blog

Elas envolvem vários fatores. Tem que ter metas para visitas, curtir no Facebook, seguidores no Twitter, assinantes de Feed, comentários, divulgação, etc. São muitas coisas, por isso citarei só as principais. 
Recomendo criar metas para um mês e três meses. Após esse período dará para você criar metas melhores para seu blog. Após esse período crie metas o quanto desejar, só recomendo que crie metas para seis meses e um ano obrigatoriamente. 
As metas não podem ser nem fáceis demais nem difíceis de mais. Se for fácil você conseguirá cumpri-la sem esforço, não trazendo nenhum bem para seu blog. Se for difícil demais você ficara arrasado por não ter conseguido alcançá-la, perdendo a motivação. 
Primeiramente crie uma meta de visitas para seu blog. Isso pode ser bem difícil de definir dependendo do seu nicho. Um número bom seria 500 visualizações no primeiro mês. Mas recomendo você pesquisar o número de visitas de blogs no seu nicho e defina seu próprio número, lembrando que vai ser bem abaixo do seu concorrente as visitas nos primeiros meses, então defina números leves. 
As metas de redes sociais também devem ser criadas corretamente. Pesquise nos seus concorrentes o tanto de seguidores ou fãs que eles tenham e crie sua meta. Lembre-se da mesma coisa acima. Nos primeiros meses tudo é menor do que os do seu concorrente. 
As metas de feed são difíceis de definir se você não tem nada a oferecer em troca. Crie uma meta de feed bem baixa, pois normalmente é difícil definir o tanto de assinantes que você terá. 
Os comentários novamente pesquise no seu concorrente. Você não terá mais comentários que ele no início, pelo menos essa é a lógica, então crie números menores. 
A meta de divulgação é difícil de ser feita. Recomendo divulgar seu blog em todos os lugares nos primeiros 30 dias. Então monte uma lista dos lugares que deseja divulgar e todo dia divulgue nesses lugares. Lembre-se dos guest posts que é a maneira mais efetiva de conseguir visitas para seu blog. 
Eu criei as seguintes metas que você poderá usar como exemplo. 

Metas para um mês de blog: 

700 visualizações no primeiro mês. 
30 curtir no Facebook 
10 seguidores no Twitter 
10 assinantes de Feed 
10 comentários 
Divulgar em cinco lugares (fóruns, redes sociais, grupos do Facebook, guest posts e agregadores). 
… 
Essas são as metas que eu criei para um blog fictício. Se você tiver dificuldades em criar suas próprias metas poderá usar a minha como exemplo para o primeiro mês do seu blog. 
Lembre-se que criar metas para seu blog é muito importante.

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Sim Tonyrson. Eu fiz uma média, já que para um nicho pode ser muito poucas visitas para um mês, para outros pode ser muitas visitas. Então coloquei no nível mediano rsrs. Mas o certo seria o autor do blog criar suas próprias metas baseando-se na pesquisa feita.

  1. Olá Isac,

    ótimo artigo, realmente é muito necessário planejar e traçar metas para nossos projetos, isso nos dá uma direção, existem muitos blogueiros que hoje publicam sem proósito em seus artigos, apenas por publicar.

    seu artigo ficou muito bom.

    Abraço!