O que fazer se um plugin trava seu blog em WordPress

Esse pode ser um dos piores pesadelos de quem trabalha com WordPress. Um plugin travar seu blog todo… Não é uma situação muito difícil de acontecer. Você atualiza seu wordpress ou algum plugin e de repente não consegue mais acessar sua área administrativa. Não consegue mais publicar artigos, aprovar comentários, nada que esteja relacionado ao painel do WordPress. Um pesadelo pra quem nunca passou por isso.

O que fazer se um plugin trava seu WordPress?

O que precisa ser feito é desativar o plugin que está causando o problema. Mas como desativar o plugin se você não consegue acessar o painel do WordPress?

Como a grande força do wordpress está em ele ser livre e ter uma documentação muito bem descrita em artigos por toda a blogosfera, não é difícil encontrar uma solução. Mas o Ayuda WordPress foi mais longe e propôs mais de uma solução, confira!

O texto abaixo teve uma tradução livre a partir do artigo Qué hacer si um plugin rompe tu wordpress.

desativar plugin wordpress

  • Mudar o nome da pasta do plugin via FTP – Você pode acessar via FTP e renomear a pasta do plugin que está dando problema. Se não souber qual plugin pode renomear toda a pasta. Se renomear toda a pasta de plugins, crie outra pasta com o nome plugins e comece a reinstalar os plugins.
  • Excluir a pasta do plugin via FTP – Você pode excluir a pasta se tiver certeza que é esse plugin que está causando o problema.
  • Desativar os plugins via PHPMyAdmin – Se você tem conhecimento de banco de dados pode utilizar o PHPMyAdmin para desativar os plugins. Entre no banco de dados e em wp-options na coluna active-plugins clique em editar. No campo options_value irá encontrar algo como isso:

a:31:{i:1;s:19:”akismet/akismet.php”;
i:2;s:23:”all_in_one_seo_pack.php”i:6;s:37:

Cada linha representa um plugin. Exclua o que quiser e salve.

IMPORTANTE: Só aconselho esse método para os que tem muita experiência com WordPress e banco de dados MySQL.

E você, conhece mais alguma maneira de desativar plugins sem ter permissão para acessar a área administrativa do WordPress? Deixe nos comentários.

O que fazer se um plugin trava seu blog em WordPress
3.67 (73.33%) 6 votes

Quer saber como faço para ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

20 Comentários

  1. Olá Gustavo.

    No meu caso não bastou excluir/renomear a pasta do FTP e alterar o registro no banco de dados, como o plugin que eu instalei foi o WP Total Cache, eu precisei apagar as linhas que ele insere no arquivo .htaccess para que o site voltasse a funcionar.

    Muito obrigado.

    • Robson, obrigado por compartilhar e aperfeiçoar o artigo. Plugins de cache são sempre mais complicados…

  2. Show de Bola me ajudou muito, bem simples apenas removi pelo PHP MyAdmin e já estava tudo lá de volta. Parabéns !!!

  3. Cara eu tava tendo um problemão com esse plugin depois que o atualizei, depois de muito procurar graças a vc consegui acesso ao meu blog novamente. Obrigado.

  4. malandro vc me salvou muiito! minha mulher tem um site no uol lixo, consegui o acesso do banco através de um backup e consegui fazer a alteração! valeu salvou!
    p.s: o plano não contempla FTP então ele travou e eu não sabia como proceder!

  5. Obrigado!!! Foi de muito ajuda!! Continue assim ajudando a todos..

  6. Muito obrigado pela dica!! Foi de grande ajuda, continue assim!!!

  7. Após horas e horas na internet, troca de msg com meu servidor, acabei neste post, onde resolveu meu problema, Gustavo, você é demais!

  8. Ótimo texto, tenho um blog em WordPress e ele já travou com a mudança de Template, não conseguia fazer nada pelo painel de administração.
    A solução foi fazer a mudança do Template pelo painel de controle, na hospedagem do blog.

  9. Estávamos até discutindo sobre isso no face e whatsapp mas ao atualizar p/ 4.1 do wp como me arrependi!!!
    Vinha relutando em atualizar por esse motivo, já tinha lido aqui e em alguns suportes do wp sobre ter uma versão incompatível com o plugin pq o autor não atualizava.
    Mas na verdade não cheguei a ter o problema cabeludo apresentado acima de travar tudo mas alguns plugins que eu gostava e recomendados nos seus trabalhos, não atualiza quanto queria mudar. Já fiz o recomendado por vc acima, desativando/desinstalando, mas não obtive resultados positivos. Só torço que os autores de alguns bons plugins façam suas atualizações.

  10. Gostei da dica, mas eu tenho muito medo de mexer os códigos php…acho que devo fazer um desses cursos para estar mais abalizado

  11. Juan Shmidt

    Olá Gustavo,
    muito obrigado pela dica, estava com um plugin travando o acesso ao painel e sua dica me salvou.

    obrigado

  12. Olá Gustavo Freitas!

    O seu artigo foi muito útil e chegou em boa hora, pois há dois dias estudo sobre Apache, Php, Mysql e Phpmyadmin, e com suas informações percebi a importância destas ferramentas.
    Obrigado pela dica!

    Paz e bençãos,

    Dinilson Marçal

Deixe uma resposta