Esse pode ser um dos piores pesadelos de quem trabalha com WordPress. Um plugin travar seu blog todo… Não é uma situação muito difícil de acontecer. Você atualiza seu wordpress ou algum plugin e de repente não consegue mais acessar sua área administrativa. Não consegue mais publicar artigos, aprovar comentários, nada que esteja relacionado ao painel do WordPress. Um pesadelo pra quem nunca passou por isso.

O que fazer se um plugin trava seu WordPress?

O que precisa ser feito é desativar o plugin que está causando o problema. Mas como desativar o plugin se você não consegue acessar o painel do WordPress?

Como a grande força do wordpress está em ele ser livre e ter uma documentação muito bem descrita em artigos por toda a blogosfera, não é difícil encontrar uma solução. Mas o Ayuda WordPress foi mais longe e propôs mais de uma solução, confira!

O texto abaixo teve uma tradução livre a partir do artigo Qué hacer si um plugin rompe tu wordpress.

desativar plugin wordpress

  • Mudar o nome da pasta do plugin via FTP – Você pode acessar via FTP e renomear a pasta do plugin que está dando problema. Se não souber qual plugin pode renomear toda a pasta. Se renomear toda a pasta de plugins, crie outra pasta com o nome plugins e comece a reinstalar os plugins.
  • Excluir a pasta do plugin via FTP – Você pode excluir a pasta se tiver certeza que é esse plugin que está causando o problema.
  • Desativar os plugins via PHPMyAdmin – Se você tem conhecimento de banco de dados pode utilizar o PHPMyAdmin para desativar os plugins. Entre no banco de dados e em wp-options na coluna active-plugins clique em editar. No campo options_value irá encontrar algo como isso:

a:31:{i:1;s:19:”akismet/akismet.php”;
i:2;s:23:”all_in_one_seo_pack.php”i:6;s:37:

Cada linha representa um plugin. Exclua o que quiser e salve.

IMPORTANTE: Só aconselho esse método para os que tem muita experiência com WordPress e banco de dados MySQL.

E você, conhece mais alguma maneira de desativar plugins sem ter permissão para acessar a área administrativa do WordPress? Deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

41 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ola Gustavo td bem o plugin kk star não funciona em meu site ele travou e não consigo usar ja desinstalei limpei o cache mudei de tema, mas o plugin não funciona mais em meu site, vc pode me ajudar?

  2. Mudar o nome da pasta do plugin via FTP.
    Obrigado Gustavo! Essa dica foi a solução para o meu problema de um plugin que depois de fazer a instalação dele travou todo o WordPress. Segui essa dica, mudei o nome da pasta pelo gerenciador de arquivos do CPANEL e como mágica o site e a administração voltou.

  3. Prezado Gustavo,

    estou com o problema da Tela Branca do WordPress e não estou conseguindo resolver. Não consigo entrar na conta do meu blog por ftp (tentei pelo firezilla). A mensagem que aparece é que não foi possível conectar ao servidor.
    Não consigo acessar minha conta também pelo próprio site do WordPress. Ele não reconhece o meu usuário.
    Estou desesperada. O que você pode me sugerir?
    Desde já agradeço.

    Márcia

  4. Instalei um plugin de firewall que troca a url de login, porem salvei o endereço errado e não tenho mais acesso ao wordpress, então excluir o plugin, e ainda limpei o plugin no “active_plugins” do banco de dados e ainda sim, ele não volta para as configurações originais de acesso /wp-admin. O que mais posso fazer para ter acesso novamente?

  5. Oi Gustavo…
    Gratidão pela dica correta neste artigo, bastou eu renomear a pasta do plugin e voltou ao ar…
    Outros me responderam genericamente conflito de plugins etc etc mais sem solução para eu entrar na area admin.
    Parabéns e Deus te abençoe.

  6. Estou com um problema no meu blog. Não consigo instalar nenhum plugin. Todo plugin que vou instalar aparece este erro….

    “Instalação falhou: Falha no download. cURL error 18: SSL read: error:00000000:lib(0):func(0):reason(0), errno 104”

    Acredito que ele pode ter acontecido depois da instalação do plugin WP Super Cache. Não sei se ele está com alguma incompatibilidade com wordpress ou se alguma incompatibilidade com algum outro plugin meu. Preciso muito de ajuda, pois já vasculhei tudo, e aparentemente já limpei todo o rastro dele e ainda continua dando o erro.

  7. Obrigado, me salvou! Consegui deletando a pasta do plugin dentro do Gerenciador de Arquivos, dentro do Cpanel.

  8. Boa noite, quero fazer uma coisa em meu blog, mas falta o conhecimento, vi que voce ja fez no seu. Me diga, como tirar o nome do thema no rodape do blog wordpress. Agradeço se me informar. Estimas, Silva.

  9. Olá Gustavo.

    No meu caso não bastou excluir/renomear a pasta do FTP e alterar o registro no banco de dados, como o plugin que eu instalei foi o WP Total Cache, eu precisei apagar as linhas que ele insere no arquivo .htaccess para que o site voltasse a funcionar.

    Muito obrigado.

  10. Cara eu tava tendo um problemão com esse plugin depois que o atualizei, depois de muito procurar graças a vc consegui acesso ao meu blog novamente. Obrigado.

  11. malandro vc me salvou muiito! minha mulher tem um site no uol lixo, consegui o acesso do banco através de um backup e consegui fazer a alteração! valeu salvou!
    p.s: o plano não contempla FTP então ele travou e eu não sabia como proceder!

  12. Ótimo texto, tenho um blog em WordPress e ele já travou com a mudança de Template, não conseguia fazer nada pelo painel de administração.
    A solução foi fazer a mudança do Template pelo painel de controle, na hospedagem do blog.

  13. Estávamos até discutindo sobre isso no face e whatsapp mas ao atualizar p/ 4.1 do wp como me arrependi!!!
    Vinha relutando em atualizar por esse motivo, já tinha lido aqui e em alguns suportes do wp sobre ter uma versão incompatível com o plugin pq o autor não atualizava.
    Mas na verdade não cheguei a ter o problema cabeludo apresentado acima de travar tudo mas alguns plugins que eu gostava e recomendados nos seus trabalhos, não atualiza quanto queria mudar. Já fiz o recomendado por vc acima, desativando/desinstalando, mas não obtive resultados positivos. Só torço que os autores de alguns bons plugins façam suas atualizações.

  14. Olá Gustavo,
    muito obrigado pela dica, estava com um plugin travando o acesso ao painel e sua dica me salvou.

    obrigado

  15. Olá Gustavo Freitas!

    O seu artigo foi muito útil e chegou em boa hora, pois há dois dias estudo sobre Apache, Php, Mysql e Phpmyadmin, e com suas informações percebi a importância destas ferramentas.
    Obrigado pela dica!

    Paz e bençãos,

    Dinilson Marçal