Hoje tenho a honra de apresentar ao blogueiros que utilizam o WordPress.org o plugin Autor Bio Box. O grande motivo da honra é que tive participação na concepção desse plugin.

O criador do plugin foi o Cláudio Sanches, um jovem que tem se destacado, e muito, na blogosfera, primeiro pela participação no desenvolvimento e criação de artigos no Ferramentas Blog, do Marcos Lemos. Segundo pela maneira que se porta diante do conhecimento que tem alcançado na área de desenvolvimento. Esse não é o primeiro plugin que o Cláudio cria. Recentemente falei aqui sobre o plugin para correção de um erro no formulário de comentários do WordPress, que foi desenvolvido pelo Cláudio.

Ele também já desenvolveu um plugin com box flutuante para divulgação dos artigos nas principais redes sociais.

Plugin Author Bio Box

O plugin Author Bio Box surgiu naturalmente. Há muito tempo utilizo códigos diretamente no tema de meus blogs para apresentar o autor dos artigos e muitas vezes recebi pedidos para liberar esse código, tanto que até escrevi aqui no QCB sobre o assunto, disponibilizando o código.

Só que esse código precisa ser inserido dentro do código do template e nem todos tem facilidade em lidar com isso. Então o Cláudio apareceu perguntando no Twitter se alguém tinha uma ideia para desenvolvimento de um plugin, que não existisse, e sugeri a criação do plugin para apresentar o autor dos artigos. Ele aceitou e criou o plugin, que apresento nesse artigo.

Como utilizar o plugin Author Bio Box

plugin author bio box wordpress
Plugin em funcionamento no QCB

O primeiro passo é fazer o download do plugin.Você pode fazer o download diretamente no link http://wordpress.org/extend/plugins/author-bio-box/ e fazer a instalação via FTP ou instalar entrando na sua área administrativa no menu plugins – Adicionar novo e procure por Author Bio Box. Clique em Instalar agora e siga os passos para ativação do plugin, como é feito com qualquer outro plugin WordPress.

Após a instalação o plugin já estará funcionando. Não é necessário inserir nenhum código em seu tema e se trocar o tema ele não deixará de funcionar. Mas existem algumas configurações que você pode fazer, se quiser.

Para aparecer sua imagem, você precisa ter cadastro no Gravatar. No configuração do plugin tem um link para um artigo que escrevi sobre o assunto, que segue abaixo.

Para aparecer as informações da Bio, vá no seu perfil na área administrativa e preencha o campo Informações biográficas.

Para aparecer ícone para as redes sociais, preencha os campos Facebook, Twitter, Google Plus e LinkedIn. Os que não possuir, é só não preencher que não aparecerá.

Quer mudar cores, tamanho da imagem e outros detalhes? Então acesse no menu Configurações – Author Bio Box e faça as mudanças, de maneira muito simples e intuitiva.

E aí, gostou do plugin Author Bio Box? Vai utilizá-lo no seu blog? Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão de melhoria, deixe nos comentários que encaminho para o Cláudio Sanches. Confira abaixo o plugin em funcionamento.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Uso esse plugin em meu site. Contudo, instalei recentemente o Co-Authors Plus, que permite a assinatura de duas pessoas num mesmo artigo. Assim, gostaria de saber se existe a possibilidade de que as duas bios apareçam ao fim do artigo.
    Sucesso.

  2. Realmente esse é um plugin muito útil para os blogueiros que utilizam o WordPress.org, muitos usuários não tem facilidade com códigos e acabam desistindo de colocar aquela recurso no blog.
    Já vou começar a testar o plugin nos meus blogs!

  3. Muito interessante o plugin, já conhecia outros, mas vou testar o Author Bio Box. Muito bom isso de termos desenvolvedores nacionais para WordPress. Vocês estão de parabéns.
    Um abraço.