Olá Pessoal, hoje estarei compartilhando com vocês algumas dicas para você que deseja criar o seu primeiro blog. Tenho recebido alguns e-mails com pessoas me perguntando quais são os primeiros passos a se tomar para criar um blog.

Fico muito contente em ver pessoas com essa preocupação, isso demonstra a seriedade com que elas tratam o seu projeto, e nesse artigo estarei apresentando algumas dicas para que você possa planejar a criação do seu blog.

Escolha do Nicho

Esse sem dúvida é um dos fatores mais importantes para se planejar, pois ele esta relacionado ao conteúdo e o mesmo é que atraíra os visitantes ao seu blog.

Por isso a escolha do nicho é tão importante, escolha um assunto que você domine ou que tenha conhecimentos necessários para escrever e muita vontade para aprender mais sobre o assunto, pois é de grande importância que você possa oferecer sempre conteúdo de qualidade ao seu leitor.

Escolha da Plataforma

Hoje em dia existem diversas plataformas onde podemos criar um blog, mas o blogger e o wordpress são as plataformas mais usadas atualmente. Existem muitas diferenças entre as duas, desde as funções técnicas até ao investimento inicial, por isso recomendo que pesquise bastante sobre essas plataformas para escolher a que melhor se adapta ao seu projeto.

http://www.dreamstime.com/-image21941119

Escolha do Layout

Sem dúvida a qualidade e a organização de um layout faz uma enorme diferença, escolha um layout moderno, leve, limpo, que tenha a ver com seu nicho e que facilite a leitura dos artigos que serão publicados, preze pela navegabilidade do seu leitor.

Preparação de conteúdo

Antes de colocar o seu blog no ar, ao meu ver o blogueiro iniciante já deverá ter conteúdo preparado para publicar, quando visitamos um blog queremos conteúdo, por isso é muito importante ter algumas postagens prontas para que seus primeiros leitores possam ter conteúdo para acompanhar e assim quem sabe fidelizar seus primeiros leitores.

Adquira um dominio próprio

O dominio próprio é algo de extrema importância e que muitos ao iniciarem seus projetos não dão o devido valor, o valor para se adquirir é bem acessível e aconselho a todos a fazerem um pequeno esforço e adquirir, pois com certeza será muito benéfico para seu blog.

Criação de perfis nas redes sociais

As redes sociais tem dominado a web, a cada dia que passa o número de usuários cadastrados nas principais redes sociais crescem em todo mundo. Se você deseja conquistar e fidelizar um público para seu blog, o mesmo deve estar presente nas principais redes sociais, por isso recomendo que ao iniciar seu blog você crie páginas e perfis nas principais redes sociais.

Conclusão

Esses são passos simples para que você possa planejar e iniciar o seu blog, espero muito que essas dicas possam lhe ajudar e trazer ótimos resultados para o seu novo projeto online.

O que achou deste artigo? Comente e deixe sua opinião.

Claudio Oliveira

Claudio Oliveira é Empreendedor Digital e atualmente vive dos seus ganhos na Internet. Está na blogosfera desde 2009 e dessa data em diante não parou mais de blogar. Você pode conferir suas dicas sobre...

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Olá Anderson,

      fico feliz que tenha gostado daas dicas, quando comecei na blogosfera também não tinha intenção de obter renda, hoje consigo fazer o que gosto e ainda obter lucro com isso, hoje estou trabalhando para que um dia assim como o Gustavo eu viva só de blogs.

      Abraço!

  1. O planejamento é fundamental para o sucesso de um blog, infelizmente muitos blogueiros não percebem isso e se lançam as cegas, todo blogueiro precisa assumir um compromisso, ainda mais se ele pretende fazer do seu blog sua empresa, algo que é perfeitamente comum hoje em dia.

    Belo rapaz.

    1. Olá Ezequiel,

      infelizmente vemos muito disso, pessoas que começam um blog sem um mínimo de planejamento e muitos ainda pensam em ganhar dinheiro com seus blogs.

      Obrigado pelo comentário, abraço!

  2. Olá, Cláudio. Trata-se de um roteiro extremamente enxuto, mas racional, e o novato pode se direcionar por esse eixo inicial, acertando o trajeto pelo caminho. Claro que há muito mais etapas, atividades e competências a serem listadas, principalmente a gestão de tempo e a divulgação. O importante é dar o primeiro passo na direção certa. Valeu?!

    1. Olá Valter,

      realmente a muitos passos a seguir, nesse artigo eu passei o que na minha opinião são os passos iniciais para se criar um blog.

      Não adianta também o novo blogueiro querer obter todas as informações de uma só vez que com certeza não nai fluir, o ideal é trabalhar com as prioridades e com o tempo, esforço e dedicação o projeto vai caminhando.

      Muitos blogueiros de sucesso hoje já erraram feio, mas tudo porque não tinham experiência, sem dúvida ela é a melhor escola.

      Abraço e obrigado pela participação!