Esse artigo é um Guest Post escrito pela Vanessa do Mundo Blogger. Se você gostou do artigo pode visitá-la no Mundo Blogger, na Blogosfera Legalizada, no Twitter ou no Facebook.

Muitos blogueiros acabam cometendo plágio, às vezes por desconhecimento ou ignorância, por acreditarem que ao copiar um conteúdo alheio, só pelo fato de tê-lo encontrado na internet, acham que tudo é livre, que é permitido, e que não haverá punições.

Mas não é bem assim que a coisa funciona, existe uma Lei que garante os direitos autorais.

Na internet existem regras, assim como existe em nosso cotidiano, e sei que muitas vezes, nós estamos passíveis a cometer certos erros por não saber o que podemos e não podemos fazer na web.

12 dicas para blogueiros evitar o plágio

1- Nunca, jamais utilizem o famoso “ctrl+c” e “ctrl+v” copiando na íntegra um post publicado em algum blog

Se você copia um texto na íntegra, mesmo que você coloque um link para a postagem original, vai caracterizar plágio, além de causar problemas para o seu blog e para o blog onde está o texto original.

2- Credite sua fonte de “Inspiração”

Se você se “inspirar” em um algum post de um outro Blog, coloque um link para o blog ou, preferencialmente para a postagem original, referenciando a fonte de sua “inspiração”.

3- Verifique sempre a licença

Mesmo que sua intenção seja citar um conteúdo encontrado, antes de utilizá-lo no seu blog, verifique a licença, se há permissão de uso ou não. Se não houver permissão, não copie, não cite. Ou se preferir, entre em contato com o autor e manifeste o seu interesse em citar seu conteúdo e só o faça, se o mesmo permitir expressamente. E se na licença permitir o uso, lembre-se sempre de segui-la da forma que foi estipulada pelo autor.

4- Não faça HotLink

HotLink – é o ato de usar uma imagem original no seu blog, copiando o endereço da imagem e colando diretamente na sua postagem. Se você fizer HotLink , aumenta a carga na banda do site que a hospeda, e prejudica o autor original, pois a aquela pessoa paga um custo e ao fazer Hotlink você está roubando banda de outra pessoa.

5- Observe a permissão de uso das imagens encontradas na web

Nem todas as imagens disponíveis na web podem ser usadas livremente. É fundamental compreender que nem todas as imagens encontradas na internet são automaticamente de domínio público. O fato de estarem “disponíveis” muitas vezes acaba sendo confundidas como de domínio público. É sempre bom citar o autor da imagem e, quando não souber, informe o local que ela foi encontrada e deixe claro que a foto não é de sua autoria e que você desconhece o autor da mesma. Portanto, antes de utilizar imagens que você encontra na web, é importante verificar se ela possui uma licença ou não.

dicas para o blogueiro evitar o plagio

6- Dê os créditos de forma correta

É fundamental entender que a forma correta de dar os créditos para o autor original, é apontando um link para a postagem original onde você encontrou o texto, e não para a página inicial do blog (home).

7- Ao utilizar parte de um conteúdo, dê os créditos

Se você utilizar parte do conteúdo de um post publicado em outro blog, deixe claro que se trata de uma citação. Coloque o link para o artigo original.

8- Respeite os termos de uso dos templates

Não retire os créditos de autoria original dos templates disponíveis para uso. Se você baixou um template gratuito, e está utilizando-o no seu blog, nunca, jamais, retire os créditos de autoria da criação dele. Respeite os termos de uso e os direitos autorais aos quais pertencem a pessoa que criou o template. Se você fez modificações no template, adaptou ele para o seu blog, inclua o seu link ao lado do link que aponta para o autor original, mas nunca retire o link do autor para incluir o seu no lugar.

Ao retirar os créditos de autoria, caracteriza infração aos direitos autorais e o autor poderá recorrer aos meios cabíveis para ter seus direitos resgatados, e isso poderá lhe trazer consequência seríssimas. Isso vale também para os templates exclusivos, mesmo que você tenha pago pela confecção de um template exclusivo, não significa que você é o autor da obra.

9- Não assuma a autoria de um texto que não seja seu

Se você recebeu um texto ou até mesmo um poema, por email, no orkut, ou encontrou na web, mas você não sabe a autoria daquele texto, mas gostou tanto e quer publicá-lo no seu blog, você deve, no mínimo dizer que aquele texto não é seu, dizer o local onde ele foi encontrado (ou a forma que ele chegou até você e quem lhe enviou), e deixar um aviso no final da postagem informando a seus leitores que: “apesar de você não saber a autoria, caso alguém conheça o autor, que você gostaria que de ser informado(a) sobre a autoria, para que você possa incluir os devidos créditos ao autor”. Isto evita de lhe comprometer e sofrer a acusação por plágio.

10- Não disponibilize arquivos protegidos por direitos autorais

Importante salientar que, pirataria é crime, portanto, não incentive a pirataria, não infrinja o “copyright” de conteúdo licenciado, disponibilizando arquivos de terceiros no seu blog.

11- Se você tem a intenção de divulgar o trabalho de uma pessoa, publicando um artigo no seu blog, não copie o conteúdo todo do texto no seu blog dizendo para os seus leitores procurarem o referido blog

Faça citações, indique a leitura de determinados artigos, informe os serviços que ele(a) oferece, sem necessariamente copiar o conteúdo completo dos blogs dele(a).

12- Tome cuidado para não praticar ofensa moral a terceiros com divulgação de imagens

Alguns cuidados devem ser observados, principalmente por blogs de humor, pois a maioria acaba publicando e divulgando imagens de terceiros, que consideram “engraçadas”, e muitas vezes acabam por ferir a imagem moral e física de outras pessoas, expondo-as a situações constrangedoras.

Quando alguém é envolvido em uma situação de ridicularização de sua imagem e honra na internet, o dano acaba se tornando maior, visto que a exposição é global, pois quando publicado na Internet pode ser visto e acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar. Por esta razão, na ocorrência de crimes, há aumento de pena, tendo em vista a dificuldade de se retirar totalmente o conteúdo da web.

E você, que dica tem para blogueiros não cometerem plágio? Deixe nos comentários.

Leiam também:

Crédito da imagem: http://www.freeimages.com/photo/1280072

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

13 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu até prefiro que a pessoa use um spinner do que copiar todo o seu artigo e colocar em outro blog sem citar a fonte e o pior hoje em dia o google indexa o artigo plagiado e quem tiver mais autoridade vai hankear melhor.

  2. Oi Gustavo no meu caso estou inserindo em meu blog conteúdo de uma revista antiga de uma publicadora e estou inserindo comentários meus no texto também e modificando algumas palavras para ficar uma leitura mais fácil de entender, mas cito o nome dos autores originais do texto, o site da publicadora e escrevo que alguns comentários são meus. Neste caso eu estaria cometendo plágio?

  3. E muito facil não fazer plagio estude muito sobre aquilo que deseja falar, tendo conhecimento grande você jamais ira fazer plagio pois ira falar daquilo que conhece com as suas proprias palavras

  4. Realmente a questão do plagio é muito importante para se ter um blog de qualidade, e é sempre bom evitar ao máximo não plagiar e não abrir portas para não plagiarem seu conteúdo…

  5. Todas as orientações são bem importantes.
    Sobre o uso de imagens, por sinal, recentemente fui em um evento onde uma das palestrantes usou um imagem de minha autoria, extraída de meu site, mas se fazer qualquer referência… ela nem imaginava que eu estava na plateia! rsrs
    Abraço!