Leitores, hoje falarei sobre um assunto muito importante: o plágio. Um assunto já conhecido entre nós blogueiros. Alguns dias atrás fiquei sabendo que nosso amigo, Gustavo Guerratinha sido plagiado. O blog dele, o Ajuda Blogueiros, teve 10 de seus artigos roubados, e não foi só esse blog não. Muitos blogs grandes como Escola Dinheiro, Ferramentas Blog e o Criar Sites foram plagiados. O blog que fez esse roubo foi o Kako Lourenço. Dei uma visualizada no blog desse “plagiador”. Tinha vários artigos do Gustavo e de outros blogueiros. 

   O Gustavo rapidamente comunicou outros blogueiros que também tinham sido plagiados e, além disso, ele divulgou no Facebook que é uma de nossas redes sociais mais utilizadas. E com isso ele publicou no grupo Blogueiros do Facebook, onde isso causou muitos comentários e ideias. Cada um foi debatendo a sua opinião,  onde se gerou mais de 250 comentários. Com isso acabamos obtendo vários blogs abordando esse assunto.

   Todos nós ficaríamos chateados de ter nossos blogs plagiados, mas o que podemos fazer para isso acabar? Está aí a pergunta que não que calar. Mas sabemos que plagiador sempre vai ter, mas o jeito fácil que maioria dos blogueiro fizeram foi: criar um artigo debatendo sobre esse assunto outros colaboram denunciando. Isso é até um jeito de tentarmos acabarmos com o plágio. Mas isso será impossível com tantos blogueiros novos na blogosfera tendo seus altos e baixos sempre vai ter uma para estragar tudo.

   E com muitas discussões e debates e comentários, vários blogueiros tomaram uma decisão que era de criar um e-book onde o assunto abordado será sobre o plágio. Se não me engano o título d e-book será “Todos contra o plágio”, onde esperamos algum resultado positivo.

   Mas com tantas discussões resolve alguma coisa? Bom, na minha opinião sim. Com tantos blogs falando sobre isso, é o causo de uma união onde o Iago Melanias falou “Um blogueiro só não conseguirá denunciar vários plagiadores”. Como a união faz a força temos que nos mantermos todos unidos, para o que der e vier. Vamos ver onde isso vai parar.

  Isso foi um simples artigo, mas vocês também podem estar lendo esses assuntos nos links abaixo.


Ajuda Blogueiros: Plagiador = Pessoa que só vive do trabalho dos outros! 
Como Blogar: Copiar artigos de outros blogs não é legal! 
Perfil do Blog: Plágio:Um mal na blogosfera 

Otimizar Blog: Plágio é crime!
Celso Lemes: Plágio é Crime e Copiar Não é Legal 

Phablo Projetos: Plágiar: Roubar Conteúdo Alheio 

Veia Digital: Quem plagia bom conteúdo não tem :: Dicas preventivas 
Helo Dicas Blogger: Kako Lourenco – Um exemplo de plagiador 

CQeP: Porquê as pessoas plagiam e como combater? 

Acabei achando: Plágio não é Legal, não curta essa ideia. 

 Blogando com Facilidade: Plágio na internet: como podemos acabar com isso? 

Ferramentas Blog: Como Plagiar e copiar outros Blogs com eficiência 

Blogosphera Discovery: Vamos abolir o plágio? 

    Sites e Blogs: Onde acaba a inspiração e onde começa o plagio? 


GF Soluções: Plágio: O que o Google pensa sobre isso 

Jadsonet: Copiar nunca mais vamos produzir conteúdo relevante. 

   ATUALIZADO em 28/01/2013:


   O e-book foi criado e se chama Plágio: O e-book da blogosfera legalizada. Acessem e baixem, e o mais importante, divulguem para que o plágio seja combatido. 

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Olá Mauricio,

      Pois é né como citei acima,infelizmente não podemos acabar com o plágio e aproposito temos que mantermos unidos mesmos.

      Abraços sucesso também la no PF!

  1. Realmente Kelleany, o plágio vem sendo muito discutido ultimamente na blogosfera. Eu concordo com você, que separados não conseguiremos acabar com esse mal, mais unidos temos boas chances. Se não pudermos acabar com ele totalmente, que seja uma boa parte. O Segredo é a conscientização dos novos blogueiros, que em momentos de preguiça ou pressa, acabam cometendo o plágio.
    ótimo post, parabéns!
    abraços! Kaique.
    =D