Você acha que plágio é o pior mal que existe na blogosfera? Então preste atenção. Foi lançado hoje, 06 de dezembro de 2012, o e-book colaborativo Plágio: O e-book da Blogosfera Legalizada. Esse é mais um e-book colaborativo que participo, tanto escrevendo conteúdo como também organizando os autores e finalizando o material.

O e-book teve a participação de 13 autores e possui 77 páginas com conteúdo relacionado a plágio. Esse trabalho colaborativo pretende ser um manual para os iniciantes não cometerem plágio e também para qualquer blogueiro aprender como se proteger e como agir quando for plagiado.

Autores

Os autores que participaram do e-book colaborativo são:

capa-ebookplagio3d-03

Objetivo do e-book colaborativo

O objetivo do e-book colaborativo sobre plágio é produzir um material de alta qualidade que possa auxiliar você, blogueiro, a entender o que é plágio, como não praticá-lo e como proceder caso seu conteúdo seja plagiado.

Sumário do e-book sobre plágio

1. Introdução

1.1 Objetivo do e-book colaborativo

1.2 Apresentação dos autores

1.3 O que é plágio?

1.4. Plágio é crime?

1.5. O que o plágio pode fazer com sua imagem

1.6 Como participar do movimento contra o plágio

1.6.1 Portal Blogosfera Legalizada

1.6.2 Grupo contra o plágio no Facebook

2. Como evitar ser plagiado

2.1. As Licenças Creative Commons

2.2 Termos de uso no blog

2.3 Plugins para evitar o plágio (WordPress)

2.4. Ferramentas e sites para descobrir plágio

3. Como denunciar o plágio

3.1. O papel do governo e da justiça no combate ao plágio

3.2. Plataforma Blogger

3.3 Plataforma WordPress.com

3.4 Plataforma Tumblr

3.5. Sites e blogs com hospedagem própria

4. Como produzir conteúdo de qualidade

4.1 Entenda do assunto que irá abordar em seu blog

4.2 Sites com imagens gratuitas para seus artigos

4.3 Como incentivar seus visitantes a não cometer plágio

4.4 Porque os blogueiros iniciantes cometem tanto plágio

5. Conclusão

Introdução

“Não há nenhum homem, ou mulher, que venceu sozinho na vida e cujos crescimento, desenvolvimento e sucesso tenham sido alcançados sem a presença da energia e do auxílio de outras pessoas ao longo do caminho.” (Tom Morris ).

O plágio é um mal presente em nossa sociedade, e não estou aqui falando apenas da internet, pois ele sempre existiu e está agora potencializado pela rede de computadores e seus dados “a disposição”.

E na blogosfera ele tem se revelado um mal capaz de acabar com os sonhos de blogueiros de grande qualidade e refinado conhecimento, já que quanto mais eles produzem conteúdo mais plagiado são. São obrigados a concorrer pela atenção com seus próprios artigos, publicados em outros blogs, e isso acaba por desanimá-los e desistem de seus blogs.

Diante de toda a revolta que pode causar a um blogueiro ser plagiado, e sabendo que muitos o fazem por total desconhecimento, resolvemos criar um “Movimento contra o plágio” no Facebook, que depois evoluiu para esse e-book colaborativo que chega agora as suas mãos.

Como disse Tom Morris, nenhum homem ou mulher chega a lugar algum sem ajuda e esse e-book é uma ajuda que nós, blogueiros mais experientes e conscientes, preparamos para que o seu sucesso seja mais rápido e sem utilizar os conhecimentos e textos de terceiros. Boa leitura!

Como baixar o e-book

O e-book pode ser baixado através do link abaixo.

E você, o que achou desse e-book? Deixe sua opinião nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

14 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ótima iniciativa, Gustavo.

    Quando eu comecei a mexer e aprender a ter blogs já plagiei muito, sem noção do que eu estava fazendo, isso foi há uns 5 anos atrás e eu era um garoto na internet sem conhecimento dos crimes que estava cometendo. Hoje já tenho a noção do quão importante é o conteúdo de qualidade e do quanto isso agrega a web se tornar o que ela é, pois os que crescem são os blog/sites/pessoas que fazem conteúdo de qualidade e postam na rede, não aqueles que copiam o que já está feito.

  2. Muito bom Gustavo, gostaria muito de poder compartilhar este ebook com outras pessoas que estão começando a aprender a trabalhar pela internet, espero não haja nenhuma restrição.

  3. Muito bom Gustavo. Parabéns. Eu mesmo não vou longe não, já fiz plágio sem intenção, principalmente algum tempo atrás quando eu não tinha nem noção. rs.

    Querendo atualizar o blog, mas sem tempo ou disposição para isso, as vezes em outros blogs e copiava. Já fui chamado a a tenção também por causa dos direitos autorais de uma foto que peguei da net e coloquei em um artigo no meu blog, etc.

    Coisas assim foram me tornando maduro e conhecedor. Hoje em dia tenho muito cuidado com tudo isso. Claro que não sou a prova de falhas, mas tendo acesso a conteúdos de qualidade como os seus, aprendo cada dia mais o que realmente significa ser blogueiro e o melhor caminha para se seguir nesta jornada.

    OBRIGADO! Abraços

  4. Oi prezado amigo.

    Tenho recebido seus feeds. Para mim que embora da geração X estou me arvorando a voos mais ao altos na área de sites e bloggers, e seus posts são excelentes no meu aprendizado. Continue firme. Sua ajuda é extraordinária. Um forte abraço Og