Não há  dúvidas que as imagens, independente do tipo de blog que você tenha, dão nova vida ao texto.

Elas quebram a monotonia das palavras e ainda ajudam a passar a mensagem que você pretende com o artigo.

Encontrar imagens de qualidade e que possam ser utilizadas nos artigos sem problemas com direitos autorais é um trabalho e tanto. Para auxiliar nessa tarefa existe o plugin para wordpress Photo Dropper, vamos ver como instalá-lo e configurá-lo nesse artigo.

O Photo Dropper utiliza as imagens do Flickr, com permissão dos autores para serem exibidas através da licença Creative Commons (by) que permite a utilização em blogs, mesmo os comerciais, como os que exibem algum tipo de anúncio (o Google Adsense, por exemplo). Então, após instalar o plugin você fará uma busca e ela retornará apenas imagens que podem ser exibidas em seu blog, e imagens de alta qualidade.

Foggy doggies ;)
Photo Dropper em ação

photo credit: marine_perez

Como instalar o Photo Dropper

Para instalar o plugin baixe o arquivo diretamente do repositório do WordPress e proceda com a instalação do plugin.

Como configurar o Photo Dropper

A configuração é simples, basta seguir os passos abaixo:

  1. Após ativar o plugin clique em “Configurações” e em “Photo Dropper”.
  2. Em “General” deixe a opção marcada para que apareça uma opção ao lado do menu upload/inserir no formulário de publicação de artigos.
  3. Em “Pages”, por padrão, vem 5 imagens por página, eu aconselho colocar 10, assim aparecerá mais imagens por página e será mais rápido encontrar e selecionar a foto que mais interessa ao seu artigo.
  4. Marque a caixa “Check this box if your blog is a commercial blog”.
  5. Em Code Wrapping você pode colocar uma Mensagem para aparecer antes da legenda da imagem em “Insert Before” e depois da legenda em “Insert After”, mas não é obrigatório.
  6. Clique em “Save Settings” e já está configurado.
  7. Crie um novo artigo e verifique que ao lado do menu upload/inserir apareceu um novo ícone, clicando sobre ele abrirá a caixa de pesquisas de fotos. No final da mesma página também aparecerá uma nova ferramenta chamada Photo Dropper Browse Photos, digite um texto em “keyword” e clique em “search”. Exemplo digite paisagem e aguarde a busca (lembre-se que a maioria das imagens está em inglês então pode buscar também nesse idioma).
  8. Se as imagens retornadas agradaram escolha uma clicando em “S” (small) para pequena, “M” (merge) para média e “L” (large) para grande e a imagem será inserida no post e uma legenda colocada dando os créditos ao autor da imagem e um link para suas imagens no Flickr.
  9. Verifique o resultado na imagem no início do artigo, eu escolhi o formato grande que em testes que fiz foi o que melhor se adaptou as minhas necessidades e template.

Espero que tenha gostado!

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.