6 técnicas que um blogueiro pode aprender assistindo Phineas e Ferb

Ferb, já sei o que vamos fazer hoje. Quando Phineas diz essa frase, os fãs da série da Disney “Phineas e Ferb” sabem que é a senha para o começo de mais uma aventura sensacional dos irmãos inventores.

Eu escrevi esse artigo em agosto de 2011 no GF Soluções e resolvi atualizá-lo e republicar aqui no Quero Criar um Blog, onde existe uma quantidade muito maior de blogueiros e pessoas interessadas na comparação que vou fazer.

Phineas e Ferb?

Para os que não conhecem, “Phineas e Ferb” é uma série da Disney  que conta as aventuras de 2 irmãos e seus amigos durante as férias de verão.

Sempre que possível eu assisto os episódios com minhas filhas (gosto muito de desenho animado) e resolvi fazer essa relação com 6 técnicas que um blogueiro pode aprender assistindo os irmãos Phineas e Ferb.

Phineas-Ferb

Abaixo segue um dos primeiros episódios da série.

>>> A montanha russa

Um blogueiro atento pode aprender técnicas para utilizar em seu blog em qualquer lugar. E agora vou te mostrar que é possível aprender 6 técnicas para melhorar seu blog assistindo Phineas e Ferb.

Precisamos inovar sempre

Em todos os episódios Phineas sempre diz, “Ferb, já sei o que vamos fazer hoje!”.

Então eles começam a trabalhar em ideias mirabolantes que precisam ser planejadas e colocadas em prática no mesmo dia. Amanhã é outro dia e eles vão fazer algo diferente.

Eles quase nunca repetem um projeto (fizeram algumas montanha-russa, mas foi explicado o porque) e estão sempre inovando.

Um blogueiro deve procurar sempre a inovação. A concorrência na internet no Brasil só faz aumentar e para atrair e manter seus leitores é necessário muita inovação. Uma dica? Se reinvente a cada dia.

Como? Seguindo blogueiros que tem propostas diferentes e inovadoras como o Hugo Costa no Sites e Blogs e assistindo vídeos que te tiram da rotina como os do Kevin Porter.

Precisamos ter planejamento definido a curto e médio prazo

Eles possuem vários projetos para serem utilizados durante o verão (3 meses de férias nos Estados Unidos), assim eles não perdem tempo durante o dia planejando, já que tudo já está definido. Eles precisam implementar e utilizar.

Um blogueiro precisa ter planejamento, saber que rumo irá tomar com seu blog a curto e médio prazo. Ele não pode chegar e ficar pensando o que vai fazer ou escrever para melhorar seu blog, conseguir mais leitores e ganhar dinheiro com seu blog.

Para te ajudar nessa etapa de planejamento, o que indico é comece evitando os “6 erros que todos os blogueiros cometem”.

Precisamos ter criatividade e originalidade

Eles são criativos e originais em seus projetos. Isso atrai, sempre, uma quantidade de pessoas que querem participar deles.

Um blogueiro precisa ser criativo, sempre bolar algo novo e, se possível, original.

Originalidade não é nada fácil atualmente, com tudo disponível na internet, mas vá em frente, seja original no modo de escrever, de abordar um assunto, de chamar os leitores para comentar.

Esse artigo é um exemplo de abordar um assunto de maneira criativa.

Precisamos da ajuda de outras pessoas para realizar nossas tarefas

Eles sempre contam com a ajuda dos amigos para realizar os projetos. Não podemos fazer tudo sozinhos e um blogueiro precisa saber disso.

Abra espaço em seu blog para Guest Posts e ajude também a divulgar outros blogs. Gentileza gera gentileza (ouvi essa frase e não consigo lembrar onde, mas é a pura verdade!).

Você não está sozinho, você não precisa ficar sozinho, você não vai chegar longe sozinho.

Precisamos ser rápidos na execução de nossas ideias

Todos os projetos deles iniciam e terminam no mesmo dia. Amanhã eles vão executar outro projeto.

Precisamos planejar o que vamos realizar, mas depois é o momento de colocar o projeto em prática e isso precisa ser feito rápido, pois outros blogueiros estão trabalhando também em seus projetos de inovação.

O planejamento é uma etapa crucial e já falei sobre ela, mas não podemos passar mais tempo planejando do que executando. É preciso ficar em movimento para que as ideias saiam do papel e se tornem realidade.

Precisamos ser persuasivos

Eles convencem a todos de que o projeto é viável e que eles conseguirão cumprir o prazo e trazer a diversão a todos.

Um blogueiro precisa ser persuasivo. Se você tem uma ideia e precisa da ajuda de outras pessoas para torná-la realidade, vá em busca de argumentos que possam lhe ajudar a convencer as pessoas a participarem da sua ideia.

Faça uma lista das pessoas que podem lhe ajudar a tornar a ideia uma realidade e entre em contato com elas, explicando detalhadamente o que você pretende.

Com o tempo você não precisará entrar em contato com as pessoas, elas vão te procurar pra saber se tem alguma nova ideia sensacional.

Conclusão

Na música de abertura da série diz “Fique ligado pois com Phineas e Ferb tudo pode acontecer!”. Seria interessante se os visitantes de seu blog tivessem essa imagem na mente quando pensassem em entrar no seu blog ou recebessem um e-mail informando que algo novo foi publicado nele. O que eu vou encontrar de diferente hoje! O que pode acontecer? Pense nisso!

E você, já conhecia a série Phineas e Ferb? Se sim, tem mais alguma técnica que você enxerga na série que podemos aplicar a nossos blogs? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater mais sobre os assuntos abordados no artigo.

Crédito da imagem: Disney Movie

Gostou desse estilo de artigo? Então talvez goste também desses:

Rate this post

Quer saber como faço para ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

4 Comentários

  1. Boa comparação, realmente é assim eu assisto as vezes com os meus sobrinhos. Ótimo artigo, abraços.

  2. E um um belo artigo ao mesmo tempo que entra no humor entra na parte de inovar sempre com sites e blogs, são otimas dicas de como crecer seu site e ser bem sucedido pelo Google.

  3. Este desenho é muito bacana. Eu sabia que você ia falar da inovação. São sempre confiantes e determinados.

    Olha que barato. Teve um episódio em que eles simplesmente deitaram na grama e não fizeram nada, afim de descansar. Os colegas apareceram no mesmo horário de sempre, viram que eles estavam deitados e, deitaram também. Estavam tão acostumados com o que os dois faziam, que julgaram ser bom também não fazer nada.

    Outra boa lição: Se fidelizar sua audiência, você vai poder pedir que eles façam o que pedir sempre, pois já terão uma expectativa definida.

    Forte abraço a todos

    • Felipe,
      esse episódio que citou é bem emblemático também, obrigado por citá-lo e fazer as comparações.
      Abraço.

Deixe uma resposta