Em muitos fóruns que eu leio sobre WordPress, as pessoas reclamam de vários problemas devido a privilégios insuficientes causados pelas permissões incorretamente atribuídos para uma mudança (geralmente no htaccess ou diretórios de cache ou uploads).

Então outros no fórum indicam que eles devem dar CHMOD 777 para o htaccess e muitos ficam confusos sem saber o que é CHMOD.

Em suma, podemos dizer que a abreviatura CHMOD – seria o comando responsável pela atribuição de permissões para arquivos e diretórios em sistemas UNIX.

Permissões de arquivo básicos são 3:
r – read (leitura) permitem: ler um arquivo ou o conteúdo de um diretório.
w – escrita (write) permite: Gravar (alterar), ou excluir um arquivo ou diretório.
x – executar (run) permite: executar (acesso) a arquivos ou diretórios.

A combinação dessas três permissões produz uma seqüência de caracteres que é entendida como o comando chmod.

UGOA (classes de usuários)

u usuário (usuário) o proprietário do arquivo
g grupo (grupo) usuários membros do grupo de arquivos.
o others (outros) usuários que não são nem usuário nem grupo restante (exemplo: um usuário que entra em um site).
a. todos (todos os) outros, grupo e usuário.

Existem 2 classes ou maneiras de dar ou atribuir permissões aos usuários: modo de caractere e o Modo Octal, geralmente usamos o modo octal (8 dígitos sistema de numeração).

* Permissões Chmod podem ser expressos em números ou letras, as letras podem ser em grupos de três caracteres cada, sendo que o primeiro grupo indica o proprietário, o segundo o grupo e o terceiro as permissões passadas para os outros, enquanto estiver usando números podemos expressar a um único grupo de 3 dígitos, que pode variar de 000 a 777, como podemos ver no exemplo a seguir:

* Permissões de arquivo letras e a sua localização: leitura (r), gravar (w) e execução (x). Isso significa que um “r” em primeiro lugar permite que você leia o arquivo, “w” segundo significa que o arquivo é gravável e, finalmente, um “x” em terceiro lugar significa que o arquivo possa ser executado. Enquanto um “-” indica que não tem nenhuma permissão.

* Categorias de usuários: a imagem do exemplo, o primeiro dígito é o proprietário (usuário (u)), o segundo grupo (grupo (g)), e os últimos 3 indica as permissões para outros usuários (outros (o)).

Exemplos de permissões de arquivo e sua numeração:

Cartas = números equivalentes = significado

-= 0 = sem acesso – x = 1 = run-w-= 2 = gravação-wx = 3 = gravação e ejecutarr-= 4 = leerr-x = 5 = leitura e ejecutarrw-= 6 = leitura e escribirrwx = 7 = ler, escrever e executar

Assim, se temos o seguinte arquivo (index. php), que atualmente têm permissões chmod 644, podemos entender que:

6 = leitura / gravação permitidos para o proprietário, o proprietário é em primeiro lugar.
4 = leitura apenas para o grupo a ser em segundo lugar, uma vez que 4 é “r–” e significa somente a leitura.
4 = leitura apenas para outras pessoas (usuários), pois como já mencionado,o 4 no terceiro lugar pertence às permissões para os outros e significa somente leitura.

Para modificar o nosso arquivo no nosso servidor ou hospedagem, basta que clique, em qualquer servidor FTP de sua preferência, com o botão direito no arquivo a modificar e edite as permissões.

Eu recomendo que todos os arquivos fiquem chmod 644, enquanto diretórios, 755 (cache de diretório e uploads podem ser 777).

Mais informações sobre CHMOD podem ser obtidos na Wikipedia

Eu provavelmente possa ter esquecido de alguma coisa, ou este post tenha algo para corrigir, então convido todos aqueles que querem contribuir com algo para melhorá-lo para deixar um comentário:)

Leonardo Rodrigues

Apaixonado por internet e curioso por SEO sempre está envolvido em algum projeto web. Você me encontra também no blog Negocio Seo e vê meus Projetos e Redes Sociais...

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá!

    Gostei do post.
    Só que tenho uma dúvida: Eu tenho instalado no meu pc o xampp e o wordpress e meu SO é o Windows XP. Teria alguma possiblidade de fazer essa alteração sem ser em um servidor???