Este artigo foi escrito por Cláudio Sanches do blog A ILHA DO METAL.

Blogger sem dúvidas é a melhor plataforma gratuita para blogar, porém, ainda faltam algumas coisas para chegar ao nível de profissionalismo que os serviços pagos oferecem. Uma destas coisas são as páginas estáticas, algo muito importante para seu blog. Quem ainda não sabe o que são essas páginas e quais devemos ter, recomendo que leiam o artigo: 10 páginas estáticas essenciais para o seu blog do CrazyseaWolf’s blog.

Para entender mais a dinâmica, estas páginas não contêm navegação, data, comentários e rodapé, são apenas o texto que você pretende expor.

Agora que já entenderam tudo o sobre elas, vamos colocar a mão na massa.

Primeiro de tudo vamos retirar delas os comentários, data e o autor, seguindo um tutorial do IceBreak: Criando páginas fixas/estáticas sem data, comentários e outros no Blogger.

Podem sem medo fazer até o último passo.
Agora falta tirar a navegação, algo que em nenhum outro blog estão falando como fazer.

Para tirar a navegação devemos ir em Layout> Editar HTML e clicar para Expandir modelos de widgets.
Em seguida procure pela seguinte parte: (usem Ctrl + F para facilitar a procura)

Substitua por esse:

E podem clicar em SALVAR O MODELO.
Agora basta escolher a postagem que vai ficar como página estática e colocar no final dela:

Feito isso, salve também. Deste modo, a navegação ficará oculta quando alguém for até sua página. É importante deixar essas páginas estáticas como postagens bem antigas. Vale lembrar que se a página estiver na home do blog vai tirar a navegação também de lá.

Para dar destaques as páginas, recomendo usar uma barra de ferramentas que nem tem aqui no blog, ou podem usar a Lista de Links que o blog oferece, para isso basta ir até Layout> Elementos de página> Adicionar um Gadget> Lista de Links. Aí você coloca os links para suas páginas estáticas.

Bom, desculpem-me por algo, primeiro tutorial que faço, porém, vou ficar de olho para tirar as dúvidas que aparecerem aqui nos comentários.

Gostaria de agradecer ao Gustavo que abriu esse espaço para apresentar essa dica. E visitem também meu blog A Ilha do Metal, que é voltado ao Heavy Metal e Rock, contudo, se alguém achar algo nele em matéria de design e etc, podem entrar em contato comigo que tento publicar aqui no Quero Criar um Blog. Mas por favor, entrem em contato pela minha página estática que tenho para isso.

Laurentino Mello

Instrutor de cursos profissionalizantes na área de Informática, Blogueiro Part-time e Cursa Gestão da Tecnologia da Informação. Adora compartilhar o seu conhecimento na Web. Você encontra ele também...

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu não conseguir fazer funcionar. Quando coloquei o código, deu erro dizendo que a tag include não tava fechada direito.

    Acho que é porque a barra tá dentro as aspas duplas. Meu código estava um pouco diferente do seu. Não era:

    Era:

    Queria que funcionasse :]

  2. Administrador quantas postagens você tem no seu blog? se uma dessas postagens estaticas ficar na página inicial pode acontecer de sumir tudo, caso tenha poucos posts, um bom modo de resolver isso é ocultar de aparecer na página inicial postagens com certo marcador.. qualquer coisa entra em contato que te explico melhor.

  3. @Administrador: é muito estranho, ter sumiço suas postagens, pois, realizamos alguns testes e não tivemos problemas algum, peço-lhe que repita os procedimentos cuidadosamente ou aguarde resposta do auto do artigo.

    Um abraço!

  4. Quando retiro a Navegação (seguindo exatamente seu tutorial), todas as minhas postagens somem!

    O que eu faço?

  5. Laurentino

    Eu pretendo ter outras páginas estáticas no meu blog.

    Agradeço pela informação.

    Um abraço.

    Nelson

  6. @Cláudio: Foi muito interessante o seu artigo. Também espero ver outros por aqui.

    Parabéns e um grande abraço!

    @Seu Luiz: Obrigado pelo comentário,

    Abração!

  7. Cláudio,
    muito obrigado pela participação, espero ver outros artigos dessa qualidade seus escritos aqui,
    um grande abraço.