O SOPA e o blackout do Brasil contra a lei anti-pirataria

É oficial! Está confirmado já para amanhã (dia 18.01.2012) o #SOPAblackoutBR, a maior manifestação de todos os tempos da blogosfera brasileira.

Trata-se de uma iniciativa à escala mundial que visa o encerramento da blogosfera durante o dia de amanhã. O encerramento não será total, mas alguns blogueiros já se demonstraram sensibilizados para a causa e irão aderir a esta greve.

Mas nas últimas horas, já alguns colossos da internet, como o Google, Yahoo!, Wikipédia e a Mozilla Foundation, se mostraram solidários para com esta causa, tornando iminente o risco de ficarem offiline durante algumas horas em protesto (Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, anunciou já que as páginas da Wikipédia em Inglês ficarão offline durante 24 horas, a começar às 3 da manhã – hora de Brasília).

 #SOPA blackout BRASIL

Mas o que é o SOPA?

O SOPA, em conjunto com o PIPA, são dois projetos de lei norte-americanos que visam acabar com a pirataria na internet.

Segundo essas duas leis, caso sejam aprovadas, os provedores de serviços de internet (email, Messenger), teriam a obrigação de monitorizar todas as atividades de seus usuários, em busca de infrações dos mesmos, o que é considerado por muitos um atentado contra a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários na internet.

Para ficar a conhecer melhor estes dois projetos de lei, leia estes dois artigos sobre a temática:

E você? Vai participar do manifesto? Que acha destes projetos de lei e da manifestação que está ocorrendo?

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge