Existem vários metablogs na internet que ensinam o be-a-bá de se ter um blog bem estruturado e bem visitado. Mas o que nós precisamos ter em mente também é o que um blog não deve ter ou ser, para que nosso trabalho não seja mal visto e perdido.

Vou dividir aqui algumas práticas ruins para que as dicas fiquem bem mais claras e objetivas:

1- O que um blog não deve ter?

  • Música automática. Isso pra maioria dos leitores é irritante. Se for inevitável a utilização, que pelo menos você facilite a opção de desativar o som.
  • Muita publicidade. Dá a impressão de que você prioriza a monetização em detrimento da qualidade dos artigos. Não use mais do que 3 programas de afiliados.
  • Plágio. Isso arruína qualquer reputação.
  • Fundo (background) escuro. É muito cansativo pra visão ler blogs com, por exemplo,  fundo preto com letras brancas. Prefira o contrário.
  • Pop ups. Janelas “pulando” na tela são irritantes, e com certeza muitos internautas também tem a mesma opinião.
  • Muitos widgets. Isso pesa, deixa o carregamento lento, e muitos não agregam em nada, como relógio, previsão do tempo, entre outros. Prefira um visual mais limpo. É a tendência do momento.

2- O que um blog não deve ser?

  • Mal estruturado. Cansei de ver blogs onde é difícil achar o link para assinatura de feeds, por exemplo. Essas coisas importantes precisam ficar mais em evidência.
  • Pouco atualizado. Se você pensa em conquistar leitores, precisa ter uma certa frequência de novidades.
  • Muito disperso. Mesmo que você “jogue palavras ao vento” e fale de tudo, trace um objetivo. Se pergunte o que você quer transmitir.
  • Disseminador de vírus. Escolha muito bem códigos javascript que irá usar. Prefira utilizar códigos de metablogs confiáveis.

Essas são algumas dicas simples, mas muito importantes. Colocando isso em prática, você terá tudo pra ter destaque na blogosfera.

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

1 Comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.