Não pesquisar sobre o tema do seu blog, o nicho que pretende seguir. Mas antes de tudo, não pesquisar sobre o nome que pretende dar a seu blog. Afinal, do que adianta termos o nome ideal ou as palavras chaves, se já tem um monte de blogs com elas e domínios. O que indicarei a seguir não é o que você tem que fazer, isso fica a seu critério, apenas são dicas para que seu blog tenha uma maior possibilidade de sucesso na Internet.

 que não fazer na criação de um blog

NÃO CRIE UM BLOG XARÁ

Exclusividade no nome do blog é muito importante. Com o tamanho da Internet isso é um pouco difícil, mesmo assim podemos usar da criatividade para não criar um blog xará, ou seja, com o mesmo nome de outro. Junte palavras, use pseudónimos ou forme neologismos, isso é válido para um blog na web.

Um exemplo que poderia citar como exemplo é o Insoonia, talvez alguns não conheçam, é um blog de humor muito acessado, neste caso podemos analisar da seguinte forma: insônia é uma palavra comum, no entanto, a palavra com dois “o” fica errada propositalmente, mas fica única e se transforma numa marca totalmente válida, dar até pra fazer ótimos logos com as duas vogais em forma de olhos, esse é apenas um exemplo das possibilidades criativas.

DOMINIOS COM NOMES PROPRIOS

O domínio mesmo sendo algo de extrema importância para um blog de sucesso, nem todo blogueiro usa, quando usa, as vezes não personaliza de acordo com o que se pretende falar ou publicar no seu site. Muitos colocam o seu nome no domínio, nada contra isso, mas se o blog não é sobre você ou profissão e sim um nicho especifico de conteúdo que nada tem haver com seu nome, então não faz sentido nomear com nome próprio, por exemplo: guilhermeamarino.com.br e vou publicar sobre a Copa do Mundo 2014, mas nem esportista ou jogador de futebol amador eu sou.

Neste caso de usar nomes proprios é valido quando se trata de portfólio, insight, perfil profissional, etc. Caso o nicho não seja sobre você, coloque o domínio personalizado de acordo com o que vai publicar.

PLAGIAR DOMINIOS

É certo que existem uma série de blogs que falam do mesmo assunto / nicho, mas o domínio não dar para ser igual, no entanto, pode ser parecido, por exemplo: posso ter um domínio do tipo meublog.com e não registrar meublog.net ou .com.br, o domínio é diferente, mas o nome é igual. O que isso significa? Plágio de domínio. O plágio é crime, mas plagiar domínios não é. Há outras possibilidades de plagiar um domínio com o uso de caracteres especiais permitidos nas configurações de URLs. Cabe ao blogueiro registrar o máximo de URLs com as extensões principais para não haver a possibilidade de encontrar um site com o mesmo nome, sobre a mesma coisa e até com o domínio igual, mas extensão diferente.

Minha recomendação é, se você pretende escrever sobre o mesmo assunto de outros blogs já conceituados na Blogosfera, então seja ao menos criativo no nome e domínio, pois não conquistará leitores com plágios, muito menos parceiros, e este último é muito importante para seu crescimento e sucesso.

Leia mais:

Enfim, acho que é relevante essas três dicas para analisar antes de criar um blog. Você pode concordar ou discordar comigo pois minha intenção ao publicar aqui é gerar uma discussão sobre o assunto. Então, comente abaixo sobre o que não fazer na criação de um blog, o que você acrescentaria ou tiraria?

Guilherme Amarino

Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, formado em Técnico de Informática. Atualmente conteudista e desenvolvimento web de templates para a plataforma do blogspot. Conheça o www.amarinoblogger.com

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Guilherme!

    Essa questão dos domínios plagiados tem sido muito discutido ultimamente.

    É muita gente sem um mínimo de criatividade ou muito preguiçosa para pensar pelo menos no domínio original.

    Abraços!

    1. Olá John,

      Pois é meu caro, ao menos criatividade pode ser aprendido e é algo que precisamos no dia-a-dia como blogueiro ou em qualquer outra profissão. Já a preguiça, se a pessoa interessada em criar um blog tiver, melhor não iniciar, pois precisará de disposição para “trabalhar” com tal.

      Domínio original é importantíssimo e com criatividade ajuda muito!

      Abç!

    1. Valeu Alessander,
      Realmente, as palavras chaves estão em falta, por isso é importante não criar blogs xará sem antes fazer uma pesquisa. Caso não encontre um relevante nas pesquisas ou atualizado nos resultados do Google, de repente pode significar que a possível concorrência tenha dado sinal verde rsrsrs. Abraço!

  2. Mais uma dica de SUMA importância para quem DESEJA SER LEVADO A SÉRIO: Antes de postar seu texto (ou seja, distribuí-lo publicamente) dê a um revisor profissional para que ele faça as devidas correções. Erros de ortografia básica ou gramática simples pode DIZIMAR qualquer credibilidade.
    #ficaadica.

    1. Valeu pela “#dica”!

      Quando você comentar em outros posts, coloque um nome de verdade, pois “TC” não ajuda muito a credibiliza-lo pela ótima dica de seu comentário, e ele poderá ir parar na caixa de spam e ser esquecido por lá. Mas é um bom toque para o autor se ligar e fazer correções nos textos.

      Abraço!

  3. No meu caso coloquei meu nome na URL do blog, pois embore eu publique sobre um nicho específico, uso o site também como portifólio de meus serviços como consultor na área.
    Hoje quando analiso as palavras chaves utilizadas nos buscadores para chegar ao blog, vejo que em muitos casos os leitores usam alguma palavra chave do tema das publicações juntamente com meu nome.
    Interessantes seus comentários.
    Abraços!