O que fazer com o blog no período de férias?

Os últimos dias do ano e o mês de Janeiro são difíceis para qualquer área, inclusive para um blog. Nesse artigo vou falar para aqueles que tem, ou pretendem ter, um blog profissional, e que estão acompanhando a série de artigos “Como criar um blog profissional” sobre o que fazer com o blog no período de férias.

Para a grande maioria dos blogs, principalmente os que já estão há algum tempo na ativa, o volume de visitas mensais irá cair muito nesse período em que parece que o Brasil tira férias. Mas é possível conquistar novos posicionamentos nos mecanismos de busca e novos visitantes que ainda não conhecem seu blog, tudo depende da estratégia que irá adotar. O importante na internet é sempre pensar e traçar estratégias pensando no futuro.

Você pode aproveitar esse período de várias maneiras, vou citar algumas:

  1. Reformular o layout do blog
  2. Reescrever os artigos antigos, buscando melhorar, ou assegurar, o posicionamento nos mecanismos de busca
  3. Escrever novos artigos sobre assuntos relevantes para o nicho de seu blog e conquistar posições importantes no Google

feriasblog

Como aproveitar o período de férias para conquistar o nicho de seu blog

O que você precisa entender é que seu blog profissional pode se aproveitar desse período, onde as visitas diminuem, para crescer. Mas como assim? Crescer quando as visitas diminuem? Isso mesmo!

Geralmente os blogueiros que já dominam o nicho de seu blog irão ficar desanimados com a queda nas visitas e irão “aproveitar” para tirar férias também (já começaram a aparecer os artigos explicando que o blog irá “entrar de férias”), ou pelo menos diminuir a frequência dos artigos. Esse é o momento de você aproveitar para estabelecer seu blog no nicho ao qual ele pertence.

Segue uma relação de tarefas que você pode executar para levar vantagem sobre os blogueiros que irão tirar férias nesse período:

  • Pesquise assuntos que estão em alta nesse período (você pode utilizar o Google Adwords para isso) e que estão relacionados com o nicho de seu blog. Procure escrever sobre esses assuntos, mostrar o seu conhecimento sobre o assunto. Você pode ganhar destaque e conquistar espaço entre os leitores dos blogs que dominam o nicho e se encontram em férias.
    • Produza conteúdo de qualidade para seu blog de nicho
    • 5 dicas para aumentar o número de visitantes de seu blog
  • Procure fidelizar os leitores que não estão de “férias”. Escreva um artigo sobre Feeds, o que são, como utilizar e como assinar os feeds de seu blog. Nesse período você pode conquistar novos assinantes de feeds para seu blog.
  • Procure aumentar o número de seguidores no twitter, pode seguir a mesma dica dos feeds, escreva um artigo sobre o que é o twitter e como seguir seu perfil. Coloque também um ícone com seu twitter em destaque no blog para atrair seguidores.
  • Crie perfis nas redes sociais de divulgação de blogs como diHITT, Rec6, do Melhor e outras. Divulgue seus artigos mas aproveite também para se apresentar a blogosfera, dizer quem você é e conquistar mais que visitas, conquistar amigos.

E você, o que pensa em fazer para ganhar espaço na blogosfera nesse período de férias? Deixe sua ideia nos comentários, compartilhe seu conhecimento!

Crédito imagem: http://simplexveritas.blogaze.com

Cansado de procurar por nichos pra ganhar dinheiro?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

9 Comentários

  1. Olá,
    Tenho um blog e realmente as visitam começaram a cair nesse período de férias, como agora em julho. Suas dicas são excelentes, a do twitter também. Sucessos para seu blog! A propósito, dê uma passadinha lá e veja o que achou do meu blog!

    • Ricardo,
      obrigado pelo comentário. Esse período de férias de julho o impacto deve ser menor que o período de janeiro, mas ainda assim traz mudanças nas estatísticas. É preciso ter criatividade nesses períodos.
      abraço.

  2. Gustavo Freitas

    obrigado pelo comentário, sim sou Bacharel em Sistemas de Informação. Essa área é muito interessante e os blogs que tratam desse assunto são sempre muito procurados, sucesso.

  3. quandoadormecer

    Muito bom este blog! Perfeito para qualquer um que deseja crescer com seu próprio blog. O meu está para completar 1 ano de criação e sempre tento inovar. Se for do agrado, dêem uma passadinha lá :D

    Também não pude deixar de notar o fato de você, Gustavo, ser Bacharel em Sistemas de Informação. Estou encaminhando para o segundo ano do mesmo curso, e tento sempre que possível, utilizar o que aprendo na faculdade dentro do meu blog, para ficar cada vez mais atraente.

  4. Gustavo Freitas

    Ana,
    claro que também precisamos de férias…rs…carregar as baterias.
    abraço.

  5. Ana Karenina

    Olá Gustavo

    Excelentes sugestões para fazer nas férias, estou de férias parciais do blog, programei alguns artigos, leio alguns feeds, comento alguns posts e vou acompanhando a blogosfera de modo mais devagar afinal é preciso aproveitar as férias já que trabalhamos o ano inteiro no blog.

    Sempre há o que fazer pra melhorar no blog seja nas férias ou no período normal, no dia que estivermos totalmente satisfeitos com tudo e achar que nada pode ser melhorado é porque já perdemos o gosto pelo blog.

    Feliz 2011 para todos os blogueiros, desejo um ano repleto de inspirações e boas ideias!

    Um Abraço

    @anakint

  6. Gustavo Freitas

    Aprender Farmacia,
    tem muito o que fazer sim, siga o que está escrito no artigo, procure ganhar seu espaço para poder consolidar durante 2011,
    abraço e Feliz 2011 pra você também!

  7. Aprender Farmacia

    Quem tem blog novo, como é o meu caso não tem muito o que fazer. Apenas criar novos conteúdos para entrar 2011 com o pé direito.

    Felicidades e sucesso para vocês em 2011.

  8. A mais nova forma de anunciar!

    Trabalhamos em função dos sites que fazem parte da rede. Se eles publicam nós publicamos. Então se eles não param, nós continuamos a trabalhar. Não temos férias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *