O que eu mais odeio em blogs – Visão de leitor e blogueiro

São inúmeros blogs existentes em nosso país. Alguns são profissionais, que trabalha diariamente na produção de conteúdos de qualidades, outros existem apenas para seus respectivos autores postarem opiniões, criticas e textos próprios. Eu, Felipe Santos, sou bastante viciado em blogs, conhecer novos blogs e me tornar um leitor assíduo de cada blog que eu conheço e gosto. Tenho uma lista enorme de blogs favoritados, os quais não deixo de acompanhar por um dia. Todos esses blogs me ganhar como leitor, devido algumas características que considero essencial, seja conteúdo, design, usabilidade, dentre outros.

Cada um tem seu método de avaliação de blogs (Alguns não avaliam blogs). Eu, por exemplo, preocupo primeiro com o design do blog. Portanto, se existe um blog que possui um design ruim, mas conteúdos de qualidade, dificilmente eu vou conitnuar no blog. (Sou chato com isso mesmo). É claro que alguns possuem um design que confunde um pouco – é o caso do QCB, mas que permaneço como leitor por gostar do modo que eu encontro facilmente o conteúdo desejado, possui um autor dedicado e prestativo, além de conteúdos bons.


Essas são algumas coisas que me agradam e não me agradam em blogs. Existem diversas outras, as quais você vai conhecer abaixo. Antes, gostaraia de lembrar que este é um post onde falo com uma visão de leitor e blogueiro. São coisas que não é somente eu que vejo dessa forma, mas muitos leitores e viciados em blog.

Péssimo design

Como citei acima, se o seu blog tem um péssimo design, você não terá minha visita e de muitos outros leitores. O design é de suma importância em um blog e no seu não é diferente, independente do nível do mesmo, seja profissional ou pessoal. Em um artigo que escrevi aqui no QCB, eu falo que o seu blog é 50% de conteúdo e 50% de design. (Conteúdo não é tudo. Preocupe-se com o design)

O ideal é que você tenha um design simples e funcional. Sem muitas coisas e sem confusões. Utilize apenas o necessário para o seu blog.

Muitos anúncios | Poucos conteúdos

Qualidade vale mais do que quantidade. Esse é um dito popular que todos nós conhecemos e devemos colocar em prática na hora de lançar um blog, pricipalmente na hora de adicionar anúncios de programas afiliados e do Google AdSense. Tem blogueiros que adicionam diversos anúncios, em diversos locais do blog, e isso não é legal. Não é porque você utiliza muitos anúncios que você vai ganhar mais dinheiro. Tem blogueiros que utilizam um ou dois blocos de anúncios e ganham uma boa quantia por mês. Portanto, procure conhecer os melhores e mais rentáveis lugares do seu blog.

Antes de se preocupar em colcoar os anúncios, preocupe-se em escrever e compartilhar conteúdos de qualidade. Como eu disse no tópico de design, os conteúdos são os outros 50% do seu blog. Foque naquilo que é realmente importante.

Aqueles que têm como principal objetivo, ganhar dinheiro, jamais conseguirá realizar o mesmo. São muitos os blogs com este objetivo e, se você é um desses, você não vai conseguir visitantes e sem visitantes seu blog não existirá.

Falta de comprometimento e atualização

São vários os blogs que começam a postar artigos diariamente e, de uma hora para outra, param. Isso é falta de comprometimento para com seus leitores e poderá levar a você não conseguir sucessos em nenhum projeto na web, mesmo que futuramente. Então, mesmo que apenas por duas ou três vezes na semana, atualize seu blog, para que você possa garantir a credibilidade de seus leitores. O comprometimento é importante, mas não deve funcionar apenas com a frequencia de atualizações do seu blog, mas com diversos outros aspectos do seu blog, sendo um deles a publicidade.

Portanto, jamais deixa seu blog sem atualização por uma semana ou mais, a não ser que você tenha compromissos pessoais. Quando isso acontecer, deixe um aviso para seus leitores e seguidores, pois, assim, eles não desistem de seu blog.

Humildade é a essência da vida | Desonestidade

A humildade é a essência da vida. Isso é válido para os blogs e para quem os gerenciam. Seja humilde com seus leitores, pois, assim, você consiguirá muitos resultados positivos. Existem blogueiros que, por terem um blog bem visitado, sucedido, deixa de lado aqueles que fazem do seu blog ser bem sucedido, os leitores. Resultado disso – de falta de humildade, é tratar alguns leitores, seja nas redes sociais, comentários ou outro meio, com ignorância, arrogância. Seja humilde, do início ao fim, fazendo sucessos ou não.

Ser desonesto é uma falta de caráter. Copiar ou utilizar artigos de outros blogs e não citar o autor do mesmo, é desonestidade e as pessoas não gostam disso. Assim sendo, dê os devidos créditos quando os artigos ou conteúdos publicados em seu blog não for de sua autoria.

Navegabilidade complicada

É ruim, de fato, entrar em um blog e não encontrar o que você procura, devido à dificuldade na navegação do mesmo. As pessoas querem encontrar aquilo que procura, o mais rápido possível e, se o seu blog não oferece uma boa navegabilidade, você perderá muitos visitantes. Então, valorize a navegabilidade de seu blog e tenha mais visititantes.

Deixe seu comentário.

E você, tem alguma coisa que você odeia ver em blogs e que não esteja presente nesta lista ? Deixe sua opinião para discutirmos mais sobre.

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

23 Comentários

  1. Costumo dizer que se Conteúdo é rei a Usabilidade é a Rainha.

    Concorda?

    • Darlyn, obrigado pelo seu comentário.

      Concordo sim. Foi uma boa essa sua frase. Valorizar ambos é sinal de um blog de sucesso.

      Abraços, Felipe

  2. yara xavier

    Felipe, sou redatora e também leitora de blogs. Tenho um comentário sobre o seu artigo: capriche na revisão.

    • Yara Xavier, obrigado pelo seu comentário.

      Pode deixar que vou seguir sua sugestão.

      Abraços, Felipe

  3. Sensacional seu artigo amigo. Sua opinião reflete muitos pontos de vista que compartilho com você. Como disse que gosta de conhecer novos blogs e seu um crítico quanto ao design, gostaria que desse uma olhada em meu blog e se possível comenta-se… um abraço e muito sucesso pra vc

    • Murilo, muito obrigado pelo seu comentário.

      Que bom tenha gostado do artigo. Seu blog é criado a partir da plataforma Blogger. Eu, particularmente, gosto muito do Blogger e acho que você poderia melhorar um pouco seu design, talvez trocar para um tema mais ‘atual’ (Digo nos padrões atuais, utilizando apenas uma sidebar). Mas, se você gosta dele assim, recomendo que permanece com ele. A sua opinião sobre seu próprio tema é mais importante. Se desejar trocar o tema, posso indicar alguns sites que disponibiliza temas grátis e de qualidade ou um profissional que criar um tema ao seu gosto, por um preço muito bom.

      Abraços, Felipe.

    • Murilo,

      Gostei bastante da fonte que você utiliza. É legível e não atrapalha em nada. O mesmo vale para os anúncios, que também não atrapalha o fator principal: conteúdo.

      • Opa, muito obrigado pelos comentários Felipe! Meu blog é bastante novo, foquei mais em produzir conteúdo do que no design em si. Com mais tempo irei fazendo uma “reforma”. Obrigado de novo e muito sucesso para você e seu blog!

        • Murilo,

          Agradeço e também desejo sucesso para você e seu blog. Você fez a coisa certa, focou-se no conteúdo. Mas, como eu disse, o design é 50% do seu blog, portanto deve ser valorizado também. Mas, assim que você achar necessário que deve ser feita a mudança, faça. A mudança é útil para a continuidade e valorização do seu blog.

          Abraços, Felipe.

  4. Olá Felipe

    Sem dúvida um blog sem postagens dá a impressão de que o autor desistiu.

    Todavia, como os problemas de cada um muitas vezes acumulam, devemos reconhecer que o blog seja esquecido durante uns tempos.

    Por outro lado, um blog ativo e bem-organizado convida o visitante a retornar, principalmente se o conteúdo for deveras interessante para o aprendizado dele.

    • J. Guimarães, obrigado pelo seu comentário.

      Concordo com você em todos os pontos citados. Eu, particularmente, só me mantenho leitor de um blog atualizado, que poste em média 2,3 ou mais artigos por semana, com excussão de um, chamado Gerenciando Blog. Se um blog passa duas semanas sem atualizações, já excluo o mesmo de uma lista que tenho. Atualização frequente é de suma importância para um blog.

      Abraços, Felipe.

        • J.Guimarães, obrigado pelo comentário.

          Faço de tudo para que a qualidade esteja em primeiro, junto com o gosto do leitor.

          Abraços, Felipe

  5. Olá Felipe, para um blogueiro nada como a voz do leitor. Seu texto contem muitas dicas, praticamente a receita de um blog com intenção de crescer.
    Bem, gostaria de aproveitar sua experiência e pedir que desse uma opinião acerca do meu blog (http://cafecomdireito.com.br) tenho ctz que poderá me dar umas dicas ou ao menos se estou no caminho certo.
    Obs. um ponto que considero muito importante e vc abordou no texto é o comprometimento/atualização, neste quesito meu blog realmente deu uma parada por uns tempo (por vários motivos), mas pretendo retomar em 2012 com tudo, por isso também vc pode encontrar algumas áreas em construção ou incompletas.
    Ficou no aguardo. abrs. ótimo post.

    • Café com Direito, obrigado pelo comentário.

      Amigo, gostei bastante do seu blog, não vejo nada de ruim nele. Tem um design agradável. Os conteúdos são necessários. Postar 3 artigos por semana ou mais, é ideal para você, mas se você não tem a possibilidade, não se preocupe. Só não deixe seu blog bastante tempo sem atualização. Sinceramente, gostei do seu blog.

      Abraços, Felipe.

      • Obrigado pelo feedback Felipe. Sempre acompanho o QCB para pegar dicas. Abrs.

        • Stanley, agradeço você por acompanhar nosso blog. Fique de olho que iremos trazer muitas coisas boas ainda este ano.

          Abraços.

  6. Vamos lá no que eu odeio em alguns blog(sou dono de um blog e nao faço essas coisas)

    *blog que toca musicas automaticamente
    *blog pesado demais(o meu é um pouco mas to tentando melhorar)
    *Muitos erros de portugues

    • Agnaldo, obrigado pelo seu comentário.

      Concordo com você em todos os tópicos listados. Também odeio blogs que possui um player automático. Erros de português são prejudiciais para qualquer blog. O mesmo vale para blogs pesados. Se você utiliza o WordPress, poderá procurar por plugins que possam te ajudar na velocidade do seu blog.

      Abraços, Felipe.

  7. Li com atenção sua opinião e sinceramente gostei. A blogosfera carece de pessoas frontais e a frontalidade jamais está a nosso favor ou contra senão não seria frontalidade. Daí que eu fique grato se me visitar e puder com frontalidade dizer o que acha mau ou mal. Agradecido
    David Oliveira

    • David Oliveira, obrigado pelo comentário.

      Fico feliz por ter gostado do artigo. Vou lançar uma série para análises de blogs futuramente, mas posso lhe dizer que o seu possui algumas coisas desnecessárias na sidebar. Mas, se você gosta dele assim, é melhor deixá-lo como está. O que vale é sua opinião sobre seu próprio blog.

      Abraços, Felipe.

  8. Alexandro Heleno

    Gustavo, é certo(no seu ponto de vista), que um blog pessoal tenha slide no seu design? Sabe, aqueles slides de notícias, presentes em grandes portais. Eu tenho essa dúvida cruel, será que o design simples já é o suficiente? Me ajude.

    • Alexandre Heleno, obrigado pelo comentário.

      Sou Felipe e posso lhe ajudar. De acordo com o tema do seu blog ficaria bacana sim. Na minha visão, ter um design simples é uma boa. Leitores não querem complicações na hora de procurar o que desejam.

      Espero ter ajudado. Abraços, Felipe.

Deixe uma resposta