O que eu aprendi e posso ensinar após o Afiliados Brasil 2013.

Com mais de 5 anos de experiência numa profissão tão recente como a de blogueiro profissional e um dos pioneiros no compartilhamento de conhecimentos de como ganhar dinheiro na internet, junto com o Marcos Lemos e o Paulo Faustino, esperava ir no Afiliados brasil 2013 e aproveitar pra conhecer os amigos citados acima e outros que há muito esperava pra conhecer pessoalmente, por já acompanharem meu trabalho de perto como o Arlindo Armando, o Juliano Abrahão, o Joseilton do Sucesso a Jato, o André Darugna e seu irmão Alysson Darunga, o Marcelo Leitner, o Gustavo Guerra, o Victor Palandi e muitos outros…

O que eu não esperava era ser surpreendido por alguma palestra, por algum assunto abordado e também pela juventude das pessoas que estão trabalhando muito e fazendo acontecer na internet brasileira. Não esperava também ouvir uma palestra em que um ícone da internet, um empresário de sucesso, mostrasse os erros que cometeu durante sua jornada.

Por isso o Afiliados Brasil 2013 foi incrível, três dias de muito networking, conversar com pessoas reais e novos amigos e parceiros de negócios conquistados. Foi incrível mesmo!

afiliados brasil 2013

O que eu aprendi no Afiliados Brasil 2013

O dia em que eu voltar de um evento, seja em qual linha de negócios for, e não tiver aprendido nada nas palestras, no networking e na convivência com pessoas que estão começando e com as que já são referência, deixo de ir em eventos. Segue o que aprendi no Afiliados Brasil 2013.

1- Fazer networking é muito importante

3914_517824854952088_1275288861_n

Mais importante que assistir as palestras é fazer um bom networking. Mas não procure apenas tirar vantagem do momento pra se fazer conhecer a todo custo. Seja sincero e faça amigos e não SOMENTE networking.

Não procure ir atrás apenas das referências, dos palestrantes, dos organizadores. Vá também ao encontro de pessoas que você nunca ouviu falar e você pode se surpreender. Foi assim comigo. Conheci pessoas incríveis, com projetos incríveis e que eu não sabia.

Mas não deixe de ir em busca de se fazer conhecer também para os grandes do evento. Você precisa mesclar isso ou talvez não alcançará objetivos concretos após o evento.

2- Existem pessoas que sabem MUITO mais que você

184396_518345091566731_486401191_n

Você pode ganhar mais de R$10.000,00 (dez mil reais) por mês e achar que sabe muito mais que qualquer um que está no evento. Se sentir “o cara” e achar que não precisa de nada daquilo. Se você pensa assim, certamente não foi no evento e nem vai nesse tipo de evento. Fica um conselho, sai do seu mundinho e zona de conforto e vá em busca de conhecimento, você está precisando.

Muitas pessoas sabem mais que você e se estivessem no seu lugar, tomando conta do seu negócio, ele estaria rendendo várias vezes mais. Fica a dica.

3- As pessoas de sucesso são pessoas reais, como você

todos no afiliados brasil 2013

Muitas pessoas me procuram com receio. Teve uma que disse o seguinte,

Não queria atrapalhar o Senhor, só dizer que acompanho seu trabalho, é fantástico.

Após dizer isso ela foi se retirando apressadamente, como se realmente estivesse me atrapalhando. Tive que chama-la e pedir para segurar minha mão. Falei, viu, sou de carne e osso, sou real. E estou aqui pra ganhar tempo e não perder, então venha cá e me dê seu cartão de visitas e me conte um pouco sobre o seu negócio, pois o meu você já conhece… Alegre

As pessoas são reais. Um evento desse nível serve pra mostrar isso a todos. Erramos como vocês, talvez somos apenas mais teimosos e continuamos nos qualificando e insistindo quando todos já teriam desistido. Somos reais e somos sobreviventes.

4- Não importa o seu nível na blogosfera, pode ser que alguém o admire

603146_477359269013455_770321918_n

Incrível foram os encontros com os ícones que acompanho há muito tempo. Achei que era conhecido apenas por algumas pessoas fora do nicho de metablog, mas vi que muitos conhecem e acompanham meu trabalho.

Marcos Lemos citou meu nome na sua palestra, Paulo Faustino quando me viu me abraçou na hora e o caso mais estranho foi o do Fábio Ricotta da Mestre SEO. Fiquei em volta dele o evento todo e somente no último dia consegui chegar perto dele sem estar rodeado de pessoas. Conheço o trabalho dele desde 2008 quando escrevi um artigo sobre ele. Quando me apresentei ele me conhecia e acompanhava meu trabalho e disse que eu era um dos pioneiros no Brasil. Sensacional…

Conversei também com pessoas que, apesar de terem poucos acessos ou poucos ganhos na blogosfera, eu os admiro, como por exemplo dois jovens que estão ainda começando, como o Victor Palandi e o Gustavo Guerra. E alguns jovens que já estão vivendo exclusivamente de seus ganhos online como o Arlindo Armando.

Conclusão

Perder um evento desse porte é deixar passar uma oportunidade única. Conhecer pessoas que estão no mesmo caminho que você é sempre uma ótima oportunidade de fechar negócios e começar grandes amizades. Fiz algumas nesses 3 dias incríveis e se você não foi, uma pena, perdeu.

Fica a dica de que ano que vem acontecerá novamente, então não deixe passar.

Confira no link as fotos do evento em meu álbum pessoal.

Atualizado em 12 de junho de 2013

Ontem fiz um hangout com alguns participantes do evento e falamos justamente sobre a nossa experiência no Afiliados Brasil 2013. Confira no vídeo abaixo e aproveite pra assinar meu canal do Youtube.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

54 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Não tem link para entra contato contigo, estou com duvida comecei um blog tecnologia, porem tentei envia divulgaçao do site para algumas emails mais de 1 mil porem começou a da erro de envio, pesquisando no google descobri existe um limite de envio e ser ultrapassar é bloqueado por 24 horas no gmail, acho estou bloqueido…Você já trabalha tanto tempo com blog como você faz para envia mais de 1000 email diario sem bloqueio, vc pode recomenda uma forma que eu possa usar…

  2. Realmente, eventos desta magnitude apenas demonstra todo o profissionalismo do internet marketing em nosso país e o comprometimento que todos os profissionais demonstram para esta nova profissão.

    Eventos como estes devem permanecer e serem difundidos por todo Brasil.

  3. Olá, Gustavo!

    O Osmar expressou bem o sentimento que também tive: me doeu o coração por não ter podido participar do evento. Mas, tive um bom motivo pessoal: era aniversário da minha esposa e já tínhamos uma viagem planejada há vários meses.

    Gostei muito de ler seu depoimento, justamente por não focar nos aspectos técnicos, mas sim nas questões humanas, igualmente ou até mais importantes.

    Eu sempre o elogio dizendo que você me inspirou desde o início dos meus blogs – e continua sendo assim até hoje. Você passa uma imagem de profissionalismo e ética que poucos têm. Parabéns!

    Um abraço!

  4. Uau que sensacional isso e a experiência única! Eu iria reconhecer todos assim de fotos e vídeos da internet, mas não acho que teria coragem de falar com vocês.. ou provavelmente faria igual a pessoa aqui que te chamou de senhor e que admira. Sou péssima na vida real para ser social 🙂

    Parabéns por ser reconhecido.. e lógico que ia ser reconhecido né? E que venha uma dessas no RJ também.

    1. Dani,
      eu também sou muito difícil pra conhecer novas pessoas pessoalmente, mas num evento como esse, isso termina rapidamente, pois todos querem se conhecer e fazer novos contatos.
      Se tiver no RJ estou dentro, pois é muito mais perto pra mim.
      abraço.

  5. Olá Gustavo,
    Meu coração dói até agora por não ter ido a esse evento, entretanto era uma missão impossível, pelo menos nesse ano, pois moro em Roraima extremo norte do brasil e ao mesmo tempo estava dando aula, pois sou professor na rede municipal.
    Mas já estou me planejando para que no próximo ano eu esteja lá e conheça todos os blogueiros que tanto admiro.
    Quero dizer que admiro muito você e espero um dia quem sabe ter a oportunidade de conhece-lo.
    Abraços.

  6. Realmente foi um evento fantástico, e todas as pessoas com quem conversei elogiou muito o Afiliados Brasil, oportunidade unica na blogosfera brasileira. Depois de muitas tentativas,consegui conversar com você por 5 minutos, mas valeu a pena, e nessas horas que o networking é muito importante e aprendemos muito mesmo. Valeu Gustavo, esperamos estreitar uma bela amizade. Abraços.
    Jose Manoel

  7. Parabéns Gustavo, eu acompanho todos os blogueiros que você citou, inclusive você também, mas nunca me deparei em si com todos, nem entrei em contato, máximo que fiz foi adicionar no Facebook. Estava louco para ir ao evento, apesar de não ser blogueiro (ainda), mas estava muito afim.

    Abraços.

  8. Foi muito bom mesmo Gustavo, se pudesse entrava em uma maquina do tempo como disse o guga lá no final. Muito bacana mesmo, tenho trocentas anotacoes pra testar coisas, nao da pra medir o que aprendi seja nas palestras, seja nos botecos que rolaram depois
    Valew a comapnhia na ida, espero que surjam outros eventos!

  9. Olá Gustavo, vi as fotos no facebook e tenho que confessar que fiquei com inveja e muito desejo de estar no próximo. Espero saber mais informações sobre o próximo evento e desta vez me programar para estar lá.

    Abraços.

  10. Olá Gustavo

    Acredito que deve ter sido emocionante. Nos encontros sempre surgem surpresas agradáveis. Há aproximação entre as pessoas.

    Tudo o que posso lhe dizer é que se eu fosse certamente citaria o nome de cada um de vocês, sem necessidade de apresentação. Pois já os conheço da internet e tenho a impressão de que os vejo pessoalmente.

    Neste ano os motivos de saúde, existenciais e também pessoais me prenderam em casa. Confesso que seria difícil ir. Mas torço para que no ano que vem possa estar presente. Mesmo porque conheço muito bem São Paulo. Já morei nessa cidade.

    Enfim, felicidades a todos os que estiveram presentes.

  11. Olá, Gustavo.

    Muito bom esse artigo. Nossa, se você que já é um ícone, ficou com essa empolgação toda!, imagine eu, que apenas estou engatinhando, passar pelas situações que você passou. Pode acreditar que sentir o abraço fraterno do Paulo Faustino, foi realmente muito empolgante.
    Mas, me senti muito honrado de conhecer você, logo de chegada no saguão do hotel. Você, Marcos Lemos, Paulo Faustino, Jonathan Taioba, e muitos outros, são pessoas reais e amplamente acessíveis. Sem contar as demais pessoas que conheci, inclusive os irmãos André e Alyson Darugna, que me deram a maior atenção! Eu nem sabia quem eram eles!
    Rapaz, falar pessoalmente com o Paulo Faustino e com o Flávio Raimundo e receber toda a atenção deles, foi o máximo.
    Pode acreditar que ano que vem estarei lá, numa situação mais que “engatinhando”.

    Grande Abraço,

    David Eme

    1. David,
      foi um prazer lhe conhecer. Uma história de vida e tanto. Torço muito pelo seu sucesso.
      O André e Alyson Darugna também não conhecia pessoalmente e ficamos amigos rapidamente.
      Espero então pelo encontro do ano que vem.

      abraço.

      1. Caros amigos, foi um prazer conhecer vocês e tantas outras pessoas no Afiliados Brasil. O Networking que acontece nesses eventos não só nos agrega bons contatos para o trabalho, como criar grandes amizades.

        Estou disponível sempre que precisarem, como sei que vocês estarão sempre comigo. Abraço.

      2. Olá Gustavo.

        Realmente uma das principais coisas que eu trouxe de evento foi sua amizade.
        Foi um grande prazer te conhecer. Espero que possamos nos encontrar novamente o mais breve possível.

        Grande Abraço,
        Alyson Regis Darugna.

          1. Olá, pessoal,

            Muito bom, mesmo.
            Foram dias incríveis na companhia de pessoas incríveis.
            Além de muitos outros, o André e o Alyson demonstraram uma cumplicidade fantástica no tocante ao Evento em si, fazendo com que o network fosse de qualidade.
            Grande Abraço

  12. Olá Gustavo,

    Não pude participar do evento, mas vi várias pessoas que acompanho e que fazem excelentes trabalhos no mercado de afiliados. Com certeza, encontros como esses ajudam a crescer e fortalecem as amizades tanto na Internet quanto fora dela. Já estou no aguardo para o próximo.

    Grande abraço e sucesso sempre!

  13. Gustavo,

    tenho que dizer que foi uma honra conhecer você pessoalmente. Depois de tantos anos nos falando apenas online, um encontro como esse serviu para reforçar nossa amizade.

    Quem não esteve no Afiliados Brasil perdeu em conhecimento e em contatos pessoais. Seu resumo mostra exatamente isso.

    1. Marcos,
      foi uma honra também conhece-lo pessoalmente. Foi um experiência sensacional passar esses dias com pessoas acima da média, como todos que estavam lá.
      Grande abraço.

  14. Há coisas que aprendemos apenas em eventos ao vivo. Interações reais com pessoas reais renovam o fôlego dos que participam. Reconheço a importância de eventos como este, só lamento não ter ainda como participar ao vivo desse intercâmbio tão valioso. De qualquer forma, seu post soa legal: “veja só o que você perdeu não indo, vê se vai da próxima”.

  15. Gustavo, foi um evento sem igual, fantástico! Foi um prazer conhecer você pessoalmente, espero poder fazer contato novamente em outros eventos como este 😉

    Abraços, Arlindo Armando

  16. Olá Gustavo!

    Primeiramente fico muito feliz de ter lhe conhecido pessoalmente no evento, alguém como você que sempre acompanho e admiro os seus trabalhos!

    Segundo, quanto ao evento, bom, acho que tive um bom aproveitamento de tudo! Com muito networking e conhecimento nas palestras! Achei particularmente um excelente evento, sendo que foi o meu primeiro!

    Espero ir em mais eventos desse tipo, pois gostei muito mesmo de estar com pessoas com muita coisa para agregar ao meu conhecimento. E quem sabe em um desses que eu apareça nós voltamos a nos encontrar!

    PS: Valeu por me citar no artigo! 🙂

    Até!

    1. Gustavo Guerra,
      você e outros jovens estão tendo oportunidades que nós, que começamos a caminhar na blogosfera com uma idade mais elevada, não tivemos.
      aproveite.
      abraço.

  17. Olá Gustavo, parabéns pelo artigo, está impressionante a maneira como você aborda os eventos,realmente é muito gratificante ir a eventos,adorei ler o artigo. Um abraço e sucesso!

  18. Gustavo,

    Foi bom te conhecer apesar de falar muitas vezes que estava meio intimidado e tímido,um dos fatores é ser meu primeiro evento, acabei conhecendo muitas pessoas bacanas que só conhecia pela internet ou tinha visto o avatar delas no facebook rsrs.

    Espero e planejo estar no próximo evento! Agora é trabalhar para colocar em pratica o que aprendemos.Só preciso que disponibilizem o último dia em vídeo,pois perdi este dia hehehe.

    Abraço!

    1. Edinir,
      obrigado pelo comentário, um grande prazer ter você aqui nesse espaço.
      Aprendi muito e um pouco do que aprendi ainda será usado no seu blog na consultoria.
      abraço.

  19. Sensacional. Certamente um evento como esse a gente só tem a ganhar, em tudo: conhecimento, amizade, troca de experiências etc. Acredito que isso nos engrandece como profissionais e como pessoas. Acredito que o próximo será bem mais movimentado, quem sabe eu não apareça :).

    Abraço.

  20. Caro Professor,

    Muito obrigado por me citar no artigo mas… mais do que isso, conhecê-lo foi uma grande honra, pois desde que cheguei na internet e muito antes de criar um blog e fazer algo do tipo eu lia seus artigos mas sempre na retranca de comentar e interagir.

    Hoje depois de quase um ano de negócios online e não sabendo ainda bulhufas nenhuma, senti que estava no céu neste evento rodeado por estrelas, e o sr. como sempre uma delas.

    Obrigado por me deixar apertar sua mão em meio aos fãs que lhe assediaram naqueles dias.

    Foi uma grande honra mesmo.
    Paz em seu coração!

  21. Você tem toda razão. Perder um evento igual é perder uma oportunidade única. Rapaz, você não sabe o quanto fiquei ressentido por não participar. Me programando melhor para o próximo.

    Só me resta ler matérias dos participantes para ficar com menos remorso. 🙂

  22. Realmente eu perdi, mas nem por isso deixei de acompanhar de longe o que estava acontecendo.

    Além de aprender muito, umas das coisas mais importantes é conhecer as pessoas, compartilhar experiencias e neste evento aconteceu muito isto. Pelas fotos puder reconhecer vários que mantenho contato pela internet e espero em breve por encontrar todos pessoalmente.

    Abraço.