Você já deve ter ouvido ou lido esse nome em algum lugar, e provavelmente se perguntou: o que é Tumblr?

Pois saiba de antemão que essa plataforma estranha à primeira vista e de nome esquisito já conta com quase 2 milhões de usuários brasileiros, e pode ajudar seu blog a conquistar mais visitantes, melhorando seu SEO e abrangendo mais conteúdo aos seus leitores.

Uns definem o Tumblr (pronuncia-se tchambler ou tâmbler, meio abrasileirado) como um meio termo entre WordPress e Twitter. Outros acham um mix de Blogger e Facebook. Se a gente analisar, faz sentido essas comparações, pois o Tumblr permite criar texto como  o WordPress ou Blogger, e rebloggar, semelhante ao retweet, além de simplesmente curtir artigos, semelhante ao Facebook. O diferencial é que você faz isso em um só lugar.

  • Criando uma conta

Pra começar a experimentar a plataforma, crie uma conta através de um e-mail válido. Ao acessar o Tumblr, você se depara com o espaço pra inserí-lo, além de escolher senha e a URL que você queira usar no seu blog. Você receberá uma mensagem na sua caixa postal, onde a plataforma irá disponibilizar alguns links de informações e um endereço de e-mail exclusivo, caso você queira postar artigos via celular ou mensagem de e-mail.

  • Dashboard

O dashboard é a sua página de gerenciamento principal. Infelizmente não tem versão, pelo menos ainda, em nosso bom português, mas a navegação é bastante intuitiva. Olha um exemplo:

 

Na parte de cima, ao lado do meu avatar, são as opções de posts. Dá pra publicar textos, fotos, fazer uma citação, compartilhar links, fazer um bate-papo, postar música ou vídeo. Abaixo, aparece as atualizações das pessoas que sigo. Ao lado direito, há alguns outros links. Os mais importantes são o número de seguidores e seguidos, mensagens, drafts e customize, que é onde você edita muitas coisas da sua página do Tumblr.

  • Customize

Essa é a parte onde se edita as configurações visuais e de comandos da sua página do blog do seu Tumblr. Ela se apresenta mais ou menos assim:

 

 

Na parte superior há comandos simples, onde se pode adicionar páginas estáticas, alterar e editar templates, integrar Twitter e Facebook ao Tumblr, editar título e descrição do blog, criar páginas estáticas e incluir seus links na página principal, entre outras coisas. Tudo oferecido de uma maneira bem simples e rápida de editar.

Enfim, essa foi apenas uma apresentação básica do Tumblr. Nos próximos artigos, vamos aprender como postar, como customizar, interagir com outros tumblrs, como usá-lo pra divulgar seu blog principal, instalar botões de compartilhamento, monitoramento pelo Google Analytics, entre outras muitas coisas. Você verá como é fácil trabalhar com a plataforma, e verá também como ela é viciante.

Se você já tem algo por lá ou recém criou a conta, pode dar uma olhada e seguir meu blog lá, o Lugar Com J, um espaço dedicado ao humor e entretenimento.

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Tenho Tumblr há pouco mais de um ano e no começo gostei bastante, mas tenho que confessar que fiquei com preguiça dele nos últimos tempos e acabei deixando só pra feeds. Vamos ver se me animo de novo.

  2. Ótimo artigo Júnior, criei o meu ontem, atraída pela curiosidade da pergunta “O que é o Tumblr?” , mas ainda não postei nada. Fico feliz em saber que você estará nos abrindo as portas do Tumblr. Abraços e uma ótima Páscoa!

  3. Fico muito feliz que vcs estao se interessando pelo Tumblr tbm. Pois ele abrange grandes op’coes pra que quem gosta de bloggar suas ideias.
    Espero ler mais sobre ele aqui.

    Obrigado ^ ^

    (Achei o blog por indica’cao do Mundo Blogger @mundo_blogger)

    1. Olá AtsudaHiru,

      Já uso o Tumblr há pouco mais de 1 ano, e pode ter certeza que tudo que pesquisei e aprendi vou compartilhar com todos aqui. Pode acompanhar.

      Obrigado e abraços.