Como medir o crescimento e sucesso de um blog? Um fator importante, claro, é o número de visitas que ele recebe. Mas esse não deve ser o único fator a se levar em consideração, pois com essa métrica você terá apenas a noção do crescimento de seu blog, mas e quanto aos outros blogs?

Para determinar o crescimento de seu blog o ideal é a utilização de um controle externo, que possa medir a audiência em toda a blogosfera e lhe posicionar dentro dela. O pagerankera utilizado com esse intuito por blogueiros, embora não tenha sido criado com esse objetivo, e sempre que era atualizado havia uma enxurrada de posts na blogosfera, uns reclamando que haviam perdido pontos, outros se vangloriando e escrevendo artigo de como conseguiram ganhar um ou dois pontos no ranking do Google.

No âmbito nacional tínhamos o ranking do BlogBlogs. Mas como o BlogBlogs inexplicavelmente (eles não deram detalhes do motivo) deixou de funcionar, perdemos também essa métrica, embora tivesse muita discussão sobre esse ranking, eu mesmo não o levava a sério, principalmente por ser facilmente manipulado, como ocorreu na campanha “Mamãe eu quero subir no ranking do BlogBlogs”.

O Ranking Alexa resolve a situação

Hoje lhes apresento o ranking Alexa, que irá lhe ajudar a determinar o crescimento e sucesso de seu blog.
ranking alexa, blogger, blogspot
Como podem ver na imagem acima esse é o posicionamento do Quero Criar um Blog hoje no ranking Alexa (05 de janeiro de 2011), estamos na posição 223,758 (mundial) e 4,360 (Brasil). Com esses números você pode comparar o desempenho de seu blog semanalmente e entender se ele está crescendo ou não, principalmente em relação a outros blogs que estão no mesmo nicho.

Como utilizar o ranking Alexa

Para utilizar o ranking Alexa:

  1. Acesse http://www.alexa.com/
  2. Em Search Alexa coloque a url de seu blog, por exemplo, para o QCB coloco www.querocriarumblog.com.br e depois clique em Search
  3. Retornará o resultado com a posição de seu blog no ranking mundial e de seu país
  4. Para maiores informações clique em Get Details
  5. Na próxima página você terá inúmeras possibilidades, não vou falar sobre todas, mas uma interessante é poder fazer comparações entre seu blog e outros, basta no espaço Compare, colocar a url dos blogs que deseja comparar e clicar em Compare (aconselho que sempre coloque blogs de seu nicho, para uma melhor avaliação)
  6. No resultado você poderá analisar como seu blog tem evoluído, ou não, dentro do seu nicho de mercado. Pode ser que você tenha crescido muito em número de visitantes, mas os outros blogs do nicho tenham crescido ainda mais, o que lhe mostrará que o próprio nicho está crescendo e outras estratégias devem ser empregadas para alcançar essa audiência que está aumentando

Como divulgar o ranking Alexa para os visitantes

Para divulgar seu ranking Alexa para seus visitantes você pode utilizar os widgets que o próprio Alexa disponibiliza. Para isso siga os passos:

  1. Acesse o site http://www.alexa.com/siteowners/widgets
  2. Escolha o modelo de widget que deseja colocar em seu site
  3. digite a url de seu blog no campo relacionado ao widget que escolheu
  4. Copie o código gerado e cole em seu template, no local que melhor lhe agradar

Como melhorar o posicionamento de meu blog no ranking Alexa

O funcionamento do ranking Alexa é baseado, principalmente, nas estatísticas enviadas pelos usuários que possuem o Alexa Toolbar (uma barra instalada nos navegadores) de milhões de pessoas pelo mundo, além de outras fontes de tráfego diversos não divulgados pelo site.
A classificação do posicionamento dos sites e blogs é feito levando-se em conta uma média dos três últimos meses de tráfego, combinando-se os dados dos pageviews e dos visitantes únicos. O próprio site diz que a classificação é complexa, e é mesmo.
Uma das maneiras de aumentar o posicionamento de seu blog no ranking Alexa é conseguir mais visitas para seu blog, isso é um fato! Qualquer outra dica será valiosa se você alcançar esse primeiro objetivo.

O ranking Alexa estimula a instalação da barra de ferramentas, primeiro por que irá auxiliar na avaliação de outros sites e blogs que você visita (eles garantem que os dados não são divulgados ou relacionados ao usuário) e também por que irá registrar as suas visitas ao seu blog. Então se você ainda não tem a barra de ferramentas instalada acesse http://www.alexa.com/toolbar e instale agora mesmo em seu navegador.
Outra maneira de melhorar o posicionamento de seu blog no ranking Alexa é escrever em seu blog um artigo sobre o ranking Alexa. Mas como assim? Se você escreve no seu blog sobre o ranking e sugere a instalação da barra de ferramentas, na próxima vez que seus visitantes acessarem seu blog eles estarão enviando para o site estatísticas de visitas a seu blog, o que irá melhorar seu posicionamento.

Conclusão

É da natureza humana utilizar métricas para analisar o desempenho daquilo que está realizando, e com os blogueiros não é diferente. Queremos sempre saber em que posição estamos, e quando alguém escreve sobre um novo ranking, as pessoas correm para entrar e lutar para ficar na frente.
Hoje o ranking Alexa é o sistema de ranking para a internet que funciona, que lhe dá a certeza se o trabalho que está realizando está surtindo efeitos, em questão de número de visitantes em comparação com outros blogs do seu nicho, ou não. Segue uma relação do ranking Alexa de alguns blogs que visito com frequência:

Alguns links para que você possa se aprofundar mais no assunto

E você, já conhecia o ranking Alexa? Já utiliza a barra de ferramentas? Deixe seu comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

16 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. ola amigo, gostaria de saber se o alexa agora é pago, pois ja tem tempos que meu site esta no rank. e nao tem dados de trafegos. e quando entro no site do alexa, sempre caio em uma tela para assinatura de um plano.
    pode me explicar pq nao sou nem rankeado? ou sera pra ser ranqueado pelo alexa tem que pagar apartir de agora?
    fico no aguardo sobre alguma resposta, pois nao achei nada sobre isso na internet.

    obs: meu site tem um pouco mais de 2 meses

  2. Ola Pessoal eu criei o site a pouco tempo e pesquisando no Google sobre rank, encontrei esta materia , muito boa as dicas.
    vou usar no meu site.
    Abraços

  3. Oi, Gustavo.
    Entrei aqui pelo teu e-book “Como criar um blog no WordPress” (do qual, aliás, eu gostei muito). Tanto já havia ouvido desse Alexa Rank mas nunca entendia o que cargas d’água era isso, e este artigo clareou imensamente a minha dúvida.
    Sucesso!

  4. Realmente eu não conhecia esse Ranking. Mas gostei muito do post, e vou me aprofundar no assunto, pois um ranking para que possamos acompanhar o nosso Desenvolvimento e excelente.
    Obrigado pelo otimo Post.

  5. Excelente artigo sobre o Rankig Alexa,é bom trabalhar com essa ferramenta,pois ela fornece todos os dados que você precisa saber,sobre as visitas em seu site ou blog,e também o posicionamento dos mesmos em ralação aos outros do mesmo nicho!Abraço e sucessos a todos!

  6. Caro Gustavo,

    Valiosíssimas informações, sou muitíssimo grato por me orientar a esse respeito, irei me dedicar a descobrir ainda mais sobre o Alexa, e vi que você tem um vasto material a respeito.

    De repente e porque não com vosso conhecimento apurado lançar um e-book sobre o mesmo?

    Fico agradecido por seu e-mail e orientações. Jamais esquecerei tal atitude.

    Muita paz, saúde e sucesso.
    Até breve.

    1. Juliano,
      sabe que pode sempre contar comigo, é só entrar em contato.
      quanto ao e-book, no momento estou trabalhando em um e-book grande que espero lançar ainda esse ano (estou correndo pra conseguir isso), e quem sabe entra alguma informação a respeito do Alexa nele?
      Abraço e obrigado pela sugestão.

  7. Olá,Gustavo e Laurentino!Parabéns pela qualidade de seu tutorial on-line:Quero criar um Blog!Saudações e Boa Sorte!

  8. Todos os sites sitados acima estão de parabéns. Colhem os frutos que plantaram com muito esforço!

  9. Adelson,
    há muito tempo queria escrever esse artigo, mas por vários motivos não o fiz.
    Uma das metas para 2011 aqui no QCB é ficarmos entre os 100.000, sei que é difícil, principalmente por ter trocado o domínio recentemente, mas já estamos em 223,000 e vamos buscar essa conquista esse ano,
    abraço.

  10. Olá, Gustavo!

    Que grande (e ótima) coincidência! Justamente hoje, quando o Gerenciando Blog ficou pela primeira vez entre os 100.000 mais do Alexa, me deparo com este ótimo artigo seu. Muito bem explicados os conceitos e a forma para melhorar o índice.

    Desde que descobri o Alexa, percebi que ele poderia ser utilizado como um referencial para eu posicionar meus blogs, especialmente quando comparado a outros do mesmo nicho. Da mesma forma, percebi que os anunciantes também o utilizam como referência.

    Por isso, eu o acompanho frequentemente e percebo que ele reflete bem a realidade do blog: quando aumenta o número de visitantes/pageviews, gradativamente o ranking no Alexa melhora.

    Obrigado por citar o Gerenciando e meu artigo!

    Um abraço!