É fato que 90% dos blogueiros postam algo relacionado a notícias, mesmo que o seu blog seja de humor, às vezes o artigo tem algo a ver com uma notícia, como algo que algum famoso fez e caiu nas graças do público.

E a maioria dos blogueiros se utilizam de grandes portais brasileiros, como o G1 e R7, para ficar informado e assim poder falar sobre as mesmas notícias que eles, mas abordando um ponto diferente.

O problema é que muitos portais de notícias brasileiros têm parceria com jornais ou agências de notícias internacionais. E essas agências ou jornais são quem envia a notícia para os portais brasileiros. Só que sites brasileiros diferentes trabalham com a mesma agência de notícias, então todas as informações que está em um site, está no outro.

Notícias

E é ai que mora o truque para você postar a mesma notícia que um G1, e mesmo assim a sua notícia ter mais informações que o grande portal da Globo. Esse foi um truque que aprendi há pouco tempo e vinha tentando entender como aproveita-lo da melhor maneira, e aqui vou divulgar para vocês.

Basicamente existem dois modos de usar esse truque. O primeiro é que ao ver uma notícia no G1, por exemplo, sobre um novo gadget que está sendo lançado, ao invés de você pegar as informações somente dessa notícia do G1, você vai na fonte original da notícia, ou em outras fontes. Para isso é preciso pesquisar a mesma notícia no Google, no caso do gadget, você deveria pesquisar o nome do gadget e colocar alguns detalhes em inglês. Isso porque a maioria das boas fontes estão nos EUA.

Assim você acessa outro site e descobre que existem muitas outras informações que não estavam no G1. Eu por exemplo já fiz isso, e consegui além de mais informações, uma imagem exclusiva do gadget, que foi cedida pelo inventor do gadget, após ter entrado em contato com ele. Sintetizando, procure sempre outras fontes da mesma notícia.

O segundo modo de usar o truque é bem mais benéfico. O truque é acompanhar outros sites de fora do Brasil, principalmente nos EUA, e ver se tem alguma notícia muito interessante neles, pois a chance de você publicar sobre o assunto antes mesmo de grandes jornais brasileiros é bem maior.

E ainda melhor é acompanhar sites que são conhecidos naquele país, mas que não são muito conhecidos fora daquele país, pois a chance da notícia ser ainda mais exclusiva é maior, principalmente notícias que não são “aparentemente” tão relevantes. Sintetizando, acompanhe sites estrangeiros.

E agora gostaria de saber o que você acha da dica, e qual a sua maneira de atualizar os seus leitores mais rapidamente?

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Luciano, achei excelente suas dicas.
    Poucas pessoas sabe que as novidade chegam pelo menos 2 anos antes nos EUA.
    Muito blogueiro esconde essa informação.
    Parabéns por divulgar.
    Abraço! Sucesso!

  2. De repente me lembrei da frase de um cara que foi
    o maior comunicador televisivo desse país:O velho
    guerreiro,ou chacrinha, que dizia.”Na tv,nada se cria,
    tudo se copia”.rsrs
    Lenbrei para dizer algo parecido,noutra esfera:nas
    redes sociais,quase nada tem vida própria.Contudo devemos
    conciderar que a criatividade,mesmo no lugar comum,ou
    cheios de clichês,faz a diferençaça.
    Janio Ferreira (Face)
    Um grande dia a todos,saúde e paz.

  3. Olá Luciano!

    É o que sempre faço. Busco informações nos sites especializados no assunto que escrevo e publico quase sempre, primeiro que os grandes portais.

    Um exemplo aconteceu ontem (30/08), quando o Techcrunch, publicou um artigo sobre um novo recurso do Wolfram Alpha que gera relatórios de dados de perfis de usuários do Facebook.

    Li o artigo quase de imediato e escrevi um artigo sobre a notícia no meu blog, meia hora depois.

    Hoje (31/08) quando leio o Olhar Digital, lá estava a notícia sobre o novo recurso do Wolfram Alpha.

    Abraço!

  4. Este truque merece um prêmio, e todos do nicho de notícia deveriam adotá-lo.
    Parabéns pelo magnífico blog e pelo artigo.
    Continue assim e sucesso!

  5. Uma vez criei um blog grátis e tentei usar essas técnicas e dava muito trabalho para concorrer com os grandes portais até mesmo na divulgação.

    Tem que escolher bem o que deseja divulgar ou qual notícia vai trabalhar pelo mercado ser bem concorrente.