É com extrema felicidade que eu e o Laurentino Mello apresentamos o novo template do Quero Criar um Blog. Apesar de mantermos em segredo, mas já vinhamos preparando algumas mudanças para o QCB há alguns meses, e a mudança no layout do blog é apenas o primeiro passo de muitos que ainda serão divulgados nos próximos dias.

template, blogspot

História do novo template

O template foi desenvolvido pelo Tico Esteves (se precisa de uma reformulação no seu blog conheça o portfólio dessa fera), um excepcional Webmaster e meu amigo particular (confesso que não era necessário escrever essa parte do texto, mas fiz questão de frisar), e lançamos o novo template no final da noite. Com essas mudanças no template procuramos tornar o blog mais fácil de navegar, de encontrar o que você está procurando aqui no QCB. Destacamos as categorias que consideramos mais importantes para você, com um banner rotativo, onde facilmente se encontra as matérias sobre Twitter, Iniciante, SEO, Bloggersfera e widgets.

Melhoramos também a velocidade de carregamento do QCB. No artigo Como testar a velocidade de carregamento de seu blog, onde divulguei a ferramenta GT Metrix dei uma pequena dica das modificações que seriam feitas no QCB quando disse que,

Os valores ao lado são o resultado do QCB. Apesar de não receber reclamações a esse respeito, eu e o Laurentino temos notado que o blog está demorando muito para abrir, e sabemos muito bem o que é, muitos widgets e códigos diversos instalados, mas não vamos mexer nisso no momento, pois em breve teremos mudanças (surpresa!) aqui no QCB e então acreditamos que esse tempo irá diminuir muito, ficando num patamar aceitável.

O tempo de carregamento do QCB agora é de 6,15s (antes eram eternos 11,49s). Por isso aconselho que não vá colocando todo tipo de widgets, hacks e códigos que encontre pela internet. Veja o que realmente é essencial a seu projeto e procure sempre utilizar esse tipo de ferramenta para acompanhar a velocidade de carregamento de seu blog. Lentidão pode lhe fazer perder visitantes, isso é um fato!

Novos projetos para o Quero Criar um Blog

Os novos projetos para o QCB irão incluir algumas mudanças no foco do blog (que é claro continuará sendo a plataforma Blogger) e uma constância maior na publicação de posts. Iremos abordar alguns temas como:

  • Divulgação de templates gratuitos
  • Códigos para implementar recursos ao seu blog
  • Widgets interessantes e produtivos
  • Análise de programas de afiliados e outros meios de ganhar dinheiro com blogs

O objetivo inicial do QCB era (e continua sendo, já que os posts publicados não serão retirados) auxiliar os blogueiros iniciantes a criar um blog de sucesso. Agora o objetivo será ensinar você a transformar seu blog na plataforma Blogger em um blog profissional, onde seja possível ter um template profissional (mesmo que gratuito) e que lhe dê condições de ser remunerado por ele, para isso iremos apresentar e testar vários sistemas de monetização aqui no blog. Já utilizamos o Adsense e podemos garantir que o retorno, até o momento, está mais que satisfatório. Pagamos o serviço do Tico sem tirar um centavo do nosso bolso, e blog se pagou e ainda deu sobras.

Gostaríamos de saber sua opinião sobre o novo template, as mudanças que ocorrerão e outros fatores como se estão encontrando alguma falha em alguma parte do blog com o novo tema, velocidade de carregamento, e outros fatores que achar importante. Dê sua opinião através do formulário de cometários, até o próximo post.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

13 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ei, eu queria saber de alguém que saiba fazer bons templates, que possa fazer um para meu blog.
    Muito obrigado.

  2. Clau,
    obrigado pelo comentário, eu também gosto muito de tons azuis e também vermelhos,
    um abraço.

  3. Gustavo, parabéns pelo no layout, está ótimo! Realmente bem mais leve que o anterior. Eu adorei…ainda mais as cores, adoro tons azuis…parabéns pela escolha e parabéns ao Tico pelo trabalho.

  4. Jôice,
    muito obrigado pela lembrança, realmente nos passou despercebido, mas já vamos providenciar junto ao Tico,
    um abraço e estamos lhe aguardando…

  5. Gustavo e Laurentino, adorei o novo layout do blog, só senti falta de uma coisa: caixa de busca. Não sei se não vi, ou se realmente vocês não fizeram por algum propósito. No entanto fica a dica! Abraços e em breve espero também estar por aqui colaborando com vocês. 🙂

  6. Obrigado a todos pelo carinho e apoio. Sem dúvida alguma, esse incentivo nos enchem de ânimo para continuarmos com o trabalho.

    Obrigado mais uma vez, a todos!

    Grande abraço!

  7. Olá

    gostei muito do novo template, ficou bem mais leve, mais limpo e mais fácil de ler, só me incomoda um pouco os banners piscando ali, mas tudo bem.

    Gosto desse blog, sempre leio via feed, mas ainda não tinha vindo aqui comentar.

    sucesso a todos!

    um abraço

  8. @Tico,
    obrigado pela dedicação e lealdade ao projeto de desenvolvimento do novo layout,
    um grande abraço e sucesso!

  9. Amigo Gustavo,

    O blog ficou lindo e eu xeretei cada pedacinho do desenvolvimento dele, tava ali, juntinho de vcs, quando o Tico deu à luz o novo projeto, cruzando os dedos e mandando energia boa.

    Menino, diminuir 5s de tempo de carregamento é fenomenal! Principalmente porque é o atual fator de posicionamento em pesquisas usado pelo Google. Site que demorar para carregar estará automaticamente fora da primeira página. E como lutamos por essa primeira página!!!

    Parabéns a vc e ao Laurentino pelo novo blog, muito sucesso a ele e, com certeza, o novo layout trará muitos acontecimentos bons para vcs.

    Bem, o webdesign já cumprimentei pessoalmente (com licença, primeira-dama aqui… rs).

    Beijos a vcs todos e sucesso!

  10. Olá Gustavo,

    Muito bom poder fazer parte dessa história e uma honra muito grande ser o escolhido para dar o pontapé inicial nessa nova fase através do novo layout.

    Espero que a mudança na embalagem só venha a valorizar o conteúdo que é fantástico.

    Mais uma vez muito obrigado pela confiança no meu trabalho e um grande abraço meu amigo!

    Boa sorte a você e ao Laurentino e estamos juntos!

    Tico