O Blogger vem disponibilizando, há algumas semanas, o seu novo painel. A transição está sendo feita aos poucos e nem todos os recursos encontram-se disponíveis. Eu tive acesso ao novo painel em uma das minhas contas e gostei muito do visual no geral: o painel está bem mais bonito, moderno, funcional e intuitivo.

comparação do novo painel do blogger com o atual
Novo painel do blogger está mais bonito, moderno e intuitivo

A nova interface tem como objetivo auxiliar o usuário em todos os momentos. Logo na Home do Blogger in Draft temos a opção Recursos que conta com:

Esta integração de recursos da conta Google com o Blogger é bastante animadora. O recurso Adsense ainda não está disponível mas já tem um lugarzinho reservado no painel principal do Blogger in Draft
Blogger interliga Adsense no seu menu
Opção Adsense no Novo Painel do Blogger

Já no Painel do Blog a Aba de Visão Geral oferece um Guia que redireciona o usuário para o Fórum de Ajuda do Blogger

Guia do Blogger

 

Também na Aba de Visão Geral há um recurso rápido de visualização de estatísticas, que conta com uma área só para o Recurso igual a versão atual. No painel de postagens podemos visualizar as  estatísticas de cada postagem.

Visualizações de página Mais estatísticas »
Top traffic sourceswww.google.com.br | widget.linkwithin.com | twitter.com

 

Para a  edição de Templates do Blogger, contamos agora com 2 abas: Layout e Modelo.

Na aba “Layout” podemos adicionar elementos de página (widgets) e só. Já na aba “Modelo”, o Blogger oferece uma gama maior de Layouts os quais podem ser editados como no modelo atual (tamanho e disposição de colunas, cores e fontes de letra, etc). Também podemos utilizar outros modelos, mas não podemos mais editar o código do Blog (exceto a inserção de CSS como na atual versão). Isto mesmo caro leitor, a opção Editar HTML não está disponível em nenhuma parte do painel novo do Blogger.

Mas a opção editar html ficou de fora desta vez

O sistema de comentários, um dos recursos onde mais esperávamos mudanças, por enquanto não teve novidades.

No geral achei a interface do novo painel do Blogger bastante agradável. Gostei da preocupação do Blogger com seus usuários, oferecendo suporte em várias áreas do painel. Acredito que ainda teremos algumas mudanças antes de todos os usuários terem o novo painel. Ainda espero ansiosamente pelas atualizações na área de comentários, a integração com o adsense e a área de edição do modelo.

Veja duas análises bem interessantes do novo Painel do Blogger: no LeandroWeb e no Ferramentas Blog.

É isso! Vamos fuçando o novo modelo do Blogger e qualquer novidade avisaremos aqui no Blog.

E você, já teve acesso ao novo painel do Blogger? O que achou das mudanças? Está com expectativas para mais novidades? Nos conte!

Viviane Pereira

Mãe, Curiosa, fuçadora de códigos do blogspot e viciada em Redes Sociais. Blogo no CoolBoX, Twitto no @vivianevivis...

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.