No artigo anterior eu dei início a uma série de artigos abordando os três pilares sobre o qual meu negócio online está pautado atualmente.

Se você não leu o primeiro artigo da série, sugiro que leia primeiro.

Esse artigo vai tratar de um assunto que não é novo, mas que ajudou a mudar a minha vida pessoal e, principalmente, profissional. Criar um blog de nicho, ou transformar um blog existente em um blog de nicho é o pontapé inicial para qualquer blogueiro que quer construir um negócio de sucesso na internet.

Hoje o blogueiro que cria um blog sem analisar o nicho, apenas criando o blog com base em uma ideia inicial, sem nenhum planejamento ou análise e sem objetivos definidos, não está construindo um negócio online, mas sim está criando um blog como hobbie.

Nada contra criar um blog por hobbie, eu mesmo tenho blogs até hoje como hobbie, blogs que não pagam nem a hospedagem onde estão.

Mas aqui estou falando para quem quer criar um negócio online de sucesso baseado em blogs. Nesse caso, tem que ser blogs de nicho.

Como encontrar o nicho ideal

Essa é a pergunta que mais ouço, principalmente quando faço algum webinar sobre o assunto.

Inclusive fiz um webinar abordando justamente esse tópico.

como encontrar nichos rentáveis

Encontrar o nicho ideal passa por, primeiro, você descobrir o verdadeiro significado do que é ‘ideal’ pra você.

A grande maioria das pessoas que entra em contato comigo pensa que o nicho ideal está apenas relacionado ao potencial em se ganhar dinheiro com ele. Não é bem assim.

Para mim o nicho ideal está relacionado a outros fatores e o ‘ganhar dinheiro’ é apenas uma consequência da soma desses fatores.

Um fator, para mim o principal, que quero abordar é o “conhecimento do assunto” ou o “quanto você gosta do assunto”.

Eu NUNCA começo um novo blog em um nicho ao qual não entendo nada do assunto ou então não gosto daquele assunto.

Mesmo que o nicho seja rentável e eu pague alguns redatores para escrever, vai chegar um momento em que isso não será o suficiente e vou me afastar do blog aos poucos, até não querer mais saber dele.

Então antes de ir para alguma ferramenta de busca de palavras chave, o primeiro passo é fazer uma lista do que você gosta ou entende e partir desse ponto.

Resolva um problema

Agora que você já fez essa lista, é o momento de relacionar um problema, ou vários, dentro dos temas que listou.

Encontrar um nicho rentável passa pela busca de um problema dentro do nicho e de criar uma solução.

Quer um exemplo?

Falam muito sobre o nicho de ‘emagrecer’. Você procura e descobre alguns problemas das pessoas nesse nicho e faz outra lista.

  • Perder peso
  • Não recuperar o peso perdido
  • Melhorar a alimentação

Claro que a lista será muito maior se você gosta de tema ou entende muito dele. Por exemplo se você é uma nutricionista ou um profissional de educação fisica.

Depois que você faz essa segunda lista começa a utilizar uma ferramenta de palavras chave para encontrar outros termos relacionados que podem lhe ajudar a definir em que nicho vai realmente atuar e quais as grandes necessidades desse público.

Ao usar o Planejador de Palavras Chave do Google Adwords na busca pela palavra ‘não recuperar o peso perdido’ acabei descobrindo vários outros termos, ou várias outras necessidades desse público. Dessa maneira consigo olhar ‘de fora da caixa’ e ter uma noção mais abrangente do que posso, ou não, fazer nesse nicho.

Nesse momento o que menos importa é o número de pesquisas mensais.

blog de nicho

blog de nicho 2

Acredito que deu para entender como chegar aos problemas do seu futuro público alvo.

Agora é ir em busca de fazer sua primeira lista de nichos que entende ou gosta muito e se aprofundar. Depois fazer a lista dos problemas e necessidades desse nicho.

Pra terminar essa parte, quero deixar o comentário do André Melo no artigo anterior. #ficadica.

comentario[2]

Dificuldades

Vou citar as dificuldades que enfrento ao criar um novo blog de nicho. No comentário abaixo, também feito no artigo anterior, o Roberto Teixeira pediu para citar dificuldades encontradas, então vou falar das minhas dificuldades com a criação de novos blogs de nicho.

comentario2

Criar um novo blog de nicho não é tão complicado como parece. Até mesmo encontrar um nicho interessante dentro dos assuntos que gosto ou domino. Eu já estou nessa área há muitos anos e esse não poderia ser o problema.

O grande problema que enfrento é justamente ter tempo para parar e planejar um novo projeto. Passado essa etapa tudo fica mais fácil e escrever o conteúdo também não é problema, já que gosto muito de escrever e se gosto do assunto, melhor ainda.

Mas sei que a grande maioria enfrenta quatro dificuldades no momento de criar seus projetos:

  • Não consegue encontrar o nicho ideal

Talvez por não usarem a técnica que ensinei nesse artigo, as pessoas encontram muitas dificuldades em encontrar um nicho para trabalharem.

Sugiro que se você está nessa situação, comece a criar sua lista de nichos que gosta e tem conhecimento e depois a partir desse ponto encontre o nicho em que atuar.

  • Não consegue escrever os artigos

Se você não cria o blog dentro de um nicho que goste ou tenha conhecimento fica muito difícil mesmo escrever os artigos.

Sugiro que siga a mesma dica do tópico anterior.

Outra dica é deixar guardada as pesquisas que foram feitas. Os tópicos encontrados certamente vão render vários artigos.

  • Não consegue visitas

A competição em alguns nichos é terrível. Quanto mais rentável o nicho e mais conhecido, mais difícil ainda. E conseguir visitas do Google Search não é uma tarefa simples para quem está começando.

Uma dica é procurar não depender tanto do Google e utilizar também redes sociais e e-mail marketing para fidelizar o cliente.

  • Não consegue monetizar o blog de nicho

Um blog de nicho é, geralmente, criado para ser um negócio online. Se você não consegue monetizar esse negócio online certamente isso é uma grande dificuldade.

Meus blogs de nicho são monetizados de três maneiras básicas com Google Adsense, infoprodutos (principalmente do Hotmart) e e-mail marketing.

Conclusão

Para concluir o assunto te apresento uma ferramenta que criei para acompanhar o desempenho de seu blog para determinadas palavras chave, que se encontra no link abaixo.

E também deixar o link para o vídeo onde falo sobre o Método Start para encontrar nichos rentáveis.

Espero que tenha gostado do artigo e não esqueça de deixar seu comentário e ficar atento aos próximos artigos que serão publicados.

Próximo artigo da série – Como criar uma lista de e-mail marketing de nicho

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

18 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Criar um Blog de Nicho é uma excelente maneira para começar um negócio online. o melhor que tens a fazer ao querer criar um blog é escolher um nicho que você domina, tratar de um assunto que você domina, isso irá facilitar-te na elaboração dos seus conteúdos. Abraços Gustavo

  2. Estava pesquisando sobre um outro assunto e apareceu o seu post e lie por achar a chamada interessante e todo o conteúdo me ajudou a produzir um artigo que publicarei em breve fazendo referências a este post.

  3. Conheço bem essa área, porém se eu poder pegar mais dicas e com pessoas que admiro e que tenha mais tempo nessa área com certeza vou ficar de olho em tudo muitas das vezes um pequeno detalhe é o pulo do gato.

  4. Olá Gustavo, estou estudando este artigo como reforço, pois já venho aplicando em minhas pesquisas.
    Como você sabe eu já tenho o blog Definido. Fiz uma longa pesquisas de sobre Micro Nicho, Inclusive criei uma tabela decrescente de acordo com a procura do Público Alvo, bem verdade que houve Micro Nicho que não teve a procura tão alta, mas é bem relevante que da para criar Artigos Interessantes. Como não sou um Catedrático em Português, tenho em meu computador uma dezena de material didático para apoio para ajudar-me a filtrar os Artigos; inclusive eu fiz o Curso Escrita e Redação no 24 Horas, imprimi e encadernei para orientar-me o uso correto de expressões se usada de maneira incorreta irá mudar total o sentido do Artigo e com isto estragar toda linha de raciocínio do quer estou querendo explicar.
    Grato,
    Nalcyman Loud

  5. Olá Gustavo.. Achei muito interessante seu artigo e muito pertinente. Tenho uma dificuldade e gostaria de verificar se pode me ajudar. Tenho um blog há alguns anos na minha cidade, o Sites Londrina. No início a idéia era apenas ranquear as palavras-chave principais para que eu pudesse me destacar como empresa de desenvolvimento. O resultado foi muito satisfatorio e agora gostaria de transforma-lo num blog de nicho. Como eu poderia fazer esta transição já que não pretendo mudar meu dominio??? Obrigado pelo post!!!

  6. Cara nao sabia que encontrar um nicho especifico pode ser bem mais rentavel do que sair escrevendo tudo misturado em um blog.Eu fazia isso ,agora que li seu post vou fazer diferente parabens pela forma que explicou como rentabilizar o blog.

  7. Olá Gustavo

    Realmente identificar um nicho bom não é fácil e também nem sempre oque a gente gosta é o ideal, mas penso que também é possível começar a pensar em micro nichos talvez não tenha uma quantidade enorme de visitas mas com certeza o público será mais engajado.

    um abraço

  8. ótimo artigo. Acho importante mesmo gostar nem que seja um pouco do tema que a pessoa está a manobrar, dentro do blog. Sem isso a pessoa pode acabar mesmo por abandonar. Acho também o mais importante. Abraço Gustavo.

  9. Você tocou em um ponto importante quando falou que é preciso entender sobre o nicho ou então gostar, pois aí mesmo que você ainda não entenda muito terá disposição para buscar conhecimento, do contrário é exatamente o que você disse, irá perder o interesse mais cedo ou mais tarde.

    Infelizmente na ânsia de querer ganhar dinheiro como seu blog muitos não levam em consideração que precisarão ter um interesse contínuo se quiser realmente obter uma renda online duradoura.

  10. Muito bem elaborada essa postagem, quando eu comecei meu blog e não sabia muito sobre esse nicho, mim dedico o máximo possível para aprender, até por que eu gosto do nicho do meu blog. A cada dia aprendo mais, isso mim deixa mais feliz, sempre uma novidade e uma experiencia.