Não se preocupe tanto com SEO

Diversos metablogs ensinam diariamente que você deve se preocupar com SEO, não estão errados, realmente é importante se preocupar com SEO, mas não somente com ele.

Não se esqueça que você escreve para pessoas, e não para mecanismos de pesquisa. Os mecanismos são apenas uma forma das pessoas procurarem o que elas querem. E se o seu blog tem o conteúdo que elas querem é claro que você vai ficar bem posicionado nos mecanismos.

SEO

E para explicar a importância da qualidade tenho um bom exemplo. Nunca me importei tanto com SEO, claro que me importo, envio meus artigos para agregadores, coloco palavras-chave, utilizo os atributos Alt e Title, links, além de outras coisas.

Mesmo sem se preocupar tanto com SEO meu blog tem 25.000 visitas vindas dos buscadores, isso poderia acontecer com diversos outros blogs, mas não com um blog de variedades (um dos mercados mais concorridos) que não é tão famoso.

Outra coisa é que meu post mais acessado pelos buscadores atualmente tem mais de 60.000 visitas, e é um post de Julho de 2010, e que nem me preocupei muito com SEO. E me lembro bem que esse post não conseguiu mais que 2.000 visitas nos agregadores, e não tem nenhum link de um site importante. E outra coisa, a palavra-chave mais buscada é amizade tudo, uma palavra muito concorrida (com 37.500.000 de resultados), e o mais incrível, meu post está na sexta posição, perdendo apenas para sites muito famosos.

Isso quer dizer que o problema não está no Google Panda ou no Caffeine do Google, ele está na qualidade dos posts. E é isso mesmo que os mecanismos de pesquisa querem, qualidade nos seus resultados.

Comece AGORA a Ganhar Dinheiro com E-mail Marketing

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Website: http://www.ominutodosaber.com/

8 Comentários

  1. Luciano,
    parabéns pela abordagem do assunto. SEO é apenas uma ferramenta que possui técnicas para melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa, mas se o conteúdo não é de qualidade, ele apenas mostrará mais rapidamente para os mecanismos que o conteúdo não merece destaque.
    Gustavo Freitas publicou o artigo BlogLevel: Conheça o ranking de seu blog

  2. Excelente artigo Luciano,

    Gostei bastante e subscrevo tudo o que você escreveu.

    Em próprio possuo o meu metablog e falo muito sobre a importância do SEO.

    Mas também já referi em vários artigos que SEO não trará mais visitas para seu blog que você próprio.

    A qualidade de artigo continua a ser a chave do sucesso!

    Mais uma vez excelente artigo!
    Antonio Faneca publicou o artigo Template: WebCloud

  3. Olá, Luciano!

    Seu artigo é muito interessante! Ele comprova que o melhor fator de SEO continua sendo ter artigos originais e de qualidade. Realmente, há itens básicos que você cita que são importantes, mas o conteúdo sempre será o fator determinante para ser bem colocado no Google e outros buscadores.

    Felizmente, o Google tem privilegiado cada vez mais o conteúdo em detrimento de outros fatores técnicos que eram anteriormente manipulados para se conseguir melhores colocações.

    Um abraço!
    Adelson (Gerenciando Blog) publicou o artigo Cuidado: boleto falso para renovação de domínio

    • Adelson,
      Obrigado pela sua colocação. É verdade que não podemos esquecer a importância do SEO, mas mais que SEO é importante pensar na qualidade de nossas postagens.
      Luciano Junior publicou o artigo Agora é tudo ou nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *