Não se preocupe tanto com SEO

Diversos metablogs ensinam diariamente que você deve se preocupar com SEO, não estão errados, realmente é importante se preocupar com SEO, mas não somente com ele.

Não se esqueça que você escreve para pessoas, e não para mecanismos de pesquisa. Os mecanismos são apenas uma forma das pessoas procurarem o que elas querem. E se o seu blog tem o conteúdo que elas querem é claro que você vai ficar bem posicionado nos mecanismos.

SEO

E para explicar a importância da qualidade tenho um bom exemplo. Nunca me importei tanto com SEO, claro que me importo, envio meus artigos para agregadores, coloco palavras-chave, utilizo os atributos Alt e Title, links, além de outras coisas.

Mesmo sem se preocupar tanto com SEO meu blog tem 25.000 visitas vindas dos buscadores, isso poderia acontecer com diversos outros blogs, mas não com um blog de variedades (um dos mercados mais concorridos) que não é tão famoso.

Outra coisa é que meu post mais acessado pelos buscadores atualmente tem mais de 60.000 visitas, e é um post de Julho de 2010, e que nem me preocupei muito com SEO. E me lembro bem que esse post não conseguiu mais que 2.000 visitas nos agregadores, e não tem nenhum link de um site importante. E outra coisa, a palavra-chave mais buscada é amizade tudo, uma palavra muito concorrida (com 37.500.000 de resultados), e o mais incrível, meu post está na sexta posição, perdendo apenas para sites muito famosos.

Isso quer dizer que o problema não está no Google Panda ou no Caffeine do Google, ele está na qualidade dos posts. E é isso mesmo que os mecanismos de pesquisa querem, qualidade nos seus resultados.

7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge