Você certamente já se deparou com momentos de enorme desespero e correria nos quais um bilhão e oitocentos milhões, novecentos e quarenta e sete problemas precisavam ser resolvidos para ontem e, no meio do caos, perdido em seus pensamentos {{um tanto suicídas}} precisava escrever um {{ou mais}} post {{s}}.

Como resolver este tipo de problema?!

Uma das maneiras, já expostas por mim no post Como evitar os 5 pecados na hora de criar um blog é o bom e velho truque do agendamento de posts. Você pega aquele dia onde seu chefe foi embora mais cedo, não há nada para fazer no escritório e… escreve feito um maluco e deixa ali, guardado e agendado para o futuro.

Mas ainda que agendemos os posts uma hora teremos que saber sobre o que falar em nosso blog, certo?! Pois para isso existem algumas dicas que podem ser seguidas. Lembre-se, ou você segue estas dicas ou ficará por demais parecido com um certo personagem de desenho que existe por aí… {{não adianta, não vou contar qual é}}

 

  • Tenha sempre um Post-It à mão

 

Ok, estamos no século XXI e você está autorizado a trocar o post-it por um celular com bloco de anotações, caderninho, palm, notebook, netbook, Ipad, Iphone, I{{insira aqui a sua novidade}}…

O importante é você ter em mente que nenhum cérebro {{normal}} funciona de modo linear. Em outras palavras, falando assim, de uma maneira didática:

Você sempre terá boas ideias em momentos errados

Não desperdice as boas ideias, anote e seja feliz. E, de preferência, guarde as anotações {{sim eu perdi as minhas…}}

 

  • Procure por concorrentes novos

 

Você deve ter em mente {{deveria, ao menos}} alguns blogs concorrentes {{evite rimar na prosa, diz aqui meu eu interior…}} que já lê frequentemente. Esqueça-os por um instante e saia em busca de novos concorrentes. Sempre há alguém falando sobre o mesmo tema que você sem que você saiba.

Isso vai te obrigar a procurar em algum site de busca {{vamos fingir que você lembra de outro que não o Google}} e vai te colocar em frente a coisas inesperadas. O inesperado sempre rende alguma coisa…

 

  • Leia seus concorrentes

 

Eu disse LEIA eu não disse copie. Que fique claro. Ler os concorrentes sempre nos dá boas ideias sobre o que escrever. Há sempre um tema que surge do post de seu concorrente e que você poderá explorar além de arejar um pouco o cérebro.

Leia e tente extrair o máximo de seu concorrente sem ser desleal. Não precisa desmentir {{se for o caso, faça, porque não?!}} o blogueiro, mas você pode comentar um post {{por exemplo, você poderia ler este post e criar um comentando outras dicas além destas para não ficar sem assunto, lembre-se de linkar sempre seus concorrentes!}}

 

  • Use as redes sociais

 

Vá para o Facebook, Orkut, Twitter, etc. Pergunte para as pessoas o que elas acham, se alguém tem alguma boa ideia, com toda certeza alguém irá salvar sua pele!

 

  • Visite agregadores de conteúdo

 

Procure por um agregador de conteúdos {{Ueba, Ocioso, etc.}} que tenha um bom alcance em seu nicho e vá atrás de novos conteúdos, provavelmente algum post te dará pano para manga {{podia usar essa expressão?!}}.

 

 


Caipira Zé do Mér

Ator formado e estudante de Letras - USP. É curioso o bastante para falar sobre qualquer assunto e inteligente o bastante para saber que quase sempre estará errado. Você me encontra também no blog...

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Caipira

    Boas dicas, também faço como você, quando tenho inspiração escrevo bastante ou pelo menos rascunho pra não perder a ideia.

    Uso o post it no trabalho, meu monitor é cheio deles, faço isso pra me lembrar de coisas que preciso fazer, depois que faço jogo o papelzinho fora, minha memória já me deixou na mão várias vezes então uso isso e nunca falha, mas pro blog eu nunca usei, rascunho no writer mesmo.

    Ler blogs e interagir no twitter já me rendeu ótimos artigos, quando estou com muita disposição escrevo vários posts e agendo, mas quando não estou disposta publico menos, faço isso com muita tranquilidade hoje, mas nem sempre foi assim.

    Com o tempo vamos aprendendo que blogar não é apenas fazer artigos pro blog e acabamos vendo que os leitores não absorvem tanto assim quanto imaginamos. Aprendemos a relaxar.

    @anakint