O Quero Criar um Blog está prestes a completar três anos de existência e, depois de um convite e de uma sugestão de Gustavo Freitas, decidimos mudar o design do QCB, o qual vinha complicando muito na leitura dos artigos devido algumas características ruins do template. Gustavo Freitas me deu todo apoio e autorização para escolher um template que pudesse ser bom, simples e que não confundisse na hora de ler o conteúdo, que é essencial para os nossos leitores.

Com isso, resolvi pesquisar por temas WordPress em um site que conheço e oferece os templates gratuitos, qualificados e simples, até que escolhi o tema Pegasus. Este template foi oferecido pelo site Web2Feel, mas fiz algumas modificações para deixá-lo ainda melhor. O nosso objetivo, como citado acima, não era criar ou instalar um tema complexo, cheio de recursos e único, mas sim um simples, gratuito e que fosse fácil para navegar e ler o nosso conteúdos.

Siga o QCB no Twitter, curta nossa página no Facebook e assine nosso Feed RSS para ficar por dentro de nossas atualizações e novidades do blog.

A mudança foi e será completa. Começamos pelo design, alterando o layout, logomarca e nosso sistema de comentários, que passa a ser o DISQUS. A barra lateral do blog, até o momento, só recebeu duas novidades. A primeira é a lista dos cinco artigos mais comentados do blog. A segunda diferença na sidebar está na divulgação, através de banners, dos parceiros do Quero Criar um Blog. Ainda iremos apresentar outras mudanças na sidebar, onde iremos valorizar ainda mais a mesma, com interatividade e facilidade na navegação.

A fonte do antigo template confundia muito na leitura dos conteúdos devido ao seu tamanho, que era muito pequeno. Decidi alterar a fonte para Arial, a qual é excelente e está nos padrões da web. Assim, você leitor terá mais facilidade de ler os nossos conteúdos.

Sistema de comentários DISQUS

Não sou muito fã dos sistemas de comentários padrões do Blogger ou WordPress. Considero eles muito fraco e sem nenhuma interação com as redes sociais. Devemos valorizar sempre as redes sociais e utilizá-las a favor de nossos blogs. Portanto, instalei o DISQUS, um sistema de comentários excelente e simples, que vai facilitar muito a vida de quem deseja comentar em nosso blog, seja através do formulário de contato, assim como através de suas contas nas redes sociais. Com o DISQUS você poderá comentar com sua conta do Twitter, OpenID, Facebook, Yahoo, Google, etc.

DISQUS é bastante organizado e tem um design agradável. Você poderá responder os comentários de outros leitores facilmente, além de ‘Curtir’ o mesmo, caso você goste. É um sistema excelente e recomendo a utlização. (Se você usa o Blogger como plataforma, é mais do que uma obrigação você utilizá-lo)

Nova logomarca

As mudanças são necessárias para o seu blog (em breve um artigo sobre isso). Mudar ajuda a ganhar novos leitores, conseguir a credibilidade dos antigos leitores e mostrar para seu público que você está levando a sério seu projeto. Eu, Felipe Santos, comecei a fazer um curso de designer gráfico e ‘tentei’ fazer uma logomarca de qualidade para o QCB, mas vi que não ficou da forma que eu desejei, mas também não ficou tão ruim assim. Espero que vocês gostem e se acostume rápido na logormaca. Eu vou trabalhar para aprender criar logormacas mais qualificadas, pois é uma área que desejo atuar profissionalmente.

Novas mudanças

Além dessas mudanças, o QCB vai apresentar outras mudanças que vão ocorrer durante este semestre e ano. Iremos trazer muitas novidades para os leitores, em busca de melhorar o blog e também nossos conteúdos para que você possa ter um blog de qualidade. Aguarde e fique ligado no QCB, pois as mudanças vão ser boas para você, que é leitor do blog e busca qualidade em todos os blogs.

Para ficar ligados em nossas novidades siga-nos no Twitter, curta nossa página no Facebook e assine nosso Feed RSS.

Comente!

O que você achou do nosso novo Template? Acha que precisamos melhorar em algo? O nosso novo sistema de comentários lhe agradou? Deixe seu comentário e seu feedback em relação as mudanças de nosso blog.

Participe da conversa

21 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Rivanildo,

      Obrigado pelo seu comentário. Que bom você gostou. Concordo com você, sempre é bom dá uma otimizada em nossos blogs, mas acredito que a frequência com que você troca o seu template não é ideal. Minha opinião.

      Abraços, Felipe.

    1. Anderson, obrigado pelo seu comentário.

      O template ficou mais leve, limpo e fácil de ler/entender. O logotipo não saiu da forma como eu planejei, mas até que ficou mais ou menos.

      Abraços, Felipe Santos.

  1. Oi Felipe

    Achei esse template melhor que o outro também, mais leve e mais limpo. Os anúncios que podem atrapalhar um pouco a leitura são os que são grandes e ficam no meio do texto, falo apenas como leitora, mas sei que o adsense envolvido as vezes interfere nesse posicionamento dos anúncios.

    Um abraço

    @anakint:twitter 

    1. Ana Karenina,

      Agradeço seu comentário. Que bom você gostou do nosso layout. Quem cuida dos anúncios do blog é o Gustavo Freitas, mas vou passar a sugestão para ele.

      Abraços, Felipe.

  2. Gostei do novo visual. Eu tinha parado de entrar no QCB pelo layout meio confuso e pelo excesso de blocos de propaganda. Acredito que seja algo a se pensar também, o rearranjo dos blocos para ficar melhor nas postagens. 

    Abraço!

    1. Sybylla, que bom você gostou do nosso novo visual.

      Eu pensava o mesmo e falei com o Gustavo que nossas visitas, depois da alteração do design, iria subir bastante, pois era muito confuso. Em relação aos blocos de anúncios, acredito que tenha alguns que podem atrapalhar, mas isso é só com o Gustavo Freitas. Posso passar sua sugestão para ele.

      Agradeço seu comentário. Abraços, Felipe Santos.

  3. Sem dúvida precisava um aprimoramento.

    Muito boa a iniciativa 😀
    Só fico reticente quanto ao Disqus, pois quando o usei no meu blog, consegui perceber que é bastante pesado, mas pronto…

    Abraço 😉

    1. Antonio Faneca, obrigado pelo comentário.

      Precisamos fazer mudanças em nossos blogs para mostrar aos nosso leitores que ainda nóps valorizamos nossa ‘página’. Em questão ao DISQUS, é um sistema de comentários excelente e que, até o momento, não deu nenhum tipo de problemas. Ao contrário, recebi comentários de que melhorou bastante na velocidade do site.

      Abraços, Felipe Santos.

      1. Filipe,
        Eu também gostei muito do sistema e tem um visual muito atrativo, problema mesmo é se depois quiser utilizar de novo o WordPress, visto que é muito complicado exportar comentários do Disqus para o WordPress (se não mesmo impossivel).

        Só peço que fique atento a performance, para o caso de piorar.

        1. Antonio Faneca,

          Realmente o design do DISQUS é agradável. Pode deixar que vou ficar atento sim e se haver qualquer problema, tentarei resolver o mais rápido possível, mas espero que não há problemas.

          Abraços, Felipe.

    1. Rafael, obrigado pelo seu comentário.

      Tenho uma característica (perfeccionista) que me exige buscar sempre as melhores coisas. Agradeço sua visita e espero que volte sempre.

      Abraços, Felipe

    1. Obrigado Kevin.

      Estava na hora de mudar um pouco design, a fonte e muitas outras coisas. Estamos crescendo e precisamos buscar sempre as melhores coisas para tornarmos um blog melhor ainda.

      Abraços, Felipe Santos.