Como todos sabem o Google é o mecanismo de pesquisa mais utilizado no Brasil. Pesquisa recente da NetApplications (Outubro/2011) mostra que 96% das pesquisas realizadas no Brasil são feitas no Google.

Diante dessa realidade, perder posições no Google pode ser terrível para um blog. Mas como o gigante das pesquisas está sempre “refinando” seus algoritmos de busca, todos estamos sujeitos a uma queda repentina nas visitas.

Esse artigo é uma continuação de uma série de artigos que escrevi no GF Soluções sobre o Google Panda. No primeiro artigo falei sobre o lançamento do Google Panda e o que ele podia fazer a seu blog. No segundo artigo falei sobre Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog utilizando o Google Analytics. E no terceiro artigo escrevi sobre Como analisar se o Google Panda atingiu seu blog utilizando o Google Webmasters Tools. Nesse artigo vou abordar algumas técnicas que podem ser utilizadas caso seu blog tenha sido atingido pelo Google Panda.

Será que o Google Panda atingiu meu blog?

Antes de sair colocando a culpa no Google Panda pela perda de suas visitas, procure identificar se realmente foi isso que aconteceu. O Google, recentemente, fez outra atualização, chamada de Caffeine, da qual o Marcos Lemos abordou no artigo Mudança no algoritmo do Google privilegia resultados recentes.

Recentemente também foi anunciado que os blogs / sites que mostram, antes da dobra, somente anúncios e deixam o conteúdo para a parte debaixo da página, terão problemas com o Google Search. E isso não somente para quem utiliza o Google Adsense, mas qualquer tipo de anúncios, banners, publicidade. Falei sobre isso no artigo Google Adsense está mudando as regras do jogo, atenção! e também no livestream que pode ser assistido no artigo Mudanças que estão acontecendo no Google Adsense.

Outro problema é a lentidão no blog. Uma das variáveis do algoritmo do Google é quão rápido uma página abre para o visitante. Verifique se o seu blog está lento pra abrir, se for o caso, verifique os widgets instalados, mexa no template e, se você está numa hospedagem paga (no caso do wordpress.org) verifique se existe algum problema com o seu host. Esse foi o meu caso no GF Soluções, tive problemas sérios com o host e perdi muitas visitas e posições no Google que só estou recuperando agora.

Não sabe como identificar se foi o Panda ou não? Tudo bem, as dicas que vou passar são genéricas e, mesmo que não tenha perdido visitas, podem lhe ajudar a aumentar as visitas de seu blog.

Como se recuperar da atualização do Google Panda?

Vamos as dicas:

  1. Exclua artigos duplicados – Se, por algum motivo você tem artigos duplicados em seu blog, exclua e deixe apenas o original. Se você tem artigos plagiados / copiados de outros blogs / sites faça o mesmo.
  2. Reescreva seus artigos – Se perdeu posições de artigos chaves, reescreva eles. Talvez seja necessário atualizar alguma informação, utilizar melhor a palavra-chave que deseja rankear. Leia o artigo 7 motivos para reescrever seus artigos.
  3. Invista em outras palavras-chave – Se você não conseguir recuperar os resultados para as palavras-chave antigas, invista em outras dentro de seu nicho.
  4. Divulgue seu blog nas redes sociais – Procure divulgar, ainda mais, seu blog nas redes sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+ e outras redes sociais que sejam relevantes para seu nicho de atuação.

E você, tem alguma dica para ajudar os blogueiros a aumentar e/ou recuperar visitas com o Google? Compartilhe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Alessandra,
      para ser algum problema com a configuração de seu domínio próprio, mas sinceramente não sei lhe dizer o que pode estar, realmente, acontecendo.
      Talvez outro blogueiro já tenha passado por isso e lhe ajude aqui nos comentários.
      abraço.