Ter um blog é uma tarefa muito desgastante. Você precisa encontrar um assunto que goste ou domine, estudar muito sobre ele, entender o que as pessoas estão procurando e falando sobre o assunto, pesquisar sobre aquele tema específico e escrever os artigos. Ai começa outra fase muito desgastante do trabalho do blogueiro. Divulgar seus artigos nas redes sociais, nos agregadores de conteúdo e onde mais você achar que seja necessário.

Esse é o trabalho que o blogueiro precisa fazer todos os dias, inclusive com seus artigos antigos, como já frisei no artigo 7 motivos para reescrever seus artigos antigos. Mas parece que tem blogueiros que adoram ter um trabalho árduo pra fazer tudo isso, mas se esquecem de “permitir” que seus leitores (na sua grande maioria fruto desse trabalho de divulgação) possam fazer parte do trabalho por eles, divulgando também nas redes sociais. Mas como é isso?

dicas blog, redes sociais, compartilhar
imagem criada pelo autor

Durante o tempo que estou a frente do computador fico com o Twitter e Facebook abertos e acompanho assim as notícias que são publicadas pela Blogosfera. Sempre que possível visito alguns blogs para ler matérias interessantes, comentar e claro divulgar o artigo nas redes sociais. Muitas vezes me deparo com uma situação inusitada e que não cabe em um blog (veículo onde o compartilhamento é premissa básica), não encontro nenhuma maneira simples de compartilhar o artigo nas redes sociais.

A dúvida que fica é a seguinte, será que aquele blog não precisa compartilhar conteúdo nas redes sociais? Será que o blogueiro que gastou um tempo precioso para escrever o artigo não quer compartilhá-lo? E isso acontece em blogs de blogueiros experientes.  Meu blog precisa compartilhar conteúdo com as redes sociais e o seu também! Se o problema é não saber colocar alguns ícones para redes sociais para auxiliar a tarefa dos visitantes, confira alguns artigos que já escrevemos aqui, e existe muito mais pela blogosfera.

Agora lhe pergunto, quando você lê um artigo e não tem uma maneira simples de compartilhar nas redes sociais você vai lá, copia a url, escreve um pequeno texto e publica em suas redes sociais ou vai embora do blog sem ajudar na divulgação? Seja sincero e deixe sua resposta nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu sempre utilizo as redes sociais e também compartilho as informações que acho interessante.
    Do ponto de vista de divulgação, as redes sociais são muito rápidas e geram visitas para o blog quando se trata de nicho específico onde seus seguidores interessam pelo seu conteúdo.
    Não temos como negar que as redes sociais auxiliam em muito a divulgação dos blogs.
    É claro que cada um tem seu ponto de vista e tem muita gente que não gosta das redes sociais; digo isso no sentido geral e não apenas relacionado a blogueiros.
    Parabéns pelo texto!

  2. Olá Gustavo

    Acho que o termo “precisar divulgar nas redes sociais” depende muito do foco do blogueiro, para aqueles que usam o blog apenas como diário virtual pra compartilhar seu cotidiano com amigos e outros leitores, estes acreditam que não precisam, eu também já cheguei a pensar como eles e acho que eles tem razão, pois o ato de blogar é mais antigo que as redes sociais e muitos sobreviveram sem elas e porque hoje elas são tão essenciais? Acho que deveríamos refletir melhor sobre essa “necessidade” das redes sociais que tanto defendemos. Cada caso é um caso.

    Devemos também considerar o fato de que apesar de que muitos bons blogs com excelente conteúdo são comandados por pessoas que não conhecem as redes sociais ou simplesmente não se interessam em usá-las e não é porque elas não querem compartilhar e sim talvez porque não conhecem bem ou não sabem como elas podem ajudar.

    Com relação a divulgar conteúdos de outros blogs nas redes, eu sempre divulgo se considerar o artigo interessante, divertido ou útil, penso que como eu gostei de saber daquela informação meus seguidores também poderão gostar, não uso aqueles ícones de compartilhamento porque eles são mais usados pra quem divulga usando o twitter pela web e eu uso o cliente saezuri por isso coloco o link direto. Se passa artigos bons na minha timeline também dou RT mesmo sem conhecer a pessoa, mas sempre dou uma lida no conteúdo antes de compartilhar.

    O que me faz divulgar é saber que posso ajudar pessoas com um simples gesto de twitar. Só teremos leitores bem informados se compartilharmos a informação que ele precisa, senão fazemos isso não podemos culpá-los depois pelos erros que cometem na internet, quando você compartilha você está colaborando para a educação de alguém, educação só se adquire com conhecimento.

    Não concordo com você quanto a necessidade das redes sociais por todos os blogueiros, mas sou a favor do compartilhamento do conteúdo.

    Um abraço

    @anakint

    1. Ana,
      agradeço pelo comentário.
      Como sempre seus comentários são muito bem elaborados, mas preciso esclarecer um ponto central aqui, meus artigos são, geralmente, direcionados a blogueiros que queiram alcançar “algo mais” com seus blogs, seja um retorno financeiro ou mesmo conhecimento de seus textos pela blogosfera. Dito isto, concordo com você quando diz que o precisar divulgar nas redes sociais depende muito do foco do blogueiro. Mas eu escrevo para quem quer “algo mais” e não apenas um diário virtual.
      Agora para um blogueiro que “quer algo mais” as redes sociais são essenciais sim, principalmente pelo fato do compartilhamento da informação e para não sermos totalmente dependentes dos mecanismos de busca, que podem mudar as regras e fazer nosso blog “sumir do mapa”.
      Fico feliz com seu comentário, pois ele enriquece o debate e dá oportunidade do artigo continuar sendo atualizado através do debate nos comentários.
      grande abraço e sucesso.

  3. E ja quer você falou nesse artigo “Twitter e Facebook abertos e acompanho assim as notícias que são publicadas pela Blogosfera. Sempre que possível visito alguns blogs para ler matérias interessantes, comentar e claro divulgar o artigo nas redes sociais.”
    ja deve me conhecer por te seguir e comentar em seus blogs por que nunca comentoo o meu. est te aguardando grande mestre

    1. Tonyrson,
      só comento em artigos quando vejo que posso acrescentar algo ao que foi dito, pelo que vi seus artigos não são bem o meu nicho de conhecimento, por isso talvez ainda não tenha feito um comentário…rs…
      sucesso.

  4. Gustavo,

    sendo um conteúdo pertinente ao nicho que escrevo, ou outro do qual gostei, procuro sim, ao menos tuitar. No geral, leio e, havendo algo a acrescentar, comento e jogo na rede, mesmo tendo que criar o como fazer, como você citou no texto.

    Já me deparei com situações que sequer havia um simples botão de compartilhamento, perfil do autor, formulário de contato, e-mail, comentários fechados e botão de seguidores do blog… estranho não?

    Abraços e um excelente fim de semana!

  5. Alberto,
    obrigado pelo comentário. Estamos sempre ensinando e aprendendo novas técnicas de divulgação de nosso conteúdo, mas por vezes nos esquecemos do básico.
    abraço.

  6. Eu costumo seguir a mesma lógica dos outros produtores de conteúdo não-blogueiros: de que adianta você escrever um belo texto, um livro, uma matéria jornalística ou o que for para ser engavetado? Uma das leis que não podemos jamais deixar se perder na web é a lei do compartilhamento. A internet, em sua origem, é o que é por causa disso.
    Parabéns pelo post.