Hoje eu vou compartilhar com vocês os melhores widgets do WordPress que eu recomendaria. Eu pessoalmente uso alguns widgets no meu blog para ajudar meus visitantes a navegar facilmente por todos os meus posts. Um bom blog WordPress tem que ter uma adequada utilização de widgets, plugins, cabeçalho e rodapé.

Quando eu comecei a blogar eu tinha muitos widgets na barra lateral do meu blog e nunca realmente me preocupei sobre o desempenho do blog. Tudo o que eu queria era fazer meus posts. Tendo muitos plugins e widgets no meu blog, percebi um dia que provocava grande consumo de banda e tornava meu blog lento, piorando o desempenho geral do meu site. Um site ou blog lento leva a poucos visitantes e uma pontuação baixa para o motor de busca do site de classificação.

Por outro lado, um número menor de widgets significa menos conteúdo visível em seu blog para os visitantes, levando a uma taxa de rejeição alta e/ou de baixa page views.  A solução é encontrar uma maneira de equilibrar.

widgets, wordpress

Não confunda widgets com plugins.

Plugins WordPress são fáceis de instalar e ativar o que ajuda você a melhorar a funcionalidade do seu blog. Plug-ins podem incluir widgets também.

Widgets, por outro lado, são visíveis e costumam ser interativos para seus visitantes. Geralmente estes widgets são mostrados na barra lateral, mas não estão limitados a apenas a chamada sidebar. Felizmente, há muitos temas disponíveis agora com rodapé e cabeçalho que aceitam widgets.

Aqui estão meus widgets favoritos do WordPress:

·         WordPress Popular Posts: Esse widget é realmente impressionante e útil para mim e para meus visitantes. Para mim, posso mostrar os meus posts mais populares. Para os meus visitantes, os ajuda a encontrar facilmente as mensagens que são as mais populares.

·         Related Posts: Há muitos plugins de posts disponíveis no diretório Plugins do WordPress. Eu prefiro usar um que seja simples e que me permite mostrar posts relacionados no rodapé do post, assim como na barra lateral na parte superior do meu site.

·         My Random Posts: Este plugin serve para manter os posts de meu blog sempre acessados. Além de mostrar as mensagens populares e recentes. eu o escolhi para mostrar mensagens aleatórias no meu blog também. Ele ajuda a reviver posts mais antigos que os novos leitores possam ter perdido. Os visitantes podem encontrar as suas mensagens que podem ser interessantes para eles sem ir ao mapa do site da página ou se utilizar da busca.

·         Posts Recentes: É possível definir o uso esse widget para ser mostrado apenas na página única (que mostra um só post).

·         Search Engine Keywords Related Posts: Este widget é muito útil. Ele exibe posts relacionados com base na palavra-chave de seu visitante utilizado no motor de busca. Ele tem sua própria maneira de detectar as mensagens semelhantes.

·         Widget Pesquisa: Esse widget vem como uma característica padrão na maioria dos temas WordPress. É importante ter um widget de busca em seu blog para deixar as pessoas procurar por qualquer coisa que não pode encontrá-lo em seu blog.

·         Ad Squares Widgets: Este elemento é usado para adicionar blocos de anúncios na barra lateral. Há duas coisas que eu gosto sobre este widget. Primeiro, você pode adicionar os anúncios que quiser em sua barra lateral sem correr o risco de danificar o layout. Em segundo lugar, você pode ter até 12 blocos 125×125 configurados! Você pode usar imagens ou código HTML no espaço!

·         PHP-Code: Permite executar código PHP, na barra lateral, além de texto e HTML. Por exemplo, se você deseja exibir os artigos recentes de uma categoria específica, você pode fazer isso com este código PHP para artigos recentes. Existem várias outras coisas que você pode fazer com os códigos disponíveis.

·         Recent Comments: Widget de comentários recentes é tão útil quanto widget de postagens recentes. Ele mantém seus visitantes envolvidos, verificando as mais recentes discussões em seu blog.

·        Feedburner e-mail Widget: FeedBurner é o serviço de assinatura de e-mail utilizado amplamente na maior parte do mundo. Para fazer seus visitantes subscrever os seus feeds via e-mail, você pode usar este widget.

·         Latest Tweets : Twitter está crescendo dia a dia. Todo blogueiro está conectado com o Twitter. Este Widget vai mostrar os tweets recentes do seu blog.

·         WP-Cumulus: WP-Cumulus permite que você exiba suas tags, categorias ou ambos, usando Flash que roda em 3D. Ele funciona como uma nuvem de tags regular, mas é visualmente mais bonito. Clicar nas tags pode ser um pouco difícil (dependendo da configuração de velocidade), mas com ajustes ficará perfeito.

Para finalizar, acredito que uma barra lateral boa tem que ter também o Widget para mostrar o número de artigos, comentários, assinantes de feeds e seguidores do twitter e Mostrar o autor do artigo com gravatar e biografia.

Sinta-se livre para comentar outros widgets do WordPress que você usa e acha que deve entrar nesta lista. Para que possamos constantemente atualizar este post e refletir a lista de melhores widgets!

Leonardo Rodrigues

Apaixonado por internet e curioso por SEO sempre está envolvido em algum projeto web. Você me encontra também no blog Negocio Seo e vê meus Projetos e Redes Sociais...

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Amigo

    Vc conhece algum plugin que permita a instalação de widgets no post? Inserido no meio do post? Não nas sidevars, mas, no meio do post.

    Agradeço a ajuda!

  2. Amigo como é o nome deste plugin que vc usa do lado esquerdo do site que contem as paginação – Ultimos – Destaque – Comentários – Tags?

  3. qual o q voce usa para listar em abas os ultimos posts, comentários, destaques e tags ? obrigado