Quando ouvimos falar em comentários, geralmente pensamos em pessoas que escrevem desagradavelmente a nosso blog.

Mas, muitas vezes os comentários são formas importantíssimas no desenvolvimento de um bom blog. O que devemos fazer é manter uma certa moderação e saber como evitar os comentários desagradáveis.

 

Como os comentários podem ajudar?

Quando escrevemos nossos artigos, logo pensamos que todo mundo que se interesse, somente leia e fica por aí mesmo. Os comentários ajudam muito mais do que somente tirar dúvidas de leitores, mas também funciona como um mini-fórum, onde podemos nos interagir e discutir nosso tema de trabalho.

Pense:

“Um visitante encontra um artigo sobre carros. Mas, no artigo tem uma dúvida sobre cilindradas. Então resolve deixar um comentários pedindo uma resposta. O autor do blog responde claramente e tira a dúvida do leitor. Depois, surge outro visitante com a mesma dúvida, mas, como a dúvida já foi respondida, o visitante terá a resposta logo no mesmo dia.”

Caso o autor do blog não disponibilizasse os comentários, certamente o visitante procuraria outro blog.

Como os comentários podem prejudicar?

Mas, como nem tudo são flores… também existem os comentários desagradáveis (onde até nossa auto-estima diminui). Comentários como:

  • “Seu blog é um lixo.”
  • “VC não sabe escrever.”
  • “Só podia ser mais um à toua da internet…”

São comentários que às vezes são escritos por pessoas que nem conhecem o assunto que escrevemos. E o pior é que esses comentários desanimam o autor, pois fica pensando: “Será que meu blog é mesmo um lixo?”. Isso não é bom.

Mas a única coisa que devo falar é que devemos usar moderadores de comentários. Devemos correr o risco de ter que ler um desses comentários, mas vale à pena, pois os comentários são de extrema importância para um bom blog.

João Elias

Estudante e blogueiro, pretende aprender muito no mundo virtual. Além de aprender, está a disposição para ensinar o que já sabe e ajudar bastante pessoas a levarem seus blogs ao topo. Você me encontra...

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Verdade! Receber comentários negativos e por pessoas que nem conhecem nosso trabalho,é um banho de agua fria,pois não sabem o tempo gasto e as dificuldades que encontramos ao longo do caminho! òtimo post…