Google Zeitgeist, você sabe o que é?

O Google Zeitgeist é um projeto do Google (já está na 12ª edição) que, próximo ao final do ano, revela os assuntos mais procurados no ano. O Google Zeitgeist 2012 já está no ar e é considerado pelo próprio Google como o mais completo de todos que já foram liberados.

Como 2012 está chegando ao fim, é hora de apresentar nosso 12º Zeitgeist anual – um olhar aprofundado no “espírito dos tempos” através das bilhões de buscas feitas no Google no último ano.
o nosso site do Zeitgeist 2012, você pode explorar os termos mais populares e quentes buscados ao redor do mundo. O site deste ano é o mais completo até agora, com um total de 838 listas vindas de 55 países. Nós também adicionamos novos temas e funcionalidades, incluindo um mapa interativo que mostra onde e quando os termos mais quentes apareceram ao redor do mundo, além de um aplicativo dedicado aos aparelhos móveis Android (uma versão para iOS chegará em breve). (Blog Google Brasil).

Como o Google Zeitgeist pode me ajudar em 2013?

Google pesquisas populares

Todos nós, blogueiros, queremos saber o que as pessoas estão procurando em nosso nicho não é mesmo? Até já escrevi relatando que “APENAS conteúdo de qualidade não é o suficiente”.

Utilizamos pra isso já algumas ferramentas muito conhecidas como o Google Suggest, o Google Trends, O Google Adwords (ferramentas de palavras-chave) e muitas outras maneiras de entendermos a nossa audiência.

O Google Zeitgeist 2012 lhe ajudará a entender o que foi mais pesquisado durante o ano de 2012 e se você conhece muito bem seu nicho poderá se planejar melhor para o ano de 2013, tendo uma leve ideia de como seu público se comportou em 2012.

Como utilizar o Google Zeitgeist

Vamos então aos passos:

  1. Acesse http://www.google.com/zeitgeist/2012/#the-world
  2. Ao acessar você terá uma noção geral das consultas feitas pelo mundo
  3. Clique em Selecionar um país, vou escolher o Brasil
  4. Como pode ver na imagem abaixo já tenho uma noção de várias pesquisas, basta escolher a que quer se aprofundar

image

Você ainda pode utilizar o menu lateral pra filtrar por categorias como esporte, programas de TV, Eventos e muito mais.

Quer fazer download das listas e trabalhar em cima dos dados com calma? No menu lateral vá até o final e terá “Fazer download das listas” clique sobre ele e abrirá um arquivo em pdf.

Conclusão

O Google Zeitgeist é mais uma ferramenta que o Google nos fornece gratuitamente para entendermos as buscas e investir em conteúdos que venham de encontro ao que realmente é interessante para nosso público, em nosso nicho. Cabe a nós agora analisar os dados fornecidos e produzir conteúdo de qualidade para que as visitas possam ser conquistadas.

E você, já conhecia o Google Zeitgeist? Vai analisar os dados referentes a seu nicho de atuação? Deixe seu comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Caro Gustavo,

    Desconhecia este bônus do Google e digo que fiquei super feliz por compartilhar conosco tal informação.
    O que vou fazer agorinha mesmo é vasculhar tudo o que posso lá dentro e projetar melhores artigos em 2013 no intuito de levar meu blog para o próximo nível.

    Grato mais uma vez por mais um excelente artigo.

    Paz, Saúde e Sucesso.
    Até breve.

  2. Que legal Gustavo,

    Como é bom assinar os feeds por email.
    Tenho estudado bastante como melhorar as visitas dos meus blogs e esta dica será muito útil.
    Não conhecia o Google Zeitgeist.
    Obrigada,

    Grande abraço e tenha um ótimo fim de semana.