O Google, em agosto deste ano, causou arrepios em muitos blogueiros e webmasters com sua atualização do algorítimo nas buscas, o Panda, que visa melhorar a qualidade de conteúdo publicado na web. Muitos gostaram, outros viram suas visitas caírem.

Mais recentemente, foi a vez de dar meio que uma priorizada em conteúdos mais atuais. Agora, a mira do Google serão sites e blogs que abusam de anúncios e não priorizam seus conteúdos principais.

O Google sempre deixou bem claro que o importante de uma página é seu conteúdo principal. Quem usa AdSense, por exemplo, sabe muito bem disso. Agora com um algorítimo capaz de perceber que o conteúdo principal não é priorizado, a empresa aperta o cerco à essa prática.

Quem declarou isso, segundo o WebProNews,  foi Matt Cutts, o chefe do departamento do Google que combate spams.  Segundo ele, “se você faz uso de muitos anúncios, sejam do AdSense ou não, e eles desviam a atenção do conteúdo principal, então terá problemas”. Além disso, ele afirmou que o Panda foi uma mudança positiva, e que atualizações desse tipo sempre serão abertamente pré-anunciadas, “sem frescuras”.

De olho nesse novo “pente fino” do Google, é melhor evitar esse típico de prática para não sofrer penalizações na busca. Para isso, aqui vão algumas dicas:

  • Se você usa AdSense, faça uso de, no máximo, três blocos de anúncios
  • Nunca peça pra clicarem nos anúncios do seu blog
  • Se você usa anúncios no cabeçalho do seu blog, evite que ele exija que o leitor precise rolar a página para ver seu conteúdo.
  • Priorize sempre seu conteúdo ao invés dos anúncios

Seguindo essas dicas básicas, você não corre risco de ver seu trabalho perdido, e em consequência, ver suas visitas caírem.

Veja também:

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. É trabalhar com google adsense não é tão simples assim, existem critérios muitos sites foram punidos, porque o dono do site, contou para parentes e amigos que se clicassem em anúncios o google lhe pagaria comissões, isto é um grande erro, pois hoje através do número de IP qualquer computador pode ser rastreado no planeta, e é claro enganar o google é uma tarefa que não vale a pena seu site pode ser punido e não aparecer mais em pesquisas.
    Parabéns pelo artigo
    Um Abraço

  2. Eu devo estar um tanto ferrado, mas o seu é um bom exemplo disso, até chegarmos nos comentários são exatos 5 propagandas tipo banner e 5 em texto. Você fará mudanças ou irá esperar?

      1. Obrigado Gustavo, eu estou a me preocupar não só por mim, mas por todos nós que trabalhamos tanto. E de repente ter que mudar, não é tarefa fácil. Vou ler este artigo indicado, grato e sucesso.

  3. Muito boa a dica, vou implementar mudanças no meu blog, pois na última mudança as visitas caíram drasticamente de 50 mil visualizações diárias para apenas 15 mil e desconfio que a causa seja o excesso de anúncios.

  4. o bicho vai pegar !!! -ele se chama PANDA!-

    o google não quer nem saber quem está hà muito tempo na web ou não, quem não seguir a risca que se cuide, o número de bloggers bem sucedido vai pular de 2 pra 1% na internet…

    eitha pressão

  5. Tem gente que coloca anuncios em tudo o que é lugar e acaba escondendo o conteúdo principal. Pior que isso, é blog que nem conteúdo tem.

    O Google é que está certo com isso.

  6. Eu preferi ganhar dinheiro com anunciantes diretos de empresas aqui da minha região “O Vale do Ribeira” com um anunciante por setor, exemplo uma Farmacia, um Super Mercado, uma Imobiliária