Agora é oficial: Google anuncia fim do Feedburner

Agora é oficial: Google anuncia fim do Feedburner. Ferramenta ficará disponível apenas até o dia 31 de dezembro de 2013.

Google anuncia fim do Feedburner

Depois de muitas especulações sobre o fim do Feedburner e opiniões sem nenhum tipo de informação concreta dizendo que realmente o serviço de feeds oferecido pelo Google seria descontinuado a qualquer momento, finalmente chegou o dia em que tudo se revelou e o Google anuncia fim do Feedburner.

O que é o Feedburner

O Feedburner é um gerenciador de feeds que foi lançado em 2004 por por Dick Costolo, Eric Lunt, Steve Olechowski e Matt Shobe.

O FeedBurner oferece ferramentas para gestão e estatísticas de leitores dos feeds RSS para blogueiros, podcasters e outros publicadores de conteúdo web.

Em 3 de Junho de 2007, foi adquirido pelo Google Inc., supostamente por $100 milhões de dólares. Um mês mais tarde, dois de seus serviços “PRO” services (MyBrand e TotalStats) tornou-se gratuito a todos os usuários.

Em 15 de Agosto de 2008, o Google completou a migração do FeedBurner para seu grupo de serviços. Em 26 de Maio de 2012, o Google anunciou que a API do FeedBurner foi descontinuada. Fonte: Wikipédia.

google anuncia fim do Feedburner

Agora é oficial: Google anuncia fim do Feedburner

Como a grande maioria dos blogueiros já suspeitava o Google anunciou o fim do Feedburner e informou a data em que ele será descontinuado, 31 de dezembro de 2013. Até lá temos que buscar uma alternativa ao serviço, o que não será fácil, pois todos os outros serviços cobram pra fazer o que o Feedburner fazia de graça. O serviço, criado em 2004 e comprado em 2007 pelo Google ficou apenas 6 anos no ar após a compra. Uma pena e uma grande perca.

Eu confesso que não esperava que o Google desse fim ao Feedburner, e estou me sentindo muito triste com a decisão, mas bola pra frente.

Na verdade não é nada disso. Esse artigo é uma pegadinha de 1º de abril. O Google não anunciou o fim do Feedburner, apesar de muitos blogueiros darem o anúncio como certo em algum momento.

Eu não acredito que o Google encerrará o Feedburner e se o fizer, estará abrindo o caminho para que empresas entrem nesse nicho e conquistem um mercado interessante e promissor.

E você, gostou da brincadeira? Deixe seu comentário sobre o assunto abordado.

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

12 Comentários

  1. Eduardo

    Então o livro “Feeds e Feedburner: Aprenda tudo que você precisa para ganhar dinheiro com eles” só vai ser útil somente por esse ano, não?

    • Eduardo,
      pela sua pergunta, acredito que não leu o artigo até o final e não percebeu que se trata de um 1º de abril.

      • “E você, gostou da brincadeira? Deixe seu comentário sobre o assunto abordado.”
        hummmm, que mancada!!!
        Tinha lido mas não tinha percebido, afinal li essa matéria depois de 1º de abril e não me liguei.
        Fica ligado Eduardo (rssss)

  2. Valeu a brincadeira! Como eu, fez muita gente ler o post até o fim. Nem me passou pela cabeça que hoje é o dia da mentira.

  3. Primeiro de Abril a parte,

    Eu acredito que isso vai acontecer logo, é questão de tempo.

    Escrevi até um post no meu blog a um tempo falando disso !

  4. Gostei muito do post. Maneira bem ardilosa de deixar as pessoas mais curiosas sobre o feed. Parabéns.

  5. kkk Eu já estava ficando triste, pensado qual ferramenta iria utilizar…
    Mandou bem nesta hein.
    Parabéns pelo susto, quero dizer pelo artigo rsrs
    Grande abraço

  6. kkk…E eu já estava aqui falando mal do Google que exclui tudo ^^ Primeiro o Google Reader, agora o Feedburner <:
    Ainda bem que era pegadinha de 1º de Abril 😀

  7. BRINCA NÃO!
    Quase tive um surto. Temos mais de 200 mil assinantes via Feedburner. Imagina ter que pagar pra enviar emails diários a essa galera!

    Mas valeu a pegadinha, glú glú.
    Abraço Gustavo.

  8. ehhehehe me deixou preocupado a princípio, só não entendi os motivos para que isso aocnteça. kkkkk boa a pegadinha.. valew, torcemos para que isso nunca aconteça senão tamos fritos, nós que não podemos pagar serviços alternativos … valew

  9. Olá Gustavo, caso aconteça realmente será um grande desperdício e confeço que cai na pegadinha e ao ver o título já estava ao mesmo tempo procurando a notícia oficial para ler e criar um artigo em meu blog.

  10. Pedro Silva

    1º de abril…

    Sinceramente não curto muito esse monte de posts que eu vejo por aí no dia 1º de abril. Isso porque esse conteúdo geralmente não é excluído após a data e vão acumulando mentiras na internet. Esse tempo postando brincadeiras poderia ser usando para publicar conteúdos mais interessantes. Mas sei que muitos fazem isso para ganhar pescar tráfego…

    Já estou até pensando em dar unfollow em um perfil do Twitter (não é do Quero Criar Um Blog!) que fala sobre produtos do Google, porque quando chega nessa data só postam piadinhas. É muita coisa. É desnecessário. Tudo tem limite.

    Enfim, mas esse é blog é bom, Gustavo.

Deixe uma resposta