Google Adsense: O que são cliques inválidos e como evitar ter sua conta desativada

Uma das causas mais recorrentes de contas desativadas no Google Adsense é pela prática de cliques inválidos. Blogueiros novatos, e outros nem tanto, costumam ter a conta desativada por clicarem em seus anúncios no blog ou por outras ocorrências que acabam por recair também nesse tópico do regulamento do Google Adsense.

Esse artigo foi publicado, originalmente, em 24 de novembro de 2011.

Se você está começando agora a utilizar o Google Adsense ou até mesmo a blogar, preste bastante atenção nesse artigo. Ele poderá lhe ajudar a não ter sua conta do Google Adsense desativada.

O que são cliques inválidos?

O que são cliques inválidos e como evitar ter sua conta desativada

Mas, na verdade, o que são cliques inválidos? Veja o que o Google diz a respeito.

A atividade de cliques inválidos consiste em todos os cliques e impressões que possam aumentar artificialmente os custos para um anunciante ou os ganhos de um editor. Essa atividade não será cobrada do anunciante.

Isso inclui, entre outros, as impressões ou os cliques gerados pelo clique de um editor em seus próprios anúncios, por um editor que incentive cliques em seus próprios anúncios, por ferramentas de cliques ou origens de tráfego automatizadas, robôs ou outro software que gere cliques ou impressões inválidos. Fonte

Como evitar cliques inválidos

Para evitar cliques inválidos aconselho a tomar algumas precauções.

  1. Não clique em seus anúncios, mesmo se quiser realmente comprar o produto que está sendo anunciado;
  2. Não coloque blocos de anúncio do adsense muito próximos a imagens (fotos, gráficos, outros), isso pode levar seu visitante a clicar por “acidente” no anúncio, quando ele perceber isso, voltará imediatamente para sua página ou fechará o navegador. Isso será considerado um clique inválido;
  3. Não coloque blocos de anúncio do adsense em blogs com poucos visitantes. Cliques inválidos acontecem o tempo todo e quanto mais visitas você tiver, menor será o “percentual” de cliques inválidos, o que pode contar a seu favor no momento de uma punição. Aconselho só colocar o bloco adsense em blogs com mais de 200 visualizações por dia, mas claro que isso vai depender muito do nicho de seu blog;
  4. Não alardeie para amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho que você ganha dinheiro com os cliques nos anúncios. Eles podem se sentir tentados a lhe “ajudar” clicando em seus anúncios e isso pode ser prejudicial a você;
  5. Não use qualquer tipo de script ou programa para gerar cliques automáticos. Isso é muito oferecido na internet como a solução dos problemas. Na verdade soluciona o problema da pessoa que te vende o script. Essa dica é do Manuel Moreira.
  6. Leia com atenção o regulamento do Google Adsense para iniciantes.

Como saber se infringir o regulamento?

Se você infringir o regulamento receberá um e-mail do Google. Esse e-mail pode ser lhe dando um prazo para acertar o problema ou lhe dizendo logo que sua conta foi desativada. No caso de cliques inválidos o e-mail apenas informa que a conta foi desativada.

Nesse caso você pode solicitar uma nova verificação através do formulário abaixo.

Você só terá uma chance, então pense muito antes de preencher esse formulário.

Email recebido por um amigo que teve sua conta desativada

Detalhe, o blog dele tinha em torno de 10 visualizações por dia e ele me garantiu que nunca clicou nos anúncios, mas que comentou com amigos e familiares como pretendia ganhar dinheiro com blogs.

Olá,
Depois de analisarmos nossos registros, determinamos que sua conta do Google AdSense representa um risco de geração de atividade inválida.

Devido à nossa responsabilidade em proteger nossos anunciantes do Google AdWords contra custos inflacionados decorrentes de atividades inválidas, consideramos ser necessário desativar sua conta do Google AdSense. Seu saldo pendente e a participação do Google na receita serão totalmente
reembolsados para os anunciantes afetados.

Precisamos tomar essas providências para manter a eficiência do sistema de publicidade do Google, principalmente a relação entre anunciantes e editores. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos antecipadamente sua compreensão e cooperação.

Se você tiver dúvidas sobre as medidas adotadas, sobre como apelar dessa decisão ou sobre atividades inválidas em geral, poderá encontrar mais informações acessando
http://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=57153.
Atenciosamente,

Equipe do Google AdSense

Resposta que ele teve do Google Adsense

Olá,
Agradecemos sua apelação. Agradecemos as informações adicionais fornecidas, bem como o constante interesse no programa do Google AdSense. No entanto, depois de analisar novamente todos os dados de sua conta e considerar sua opinião, nossos especialistas confirmaram que não é possível reativar sua conta do Google AdSense.

Dica extra – Como trabalhar melhor com o Google Adsense

Apenas não ter a conta desativada não é o objetivo de quem trabalha com Google Adsense. Você precisa também saber tirar o melhor proveito possível desse programa de afiliados. E, para isso, nada melhor que trabalhar nos nichos mais rentáveis para esse fim.

Para te ajudar nessa tarefa, de encontrar os melhores nichos, gravei um vídeo mostrando como descobrir os nichos mais pesquisados no Google..

E você, o que tem feito para evitar os cliques inválidos em seus anúncios do Google Adsense? Deixe sua experiência nos comentários e vamos enriquecer o debate sobre o assunto.

Google Adsense: O que são cliques inválidos e como evitar ter sua conta desativada
5 (100%) 2 votes

Quer saber como faço para ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

25 Comentários

  1. diogo

    Mas e se eu tiver uma certa quantidade de visitantes e todos eles clicarem em algum anúncio uma vês ou outra, sem eu incentivar, o que o google vai achar disso?

  2. A alguns dias atrás tive minha conta bloqueada. mais agora que vi esse artigo eu sei porque. obrigado amigo por comparilhar seu conhecimento.

  3. Gostei do artigo acabei de criar meu blog agora preciso colocar alguns anúncios do adsense valew pela dica me ajudou muito…

  4. Muito bom seu artigo Gustavo, quero acrescenta também aqueles blog chamados “Autosurfs” são um dos maiores ou talvez o maior de todos os motivos que leva bloqueia de contas do google adsense.

    No desespero de querer ganha, alguns blogueiros iniciantes cadastra o seu blog neste site e não sabem que vão ter suas contas banidas para sempre, depois não adianta fica chorando.

  5. Preferível ter ganhos pequenos no início do que ser apressado e ter a conta suspensa. Meu blog existe bem antes do seu curso, mas aprendi muito com suas dicas e comemoro com muito gosto meus primeiros U$ 100 mesmo depois de muito tempo. A experiência e o aprendizado aumentam e o dinheiro vem cada vez mais rápido.

  6. Tentar driblar o Google, realmente não é tarefa fácil. E estranho que várias pessoas garantem ganhar muito dinheiro todos os dias com um sistema conhecido como mula adsense. Você conhece Gustavo?

    • Já ouvi falar, mas cai no que falei de script, se usar, vai cair e vai ter que ficar correndo atrás de conta para comprar…

  7. Olá Gustavo,

    Mas tem alguma forma de saber quantos cliques inválidos tivemos nesse dia? Algum tipo de relatório?

    Abraço

  8. Eu fiz minha inscrição no Google Adsense, mas quando li o contrato eu tentei cancelar e não apertei o “Li e aceito”, mas eles me mandaram um email dizendo que tinha aceitado minha solicitação mesmo eu não apertando aquele botão e agora exibem anúncios próprio no meu blog. O que eu faço pra cancelar? Como entro em contato com o Google Adsense? Pois não quero ter que reembolsar ninguém por algo que eu não queria. Ficarei grata se puder me ajudar.

  9. Olá tenho site , e tenho poucas visitas, e estou com o Google adsense, tenho um pouco de medo pois são poucas visitas o adsense pode me desativa ?

  10. Oi Gustavo,

    Quem trabalha com Adsense precisa seriamente pensar nisso, pois o sistema é realmente rígido.
    Ainda não utilizo o Google Adsense, mas informações como essa irão ser muito validas quando eu desenvolver um projeto para monetizar com essa plataforma.

    Obrigado pelas dicas, abraços!

  11. Olá Gustavo.
    Eu uso o plugin Click AntiFraud para evitar cliques inválidos

  12. Acho que existe pessoas capazes de fazer tudo, principalmente em nossa internet. pessoas que agem assim mais cedo ou mais tarde ficarão com sua conta banida. o bom concelho sempre vale, como vc diz precisamos explorar diversas fontes de receita. um grande abraço.

  13. Oi Gustavo,
    muito bom o seu artigo. O que escreves vai de encontro a uma opinião que eu já vinha formado à muito tempo… O Adsense é excelente para se ganhar dinheiro mas cada vez vale menos apenas apostar nessa forma de monetização.

    Passo a explicar o meu ponto de vista:

    Apostar no adsense está-se a tornar um risco, pois existem demasiadas condicionantes que podem fazer que de um dia para o outro deixes de ter uma fonte de rendimento.

    O Google faz o que quer, e neste aspeto são muito prepotentes. Atendendo a que só temos a possibilidade de ter uma conta adsense, se ela for fechada pelo Google lá se foi o nosso ganha pão.

    São cliques inválidos, é conteúdo não adequado, são poucas visualização, tudo serve para te fecharem a conta…a meu ver cada vez está a ficar mais restrito o uso do adsense e atendendo que estamos dependentes do “humor” de quem analisa cada situação, vivemos em constante sobressalto.

    Eu, pessoalmente estou a começar enveredar por outros tipos de monetização nos meus sites, porque até tenho pesadelos de um dia o google fechar a minha conta…e isto sendo honesto e cumprindo todas as regras…

    Continua o bom trabalho

    1 abraço

    Nuno Cabral

    • Olá Nuno, sou da opinião de que temos que ter várias maneiras de ganhar dinheiro no blog e fora dela. Em 2011, quando pedi demissão do meu emprego público, o Adsense respondia por 95% dos meus ganhos online. Hoje, ganho muito mais com adsense do que jamais consegui, e mesmo assim o Adsense não representa atualmente nem 40% dos meus ganhos. Isso é diversificar.
      Nunca tive problemas sérios com o Adsense e geralmente quem segue minhas dicas também não.
      Grande abraço.

  14. Muito bom Gustavo, mas quando são eles mesmo os responsáveis por isso, pois colocam anúncios como (baixe Grátis aqui e coisa do gênero bem semelhantes ao conteúdo. E quando vc tem a certeza de que não está fazendo bada de errado? Como avisar eles disso?

    Desde já grato e parabéns pelo conteúdo.

      • Larri Gaeta sias

        Bom dia Gustavo,em minha cidade existe uma batalha grande do AdSense onde vários sites são desativados por click inválidos sendo q esses mesmo cliks são causados propositalmente para quebrar a concorrência!
        Existe algum plugin q evite esse tipo de ataque?

Deixe uma resposta