Continuando a série de artigos que estou escrevendo sobre programas de afiliados, hoje vou falar sobre o programa de afiliados Google Adsense.

O Google Adsense é um programa de afiliados que não necessita de grandes apresentações aqui no Brasil, já que é um dos programas de afiliados mais utilizados e conhecidos pelos blogueiros.

Geralmente, aqui no Brasil, o primeiro contato que um blogueiro tem com um programa de afiliados é com o Google Adsense. Vários fatores colaboram para esse fato, segue alguns:

  • O Google Adsense pertence ao Google
  • O Google Adsense é integrado ao painel do Blogger
  • O Google Adsense é muito comentado pelos blogueiros brasileiros

Como funciona o Google Adsense

O Google Adsense trabalha com blocos de anúncio de texto, imagens e vídeos. Você deve gerar os blocos de anúncio e colocá-los, via código ou plugin, em seus artigos. A forma de pagamento é por CPC (Custo por Clique). Para ganhar dinheiro com o Google Adsense no seu blog, os seus visitantes precisam entrar nos seus artigos e, ao visualizar os anúncios, clicar neles. O que será feito após o clique já não interessa ao administrador do blog, já que o pagamento será pelo clique no anúncio.

Esse é o tipo de pagamento preferido dos brasileiros, o pagamento por clique, pois é considerado mais justo para o blogueiro que produz o conteúdo e disponibiliza um espaço para o anunciante de destaque em seus artigos.

ganhar dinheiro com o Google Adsense

Algumas dicas para ganhar dinheiro com o Google Adsense

Para ganhar dinheiro com o Google Adsense é muito importante que você leia bastante sobre o assunto e procure conhecer todo o regulamento do programa para não ter sua conta desativada. Segue algumas dicas que utilizo em meus blogs:

  • Leia o regulamento do Google Adsense
  • Faça testes com diferentes blocos de anúncio até encontrar o que rende mais para seu conteúdo
  • Utilize um template limpo e com cores claras

Outras dicas podem ser encontradas nos artigos abaixo:

Vantagens e desvantagens

Vou relacionar algumas vantagens e desvantagens do Google Adsense.

Vantagens

  • Pagamento garantido e em data específica
  • Ganhos em dólar
  • Anúncio contextual (sempre tenta mostrar os anúncios mais próximos do conteúdo de seu artigo)
  • Relatórios quase em tempo real do ganhos
  • Possibilidade de saber exatamente de onde vieram os cliques (bloco de anúncios e url)
  • Integração com o Google Analytics

Desvantagens

  • Pagamento mínimo de 100 dólares
  • Precisa de grande fluxo de visitantes vindos dos mecanismos de pesquisa
  • Não funciona em todos os nichos
  • Algumas campanhas pagam muito pouco por clique
  • Suporte humano praticamente inexistente
  • Pagamento somente por conta corrente (poderia utilizar também o paypal e o pagseguro)
  • Não existe maneira de utilizar o programa em E-mail Marketing

Como criar uma conta no Google Adsense

Se você ainda não tem, sugiro que crie agora mesmo sua conta de afiliado no Google Adsense. Para fazer isso leia o artigo “Como criar uma conta no Google Adsense”.

Sugiro, após criar sua conta e antes de começar a colocar os blocos de anúncio, a ler muito sobre o assunto, sugiro alguns artigos abaixo:

Conclusão

O Google Adsense é um dos grandes programas de afiliados do mundo e no Brasil não podia ser diferente. Ele funciona muito bem por aqui e geralmente é por onde “todos começam” a ganhar dinheiro com blogs. É, atualmente, responsável por mais de 70% de meus ganhos com blogs e o recomendo sempre que alguém quer começar a monetizar seu blog.

E você, qual a sua experiência com o Google Adsense? Comente e vamos criar um debate sobre o programa de afiliados Google Adsense. Quem ganha com isso somos nós blogueiros.

Crédito da imagem: Google Adsense Tips

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

18 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Depois de algum tempo usando o Adsense percebo que muita gente não ganha o que poderia apenas por se acomodar, escolher um lugar para colocar o bloco de anuncio e depois disso não fazer nenhum teste, como mudanças nos padrões de cores e mudar de posição por exemplo. Entendo que é cansativo, principalmente porque para cada mudança os resultados não virão imediatamente e isso é um tanto frustrante, mas extremamente necessário se quiser tirar o máximo de rentabilidade com o Google Adsense

  2. Post bastante interessante! Agora vi uma postagem, sobre ganhar dinheiro no adsense, devemos declarar imposto de renda, e fiquei meio, sem reação… Precisamos mesmo declarar o imposto de renda ou não?

    1. Vinicius,
      todo dinheiro que recebemos do exterior precisa ser declarado, agora se dará imposto a pagar já é outra história. Apenas declarar não quer dizer que tem que pagar.
      Sucesso.

  3. Olá Gustavo bom dia, gostei do seu post e gostaria de uma ajuda, o meu blog é esse acima. Não consigo abrir minha conta o google adsense senpre manda essa mensagem:

    Olá Allan Roger De Marco,

    Agradecemos o seu interesse em participar do Google AdSense. Após a
    análise da sua inscrição, os nossos especialistas constataram que ela não
    está de acordo com os critérios do nosso programa. Portanto, não podemos
    aceitar sua inscrição em nosso programa.

    Adotamos determinados regulamentos que ajudam a garantir a eficácia dos
    anúncios do Google para nossos editores e anunciantes. Analisamos todos os
    editores e nos reservamo o direito de recusar qualquer inscrição. À medida
    em que crescermos, poderemos avaliar a possibilidade de expandir nosso
    programa a mais editores com uma variedade maior de conteúdo.

    Observe, por favor, que talvez não possamos responder a perguntas
    referentes aos motivos específicos que geraram nossa decisão. Agradecemos
    a sua compreensão.

    Se puder me ajudar agradeço!!

    Deus abençoe!

    1. Allan,
      fica muito difícil dizer por que eles não aceitaram seu blog. Pode ser pelo nome dele “Marcado com Sangue” que eles confundiram com outro tipo de insinuação, pode ser por ser no Tumblr (não posso afirmar isso) e outros motivos.
      Abraço.

  4. Gustavo, suas dicas são muito boas, recentemente começei com esse projeto de ganhar dinheiro com o meu blog. Justamente para acrescentar uma renda a mais para minha família. Os resultados estão sendo muito bons!

  5. Olá Gustavo, recentemente consegui inserir o adsense em meu blog, já havia com outros programas mas não conseguia com ser aceito no adsense, mais enfim consegui recentemente, agora acho que é inserir conteúdo de qualidade para aumentar mais o tráfego.
    Parabéns pelo artigo.

  6. Muito bom este artigo.

    Ja monetizei meu site com o AdSense a um bom tempo e posso garantir que é uma boa opção para iniciar.
    Agora estou otimizando o meu blog para melhorar os rendimentos. Também estou usando outros programas de afiliados.

    Irei descrever o processo de otimização no meu blog (leandro-rolim.blogspot.com)

  7. Olá Gustavo, acredito que o Google Adsense pode ser um programa bastante lucrativo quando temos um blog com um numero de visitas diarias expressiavas. Estou utilizando em meu blog, agora é esperar pelos resultados. Parabéns pelo ótimo artigo.

    Abraços, Arlindo Armando

    1. Arlindo,
      dependendo do nicho (mas são poucos) você nem precisa ter tanto tráfego assim, mas para a grande maioria é preciso de muito tráfego, principalmente tráfego orgânico.
      Abraço.

  8. Gustavo maravilha de artigo, fico feliz que escrevesse mais uma vez do google adsense, também gosto dele e usamos no Mundo do Futebol.  Os anúncios dão vida ao artigo e portanto considero importante isso. Minha opinião é que é bom ele, só espero que confirmem minha conta aqui para as coisas correr melhor, pois estou a espera da Confirmação do Banco, pois recebi o PIN de verificação e coloquei. Já escolhi receber os pagamentos, mais falta ter o valor exato, que ainda ta longe, abraço.