Cuidado com o golpe do boleto do br.registro. Semana passada recebi novamente esse tipo de boleto e decido que era hora de escrever um artigo sobre o assunto e ajudar mais pessoas a não cair nesse golpe, que é já antigo aqui no Brasil.

O que é o Registro.br?

O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Também executa o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no Brasil.

Se você quer registrar um domínio .com.br, .net.br, etc deve ir direto ao site Registro.br, criar sua conta e proceder ao registro. Se fizer isso através de outra empresa, ficará mais caro, pois ela terá que pagar ao registro.br e ainda ganhar dinheiro com o serviço prestado.

O golpe que vou te mostrar nesse artigo se faz passar pelo registro.br, mas não é. Então fique atento.

Cuidado com o golpe do boleto do br.registro

No site do Registro.br você lê sobre esse golpe, usando boleto, e também outro, por contato telefônico.

Na imagem abaixo você pode constatar o boleto que chega através dos Correios. Nele vem falando que é referente a “oferta única e anual referente à hospedagem do seu site na internet”.

Para algumas pessoas o fato de registro.br ser muito parecido com br.registro, leva ao pagamento do valor (nesse caso R$175,00), pensando que é referente a renovação do domínio. Fique atento e se chegar esse boleto na sua casa, simplesmente rasgue e jogue fora.

Cuidado com o golpe do boleto do br.registro

Aviso no site registro.br

Segue os dois avisos no site registro.br.

Boletos maliciosos

Em razão de continuadas tentativas de iludir a boa fé dos usuários do Registro brasileiro, alertamos para que prestem atenção aos boletos recebidos que não sejam provenientes de seu provedor de hospedagem habitual.

Boletos do Registro.br devem ser obrigatoriamente emitidos através do nosso website. O Registro.br não envia mais boletos por via postal em nenhuma circunstância. Boletos emitidos no site do Registro.br, referentes ao pagamento do registro e manutenção de domínio sob o “.br”, possuem as seguintes informações:

CEDENTE NIC.br – CNPJ 05.506.560/0001-36
BANCO 237-2 – Bradesco
AGÊNCIA/CÓDIGO CEDENTE 2370-1 / 0029998-7

Observem também na parte superior do boleto a existência do logotipo do Registro.br e os dados do NIC.br, conforme imagem abaixo:

Dados do Boleto

O valor do boleto emitido pelo NIC.br depende do período de manutenção escolhido para seu domínio, podendo variar de 1 a 10 anos.

Fraude – Ameaça de Protesto

Tomamos conhecimento de uma tentativa de fraude que envolve o nome do NIC.br. Pessoas não autorizadas, agindo de má-fé, estão entrando em contato telefônico, identificando-se como funcionário do Cartório de Protesto, exigindo o pagamento de uma suposta dívida.

Nesse sentido, esclarecemos que o NIC.br JAMAIS protesta títulos por não pagamento do registro ou anuidade de domínios.

Orientamos que, sob nenhuma hipótese, seja efetuado qualquer tipo de pagamento dessa natureza, devendo ser simplesmente desconsiderado o contato recebido por ser tentativa de golpe.

Assim, alertamos que, caso receba alguma ligação suspeita entre em contato imediato com nossa Central de Atendimento, pelo telefone (11) 5509-3500, com o intuito de evitar pagamentos indevidos.

Conclusão

Infelizmente esse golpe é antigo e muitas pessoas já passaram por ele, tanto que no site Reclame Aqui está cheio de reclamações em aberto, nenhuma delas respondida pela empresa br.registro.

E você, já caiu no golpe do boleto do br.registro? Já chegou esse boleto na sua casa? Deixe sua experiência e opinião nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Sou MEI, recebí um e-mail me cobrando uma taxa sobre domínio, mas nem site eu tenho, portanto fica claro que o cara quer me tirar dinheiro.
    site registre.br.com

  2. Este é um golpe que só caímos se não prestarmos atenção às normas do Registro. br. Veja a diferença entre um boleto verdadeiro da empresa mesmo e o falso. Bem claro. Artigo bem esclarecedor.