Esse artigo é o último da série que estou fazendo sobre os três pilares do meu negócio online. Hoje vou falar sobre como ganhar dinheiro com infoprodutos.

Se você não leu os primeiros artigo da série, sugiro que leia primeiro.

No artigo anterior já tinha revelado um dos erros que cometi o erro de focar somente em blogs. Mostrei também que acordei para o e-mail marketing e isso fez meus ganhos aumentarem várias vezes. Mostrei inclusive como criar uma estratégia de e-mail marketing.

Um ponto importante de uma estratégia de e-mail marketing é ter um objetivo bem definido. A grande maioria dos objetivos de uma lista de e-mail marketing passa pela venda ou indicação de infoprodutos e é sobre isso que vou falar nesse artigo, ou seja, como ganhar dinheiro com infoprodutos.

A onda dos infoprodutos

O que é um infoproduto? Um infoproduto é um produto de informação, criado com informações em formato digital como áudio, vídeo, e-book e vários outros formatos.

O blog do Hotmart tem um artigo que sempre gosto de indicar.

> 8 tipos de infoprodutos que você pode criar

como ganhar dinheiro com infoprodutos

Desde que surgiu o computador existem infoprodutos, tanto gratuitos como a venda. Só que nos últimos anos o mercado de infoprodutos se aqueceu muito tornando uma ótima fonte de renda criar, vender e indicar infoprodutos de terceiros.

Com o surgimento do Hotmart então as coisas ficaram ainda mais aquecidas e hoje o mercado brasileiro já tem uma gama de excelentes cursos, e-books e vídeo aulas sendo comercializados nessa plataforma.

É lógico que o Hotmart não é a única maneira de se trabalhar com infoprodutos, mas é a empresa que tem feito um trabalho muito diferenciado aqui no Brasil.

Aproveito para deixar abaixo um gráfico recente de meus resultados com o Hotmart, tanto vendendo meus infoprodutos como de terceiros.

como ganhar dinheiro no hotmart

Como ganhar dinheiro com infoprodutos

Se esse é um negócio tão rentável, por que MUITAS pessoas não conseguem ganhar dinheiro com infoprodutos?

Essa pergunta não tem somente uma resposta, pois não é somente um tipo de pessoa que não está conseguindo ganhar dinheiro com infoprodutos. Mas posso responder me baseando em algumas características das pessoas que acompanham e não conseguem ter resultados expressivos com infoprodutos.

Vamos as características:

1- Não tem blog no nicho do infoproduto

Se você tem um blog em um nicho e escolhe infoprodutos para divulgar em seu blog (artigos, banners, etc) que não tem relação com o nicho, as chances de conseguir fazer alguma venda são ínfimas. Você irá precisar contar com a sorte e isso não deve ser a postura de um profissional.

Escolha os infoprodutos de acordo com seu nicho. Por exemplo aqui no QCB não adianta eu colocar banners ou escrever artigos de infoprodutos relacionados a ganho de massa muscular, pois esse não é meu público.

2- Não trabalha com e-mail marketing

A maioria das vendas de infoproduto tem origem no e-mail marketing. Essa é a ferramenta perfeita para oferecer um infoproduto.

Se você não trabalha com e-mail marketing dificilmente irá ganhar dinheiro como um profissional com infoprodutos.

E a mesma dica acima vale aqui também, você precisa escolher infoprodutos relacionados ao público de sua lista.

3- Não sabe vender

Não importa se fizer os dois primeiros passos e não souber vender. Você precisa saber vender, saber oferecer algo, saber destacar os pontos positivos, as vantagens do infoproduto.

Existem técnicas de venda online e você pode aprender todas. Eu nunca me considerei um bom vendedor, mas estou a cada dia aprendendo técnicas simples que aliadas a infoprodutos de qualidade, tem alavancado minhas comissões, como mostrado na imagem com os resultados financeiros no Hotmart.

4- Faz spam nas redes sociais

Essa é a principal característica das pessoas que não conseguem ter sucesso com infoprodutos.

Elas fazem spam nas redes sociais, principalmente no Facebook, enviando dezenas de links de infoprodutos por dia, sem a mínima noção do que estão fazendo.

Isso prejudica a ela, que não vai gerar vendas suficientes e também ao infoproduto que vai ficar “queimado” de tanto aparecer na timeline das pessoas.

É possível sim fazer vendas nas redes sociais, mas não dessa maneira. Como já falado, é preciso encontrar o público certo (num grupo, numa página de fãs) e ali ‘indicar’ de maneira natural o infoproduto.

A minha estratégia

Agora quero compartilhar a minha estratégia para ter ganho mais de R$42.000,00 em 12 meses no Hotmart indicando infoprodutos de terceiros e meus infoprodutos.

1- Indicando infoprodutos de terceiros

Eu escolho os infoprodutos a divulgar baseado no público que tenho para trabalhar. Como tenho vários blogs de nicho e várias listas de e-mail de nicho, parto desse ponto e só depois de ter uma noção bem clara do que meu público preciso, vou para uma plataforma como o Hotmart.

Começando procurando pelos infoprodutos mais quentes da categoria e depois seleciono por preço e comissão.

É importante também analisar a página de vendas do infoproduto, se ela tem potencial para converter vendas. Eu gosto de trabalhar com infoprodutos que tem página de captura de e-mails, pois dessa maneira se a pessoa não comprar naquele momento, fica na base do produtor e pode converter em venda depois, me gerando a comissão da mesma maneira.

Procuro também evitar a palavra “comprar”, dando preferência a infoprodutos que oferecem um curso gratuito e indicando o curso. A pessoa se cadastra para o curso gratuito e depois será apresentada ao curso pago.

2- Indicando meus infoprodutos

Hoje eu tenho três infoprodutos e uso as mesmas estratégias que já falei várias vezes nos artigos e vídeos que faço. Uso blogs de nicho, e-mail marketing e técnicas de divulgação em redes sociais.

O importante é sempre antes de criar seu infoproduto ter a certeza de que ele vai solucionar um problema específico de seu público alvo. Depois é oferecer esse infoproduto para o público alvo já identificado.

Estou colocando abaixo o link para se afiliar a cada um deles e também o link para conhecer a página de vendas.

E-book Feeds e Feedburner: Aprenda tudo que você precisa para ganhar dinheiro com eles

E-book Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet

Curso E-mail marketing para iniciantes

Conclusão

Com esse artigo, estou encerrando essa série de artigos que escrevi mostrando o que tenho feito para ganhar dinheiro na internet e como evoluí de apenas um blogueiro para um empreendedor digital.

Espero sinceramente que essa série de artigos possa lhe ajudar a começar a ter sucesso no marketing digital e no empreendorismo online.

Qualquer dúvida, por favor, deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

19 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Boa tarde Gustavo, já estou divulgando a alguns meses,
    até agora não consegui nenhum sucesso.
    Achei bastante interessante os artigos que você publicou, por isso gostaria de agradecê-lo pela publicação, obrigado.
    Atenciosamente,
    José Antonio Pinheiro

  2. Muito interessante essa dica de infoprodutos e as ferramentas para conversão em vendas. Qual seria um bom curso de técnicas de vendas online? Saberia me indicar algum? Obrigado, Guto-RS

  3. Olá Gustavo e, todos que lerem este comentário. Existem comentários que aborrece, talvez o meu seja um destes, pois escrevo muito e, em contrapartida existem aqueles monossilábicos: Valeu! Gostei! Você é o cara! Muito bom. Oh! Gente não faça o que eu faço com comentários prolixo; Faça um comentário acentuando uma frase que você gostou. Agora se for para comentar com mentiras, saiba que os leitores conhecem; neste caso seja monossilábico mesmo.
    Nalcyman Loud
    Recife,10 de junho de 2014

  4. Olá Gustavo! ótimo artigo! estou gostando muito de ler os seu artigos, estou aprendendo muito! comecei a trabalhar na internet no início de 2013, desde então venho estudando e colocando em prática o que venho aprendendo, Recentemente me interessei em trabalhar com blogs de nicho e você está sendo minha referência, vejo um potencial muito grande nesse mercado, podemos rentabilizar unindo infoprodutos relacionado ao nicho com os programas de afiliados como adsense.

  5. Há um grande equívoco de quem possui um computador e uma Internet. A pessoa sem a mínima noção de Internet, na primeira oferta que lhe é oferecida “Como ganhar dinheiro fácil na Internet” Existem pessoas mafiosas que sente de longe o cheiro das pessoas que querem ganhar dinheiro fácil, são presas fáceis para estes enganadores, o leigo que não quer trabalhar duro, com honestidade vai nessas propagandas enganosas e perdem dinheiro. Não sabe ele que, quem ganha dinheiro na Internet tem que estudar muito; “O dinheiro da Internet está na parte profunda de um formigueiro”. Existem as ferramentas certas, Técnica acurada, muito trabalho e conhecimento para chegar ao dinheiro; tem que matar um leão por dia. Não adianta as ferramentas e Técnicas se o elemento não sabe usá-la; vai comprando cursos e e-books e, o que acontece com estas pessoas? Nadam, nadam e morre na praia. E, qual o resultado? Se enchem de cursos, e–books e fórmulas mágicas. Vem a frustração e, acabam desistindo. Pois é isto Internautas iniciantes. De fato existem muito dinheiro na Internet, ao alcance de todos. Só que estes todos estão preparados para usarem as técnicas e ferramentas; em outras palavras, Estudaram, venceram as dificuldades para cavarem o formigueiro e pegar o dinheiro, a luta é diária e, não é nada fácil.
    Espero ter deixado um alerta para quem quer ganhar dinheiro fácil.
    Sou aprendiz, passei pelas fazes ruins, estou estudando para depois iniciar a batalha para ganhar dinheiro na Internet, trabalhando duro e, matando um leão por dia.
    Nalcyman Loud
    Recife, 07 de junho de 2014.

  6. Olá Gustavo!
    Cara, esse série foi incrível, me abriu os olhos mais ainda.

    Tenho lhe acompanhado desde 2012, sempre tive blogs como Hobbies, e falar a verdade, nunca ganhei nada com eles, já no final de 2013 passei a me interessar mais pelo assunto. Eu, assim com você era, sou funcionário público e sonho todos os dias com a tão liberdade financeira, desde então venho acompanhando suas dicas, inclusive recentemente comprei um curso dos Segredos do Adsense que me entusiasmou mais ainda. Então Gustavo, adorei as estratégias, e percebi que nesses pilares um dependo do outro. Aprendi bastante e vou indicar seus info em meu SHOPPING lançado recentemente, dia 4 de fevereiro e que graças a suas dicas estou me capitalizando aos poucos. Meu muito obrigado! Sempre de olho aqui!

    obs. desde 2012, primeira vez que comento em seu blogs. 😉

    1. Olá Cláudio,
      que bom que meus artigos e minha história estão te motivando e capacitando para ir além.
      Esse foi o primeiro comentário? Então não pare mais, é sempre bem vindo.
      Abraço.

  7. Ótimas dicas Gustavo! Realmente estou pecando em não usar e-mail marketing e links de afiliados da forma correta em meu blog, a minha principal dificuldade é a falta de tempo para pensar e me dedicar a estes 3 pilares ao qual cita em suas postagens, novamente obrigado pelas dicas e estarei colocando-as em prática.
    Valeu!