Muito já se falou sobre a importância de divulgar o conteúdo do blog  nas redes sociais. O crescimento de  quase 250% de usuários de Facebook no Brasil no último ano,  é um ótimo empurrão para quem ainda tem certa resistência a nova menina dos olhos da Mídia Social Brasileira.

 

O Facebook é uma ótima ferramenta para divulgar o conteúdo do seu blog / site, mas o que considero o ponto forte desta rede social  é o poder de interação que você pode ter com seus leitores / fãs. Estima-se que se 30 fãs compartilharem / curtirem o conteúdo da sua Fan Page, o mesmo poderá chegar a até 3000 pessoas dentro da Rede Social.

 

Conteúdo exclusivo para fãs do seu Blog

Facebook  Fan Page

Oferecer conteúdo exclusivo para os fãs do seu Blog no Facebook é um diferencial que deve ser visto com carinho pelo blogueiro, pois o poder de disseminação deste conteúdo pode conquistar novos leitores para seu blog.

 

Como participar do grupo de Blogueiros no Facebook

 

Um recurso bastante interessante e versátil é a aba de Discussões. A utilização deste recurso na página de fãs do seu blog abre possibilidade do seu leitor a participar da produção do conteúdo que ele lê e assim motivá-lo a propagar seus artigos. E por que fazer isso na Fan Page e não no Blog? Porque na Fan Page a interação pode ser feita em tempo real e você ainda tem a oportunidade de visitar o perfil do seu fã e publicar no seu mural, compartilhando assim o seu conteúdo com os amigos dele.

O recurso Discussões do Facebook pode te ajudar a:

  • Perguntar para seus leitores sobre o tipo de artigo que mais gostam e pedir sugestões de temas;
  • Fazer sondagens e incentivar debates sobre temas e acontecimentos que podem te inspirar na criação de novos  artigos;
  • Conhecer um pouco melhor a pessoa que investe um pouco do seu tempo lendo o seu blog.

 

Torne-se Fã do Quero Criar um Blog no Facebook

 

Outro recurso que você tem a disposição é a Aba de Notas que é um blog bem simples que o Facebook oferece aos seus usuários e também às Fan Pages. Usar o recurso notas do Facebook é bastante simples e pode ajudar a aumentar bastante o tráfego do seu blog, já que o conteúdo pode ser compartilhado pelos fãs da página em seus perfis do Facebook.

O recurso Notas pode ser utilizado para:

  • Blogar conteúdo exclusivo para os fãs do blog
  • Oferecer resumos de artigos do seu blog
  • Criar uma newsletter com os artigos mais populares, com os artigos da semana ou que você considera mais relevantes.

Como vimos, há inúmeras possibilidades para as aplicações dos recursos que o Facebook oferece em prol do seu blog. Finalizo com  a indicação de leitura do excelente artigo do Mestre Seo sobre o uso do Recurso Notas do Facebook: http://www.mestreseo.com.br/facebook/espalhe-conteudo-notas-facebook

Agora cabe a você usar a criatividade e começar a interagir com seus fãs o quanto antes.

Viviane Pereira

Mãe, Curiosa, fuçadora de códigos do blogspot e viciada em Redes Sociais. Blogo no CoolBoX, Twitto no @vivianevivis...

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Viviane,
    o Facebook possui inúmeras possibilidades para o crescimento de um blog não é mesmo? Essas ferramentas disponíveis, como as fã pages, podem ser uma das explicações para o crescimento tão acelerado dessa rede social em todo o mundo.
    abraço.

    1. É verdade Gustavo. Eu tenho pesquisado bastante sobre os recursos do Facebook. Percebi que muitas vezes as pessoas acabam interagindo mais nas redes sociais do que nos comentários do blog por exemplo.