Esse artigo é um Guest Post escrito pelo Leandro Dantas do blog Yfrends, onde fala sobre Auto-Ajuda a Blogueiros. Se quiser ler mais artigos do Leandro Dantas basta visitar seu blog.

Existe Discriminação na Blogosfera?

A pergunta do título pode ser um quanto polêmica, mas é um assunto que venho percebendo que está tomando proporções bem grandes na blogosfera, vou explicar melhor a teoria para vocês. Um blogueiro grande não dá atenção aos blogueiros pequenos, mas porquê? Porquê ele se acha melhor que eles? Porquê ele é arrogante, ou apenas porquê ele não quer? Essas perguntas serão respondidas ao longo do artigo.

Sempre que iniciamos um blog pensamos em logo fazer sucesso, mas nem sempre é assim. O sucesso vem ao longo do tempo com muito esforço e trabalho duro. Algumas vezes eu mesmo já pedi para fazer parceria com blogs grandes e os mesmos me disseram não sem rodeios, eu não fiquei triste pois sabia que meu blog ainda tinha que melhorar muito.

Hoje tenho parceria com blogs de renome e sou muito grato a eles, pois alguns blogueiros ainda são legais com os seus vizinhos, já outros ainda tem o preconceito de não ajudar a quem ainda está começando. Tendo em mente isso resolvi colocar aqui nesse artigo algumas das coisas que acho errado entre blogueiros famosos e blogueiros desconhecidos .

1- Blogueiros Grandes X Blogueiros Pequenos

Quando estamos começando a blogar é normal várias portas se fechar ou mesmo nem abrir para nosso blog, mas com o tempo os blogueiros irão notar a sua presença na blogosfera e irão ver que seu blog também é de muita qualidade. Não desanime com os “Nãos” da vida, pois é assim que aprendemos a ser mais forte, tenha em mente que o topo é a sua parada. Nunca deixe se abater. Um blogueiro de verdade não se abala por poucas visitas ou comentários negativos. Ele estuda o melhor jeito de mudar a situação e dá a volta por cima. Tenha em mente que nenhum blog já nasceu fazendo sucesso. Eles trabalham muito para fazer o enorme sucesso que fazem hoje.

2- Vergonha de ser Blogueiro ?

Tem muitos blogueiros que tem vergonha de dizer que trabalham com blog, para mim isso é uma besteira pois blogar é um trabalho como qualquer outro, as pessoas pensam que é fácil ter um blog de 5, 6, 7 mil visitas diárias. Se elas ao menos soubessem o quanto nós damos duro para conseguir pelo menos uns 100 acessos iriam dar muito mais valor a gente. Não desanime com o seu número de visitas. Trabalhe no mais importante, a qualidade de seus artigos, assim irá ver que com o passar do tempo suas visitas irão aumentar e a qualidade do seus leitores também .

3- Quando Tudo Da Errado…

Você fica com uma vontade enorme de desistir do seu blog, mas isso não é a coisa certa a fazer, que tipo de blogueiro é você? Desiste no primeiro problema? Isso é uma vergonha para nós blogueiros, quando você quer muito algo, você vai atrás e consegue… esse é meu lema de vida e de blogueiro, meu objetivo nesse ano é ter no mínimo 3 mil visitas por dia, e eu vou conseguir! Sabe porquê? Porquê eu acredito em mim, eu sei que eu sou capaz, se você também quer ter essa quantidade de views ou mais, faça o mesmo que eu… Confie em si mesmo, o maior triunfo de um ser humano é a confiança, dê essa chance a você mesmo!

Concluindo

A discriminação sempre irá existir, mesmo que na blogosfera todos se sintam acolhidos por amigos, mas tem algumas pessoas que não gostam de dividir o espaço com seus colegas blogueiros, espero que isso nunca aconteça com você, mas se algum dia alguém te falar que você não consegue mostre a ela que está errada, pois quando fazemos algo que gostamos e admiramos tudo vai dar certo, basta você se concentrar em vencer, seu blog é seu trabalho, cuide dele!

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

17 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Concordo um pouco com o Cleyton

    “muitos blogueiros ainda se veem como concorrentes.” E em alguns casos são mesmo, mas a questao é como voce encara essa concorrencia.Por exemplo, posso ser concorrente do Bruno simomura do meta blog, ou o arlindo do Blog na carteira, mas nem por isso precisamos ser inimigos, pelo contrario, temos uma convivencia amistosa.É a metafora, do jogo de futebol, antes do jogo nos respeitamos e cumprimentamos,dentro do campo todos jogamos pra ganhar e dar o melhor de si contra o outro,mas quando o jogo acaba voltamos a ser amigos e vamos pro boteco todos juntos =)

  2. Acredito que sim, mas acho ‘normal’…Claro que a gente se chateia, desanima, mas se for pensar bem, muitas vezes a gente faz isso também, só nem sempre se dá conta ou nem se importa quando a gente é que é o autor da discriminação.

    Claro que é chato a gente fazer um post sobre algo que acredita, olhar, reler e achar que é bom, que merece ser lido, comentado e nota que só a gente acha isso. Ao mesmo tempo que tanto blog postando o que a gente considera um equívoco ou uma idiotice e cheio de gente participando, divulgando…E vc ali, pensando ‘por que???’

    Vai saber. Eu me pergunto isso no twitter quando tuito algo e ninguém diz nada e de repente vejo a mesma informação sendo retuitada porque outra pessoa a repassou, quer dizer, porque a mesma pessoa que me segue não me retuita e retuita o que o outro postou bem depois de mim sendo que ela ela já tinha lido essa informação através de mim?

    Mas fato é que eu também não retuito tudo de todo mundo, algumas vezes não comento algo com alguém e comento com outro, não pitaco em todo blog, no fim, talvez seja o que os outros chamam de ‘estrela’ou sorte: vai ver uns têm, outros não. Vai saber…Eu sinceramente não sei!

  3. Algumas vezes acredito que a blogosfera é feita de descriminação e preconceitos; disfarçada de opinião e personalidade.
    Quero dizer que sob o véu da autenticidade está a arrogância e o preconceito.

    Não sei se consegui me fazer entender, mas é triste de ver que quase tudo que é dito e feito nos blogs se baseia em EU “sei o que bom e certo” e o outros estão errados e não são bons como EU.

  4. Leandro,

    eu ainda acredito que a grande questão é que muitos blogueiros ainda se veem como concorrentes.

    E também tem a questão da discriminação com os que estão começando, pois não querem perder tempo com blogueiros menores que podem não ter nada para oferecer.

    Você criou blog agora, então ninguém faz parceria para troca de banner, link no blogroll e etc, mas diz pra ele que oferece um serviço de aumentar seguidores no twitter dele, ou diz que é especialista de SEO, mas ainda não tinha blog e tá criando agora e tenta fechar parceria, pra ver se não fecha na hora.

    A grande realidade é que cada um só quer ver o seu lado, ou estou mentindo?

    É claro, para toda regra existem exceções, mas a maioria é assim mesmo.

    1. @Clayton Neves, em primeiro lugar quero te parabenizar pelo texto e também dizer que concordo com que você mencionou. Infelizmente isso acontece aos montes por aí. Acredito que a questão em si não se trata de ver o blog que atua no mesmo nicho que você como um grande concorrente, mas como um vizinho. Em vez de lutar e dar para o seu “concorrente” mais motivação de realizar um trabalho melhor do que o seu, porque não desenvolver um Networking com o dono dele? Essa é uma das formas de você conseguir crescer na blogosfera, mostrando seu potencial e até ganhar o respeito e o reconhecimento dos grandes blogueiros. Uma das coisas que venho percebendo e que outros blogueiros de sucesso compartilham, é que não dá para crescer sozinho sem trabalhar seu círculo de amizades dentro da blogosfera.

      1. Eu resumiria sua resposta toda na sua última frase: “Não dá pra crescer sozinho”! Pronto, você encerrou o assunto com essa frase.

        É isso mesmo, ninguém é capaz de crescer sem ajuda, e nada melhor do que os blogueiros maiores para ajudar aqueles que estão começando, mas vai explicar isso?

        Abração cara.

  5. Saudações Leandro Dantas,

    em primeiro lugar meus parabéns pelo excelente artigo, você sem dúvida é um será um blogueiro de sucesso, tem tudo para isso. Escreve de forma simples, bem compreensível e de forma que prende muito bem o leitor.
    E a discriminação é algo que acho banal da parte do blogueiro que discrimina outro blogueiro iniciante, as chances devem ser dadas a todos.

    Abraços, Elias Quintão.

  6. Realmente, existe a tal discriminação. Passei por isso e passo, mas estou naquela fase em que olho pra trás e vejo o quanto já fui longe. Isso me anima e me faz crer em sucesso mais adiante. No entanto, se a fama ou realização chegar, nunca deixe de ser humilde, pois aquele que você discrimina, pode ser um leitor assiduo seu, então você vai está discriminando seu leitor?

    Ótimo artigo!

  7. Olá Leandro.

    Eu sou novato na blogosfera e passo por isso todos os dias, Mas mesmo assim continuo com o meu trabalho.
    Sei que posso melhorar e estou me esforçando muito para isso.
    Tenho blogueiros de peso me apoiando mas só moralmente pois eu nem me atrevo a sugerir uma parceria porque com certeza iria atrapalhar a nossa amizade.
    Já recebi alguns pedidos de parceria e aceitei
    E fiquei com o meu ego massageado por saber que estou no caminho certo
    Parabéns pelo ótimo artigo…

  8. Olá Leandro, tudo bem?

    Parabéns pelo artigo. Essa é uma questão muito interessante.

    A discriminação sempre existirá, não importa em qual área de atuação você se encontra. A melhor forma de lidar com isso é aceitar os nãos, faz parte da vida. Por outro lado você também pode encontrar pessoas que te acolhe e te darão uma força. Valorize estas pessoas e contribua com elas que no futuro sua meta será alcançada.

    O mais importante, como você mesmo disse, é continuar a trabalhar no seu blog, acreditando em você e em sua capacidade criativa, gerando conteúdo de qualidade e fazendo um trabalho decente. Com o tempo, certamente conquistará o objetivo que sempre buscou.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

  9. Penso exatamente o mesmo. Ninguém nasce grande, precisamos de muita paciência não só no mundo virtual em com nossos blogs, mas isso se aplica na vida!!!

    Obrigada por compartilhar um texto digno! Abraços

  10. Já recebi muito “não” e continuo recebendo, mas nem por isso irei desistir, porque já consegui me fixar em minha região, tornando meu blog conhecido e respeitado no meu segmento.
    Leandro Dantas, gostei e muito do seu artigo e os blogueiros que estão começando devem estudar bem a fundo textos iguais a este para não desanimarem com as poucas visitas iniciais.
    Vão com calma que a blogosfera é imensa e o sucesso não cai do céu, tem que batalhar para se sobrepor e aparecer.

  11. Existe sim e já passei por isso quando comecei.

    Meu primeiro site era pequeno e não tinha visitas e fiz contatos com alguns sites grandes para fazer parcerias alguns nem respondia e outros quando perguntava a quantidade de acessos e visitas no meu site e respondia o contato acabava na hora.

    Hoje quando alguém manda um email tento responder da melhor forma ou até mesmo orientar algum site que tenha a resposta para a pergunta da pessoa.